Publicado por: miwi | março 6, 2008

Possível Solução para Problemas com USB no Windows Vista

Há algumas coisas que vocês talvez não saibam ao meu respeito. Uma delas é que eu ganhei um notebook há pouco tempo, com Windows Vista.  Outra, que poucas coisas conseguem me perturbar mais do que problemas no meu computador. E que sou daquelas que não consegue dormir direito até resolver um problema que esteja me incomodando.

Ah, e que eu tenho um namorado perfeito que atura minha irritação e me ajudou nesse meu último problema. Morram de inveja.

O problema? Bom, ontem eu estava ajeitando minhas estações – estava até preparando tudo para tirar uma foto para o MEME sobre Workstation 🙂 – coloquei meu desktop na sala para ligá-lo a TV, já que o monitor dele eu raptei para o meu notebook, e de noite eu e meu namorado resolvemos ver alguma coisa na TV-computador. Eu queria ver como ficava um seriado em alta definição que eu baixei, e resolvi colocá-lo no MP3 Player meu/do meu namorado para passá-lo do notebook para o desktop.

Aí começou o problema – quem disse que o notebook quis reconhecer o Mp3 Player? Ele insistia em querer instalar o driver de USB MASS STORAGE CLASS, o que não fazia sentido, já que eu havia acabado de usar meu Pendrive nele minutos atrás. Ele procurava, procurava, e não encontrava o maldito driver.

Mas, com a ajuda do Raphael, eu finalmente consegui instalar o USB MASS STORAGE CLASS.

Como?

Se você está com o mesmo problema, faça o seguinte:

1. Vá em Windows\System32\DriverStore\FileRepository

2. Procure por uma pasta chamada usbstor.inf_XXXXX, onde X é um algarismo qualquer. É possível e provável que você tenha mais de uma pasta assim. Nesse caso, escolha a mais recente.

3. Na pasta, copia os arquivos que estão lá, com exceção do Component.man. Eu acho que só é necessário copiar o usbstor.inf, mas não tenho certeza – eu copiei os três e mal não fez :p

4. Cole esses arquivos na pasta Windows\inf

5. Volte a tentar instalar o dispositivo e quando puder, mande-o procurar na pasta Windows\inf

6. TCHANANAN! Agora você deve ter conseguido instalar o maldito USB MASS STORAGE CLASS =D

…mas… eu fiz isso, e o problema não terminou. Ele instalou o driver do USB MASS STORAGE CLASS, ok, mas agora ele dizia precisar do maldito driver para um Dispositivo não reconhecido.

E agora?

Bom, nesse momento eu fui dormir ontem. E acordei às seis e meia de um dia que eu não tinha compromisso nenhum (imaginem-se acordando às seis e meia num domingo. Pois é), sem conseguir dormir por querer resolver essa porcaria de vez.

Fui de novo no computador, e decidi que deveria existir um driver parecido com o anterior, mas para o maldito Dispositivo não reconhecido. Para testar, fiz o seguinte: mandei ele procurar o driver na pasta Windows\inf, sem resultado. Então, mandei-o procurar na pasta Windows\System32\DriverStore\FileRepository, incluindo sup-pastas, e vi que ele havia encontrado o driver lá, mas não havia conseguido instalar.

Então, o driver TINHA de estar lá. Eu só precisava descobrir qual era e movê-lo para a pasta Windows\inf.

O único problema? Existem mais de 400 drivers naquela pasta. Como eu iria adivinhar qual seria o certo? Resolvi perguntar ao sábio Google, e descobri alguém que tinha um problema em um dispositivo genérico, que havia rodado o Everest e descoberto que o inf dele se chama volume.inf.

Ha, GOTCHA!

Então, eu copiei o que estava na pasta Volume.inf, ou melhor, só o arquivo .inf que estava nessa pasta, e colei na pasta Windows\inf. Novamente, fui até o gerenciador de dispositivos, achei o dispositivo que estava com um ponto de exclamação, mandei atualizar o drive, apontei para Windows\inf e… VOILÀ! Eu tinha um MP3 player funcionando no meu pc! 🙂

 Dormi maravilhosamente bem das 6:50 até as 9:30, se vocês querem saber 🙂

Fica a dica para problemas com Drivers que aparentemente sumiram do nada no Windows Vista:

1. Mande-o procurar na pasta Windows\System32\DriverStore\FileRepository. Se ele encontrar o driver, mas não conseguir instalá-lo, você ao menos sabe que ele está lá.

