Publicado por: miwi | setembro 26, 2007

Outro método para Recuperar seu MP3 Genérico

No final do ano passado, acabei comprando um MP3 player para mim, já que não aguentava o tédio de ficar duas horas num ônibus sem nada para fazer. Daqueles genéricos, claro – eu não precisava de muita qualidade de áudio, nem que ele tocasse vídeos (odeio ver vídeos em telas minúsculas, ARGH!), nem que ele fizesse cafezinho… eu queria um mp3 player bem simples, e aqueles MP3 Players genéricos de marcas genéricas eram o ideal para mim.

Acabei comprando um, e durante um tempo ele foi bom – até eu começar a enjoar de ficar ouvindo músicas no ônibus. Acabei deixando-o de lado, só o usando como Pen Drive. Até que um dia, no início desse ano, o pc dos meus pais não se deu muito bem com o meu mp3 e depois de um pequeno problema para tirá-lo do pc, ele não ligava mais.

Entrei em desespero – como eu iria levar meus arquivos para lá e para cá sem meu fiel escudeiro?! Comecei a vasculhar em alguns sites, encontrei lista de firmware, tutorial de formatação, tutorial para salvar mp3 morto, como extrair o firmware do mp3… estava quase procurando uma chave para abrir o bichinho quando resolvi colocá-lo no pc para ver o que acontecia.

E não é que o pc reconheceu o mp3? Ah, então meu pen drive estava salvo!

Guardei os links num e-mail e deixei para lá – as músicas não estavam me fazendo falta, mesmo.

Acontece que meu namorado gosta muito mais de música do que eu, e ele acabou me convencendo a tentar consertar o bichinho. Oras, quando me desesperei pelo MP3 não estar ligando, eu li o bastante para desconfiar que o problema poderia estar simplesmente ligado ao firmware, ou seja, o hardware ainda estava intacto.

Resolvi colocar outro firmware nele, com a ajuda da lista de firmwares ali em cima e o programa de utilidades para mp3 genéricos. Tentei vários, mas tudo que eu consegui foram mensagens de erro e um mp3 endoidando, ligando e mostrando o logo da Sony escrito de trás para frente, piscando, ficando sem taxa de constraste nenhuma… enfim, uma bagunça.

Acontece que eu sou uma pessoa prevenida e havia usado o s1fwx 3.2 para fazer um backup do firmware que estava no meu mp3 que, apesar de não estar funcionando, era reconhecido pelo Mp3 Player Upgrade Tool como um firmware da versão 3.5.35 da Wilson Co Ltd.

Por que diabos me ocorreu fazer backup de algo que não estava sequer funcionando? Não sei, mas eu dou graças a deus por ter feito isso porque, depois de testar vários firmwares aleatórios sem sucesso (teria ajudado se eu pudesse abrir meu mp3 para ver o número da placa, mas quem disse que eu tenho uma chave para isso em casa?), resolvi fazer uma última tentativa, cogitada apenas por conhecer a natureza extremamente ilógica dos aparatos eletrônicos de hoje em dia: usar o Mp3 Player Upgrade Tool para colocar o firmware que eu tinha extraído do mp3 de volta nele.

Como vocês já devem ter adivinhado pela narrativa, sim, deu CERTO.

Foi ligeiramente assustador num primeiro momento, admito, já que ele estava no modo padrão, ou seja, estava em chinês! Ainda bem que encontrar a opção de mudar de língua e ir para o inglês foi bastante simples…

Fiquei até emocionada ao desligar o aparelhinho e ver aquele simpático “Bye-bye” seguido de um cavalinho… :~

Moral da história?

a) Faça backup antes de fazer mudanças drásticas – mesmo que a configuração atual não funcione

b) Por mais que se estude lógica em faculdades de computação, quando você mais precisar, você vai mandar a lógica às favas, fazer algo estranho e ficar ligeiramente surpreso ao ver que deu certo.

W00t! 🙂

EDIT: Como muita gente cai aqui e quer saber desse firmware do meu mp3 player, eu resolvi hospedá