2. Descubra qual o nome do Driver que você está procurando. O do USB MASS STORAGE CLASS é o usbstor e o do Volume Genérico é o Volume.inf. Se não souber, rode um programa de diagnóstico e análise como o Everest (acredito que o Sandra também forneça esse tipo de informação) e descubra qual o arquivo .inf responsável por aquele dispostivo.

3. Copie o arquivo .inf devido para a pasta Windows\inf

4. Mande-o procurar o Driver nesta pasta.

Deve dar certo 🙂

Espero conseguir ajudar mais alguém perdido com o mesmo problema! 🙂

E, em breve, a prometida foto da minha Workstation =D


Respostas

  1. nhaaaaaaaaaaaaaa
    linda perfeita e genia
    viu viu, eu ajudei um pouquinho
    hauhuahuahuahuhauhuahuhauah
    é inacreditavel o q um namorado q nao sabe praticamente nada de manutençao em computadores faz pela namorada, neh nao???
    ai ai
    TE AMOOOOO MOR MOR
    e adorei esse post, vai com certeza ajudar muita gente, xD
    só minha genia mesmo para descobrir como se faz isso…minhe perfeita
    :***********:
    e nossa sala ta taaaao legal, mas temos q fodificar o pc dela agora, xD, e melhorar a imagem da tv um pouquinho (nao sei como se faz isso, mas vou descobrir)
    nhaaaaaaaa

  2. Valeu mesmo esta dica! Passei noites a fora tentando resolver o meu problema com um pen drive e depois que segui suas dicas, deu certo! Que alivio! Ainda bem que existe pessoas como você, que visa ajudar os outros, compartilhando conhecimento! Muitíssimo obrigado! Um grande abraço.

  3. Eu fiz questão de desinstalar o vista do meu micro…

    O “sistema de segurança” dele simplesmente não me deixava programar! =S

  4. Quero agradecer teu post. Valeu muito a ajuda, graças a você as portas usb voltaram a funcionar corretamente.

    Continue sempre assim, quando o vista resolver comprar briga comigo vou chamar o Disk Chocolate.

    1 abs.

  5. SENSACIONAL!
    Ajudou muito.
    Muito obrigado pela dica.

    Abs.

  6. Cara muito obrigado o que vc fez serviu para identificar tambem meu hd sata de 400gb huHUAUHAH
    Obrigado

  7. olha menina te dou os parabens eim faz um tempao q procuro uma soluçao e achei.. Vc caiu do ceu !!! Deu certinhoo!!
    se vc seguir essa carreira garanto que nao vai morrer de fome !! rsrsrs ..
    ObrigaduuuU!

  8. […] eu fiquei com preguiça. Depois, tive problemas com meu driver USB. Um dia, perdi minha máquina digital. […]

  9. Muito obrigado pela dica me ajudou muito!!!

  10. Mil obrigados!!!! Andei montes de tempo à volta deste bug, sem conseguir nada.

    OBRIGADO por partilhares.

  11. me diz,porque quando quero gravar de um dvd para o computador aparece erro no USB MASS STORAGE DEVICE?ou ao instalar o nero 8 ou outro programa de gravação?me ajuda please.

  12. Olá.

    Baita dor de cabeça, consegui fazer meu pendrive funcionar, mas o windows vista não se contentou somente em ferrar com os pendrives mas meus cartões SD, utilizando o seu dicário e mais o oráculo google, descobri que os driver para cartões SD caso tenham problema, sffdisk.inf e sdbus.inf pronto o secure disk será montado sem problemas, mas pq as pessoas vivem esse problema hein?

    Amigo, sua sugestão foi muito boa! se possível também faça uma postagem e jogue mais palavras chaves relacionadas a esse tipo de problema, variando… :-). Vou postar isso em meu blog antigo.


Deixe um comentário

Categorias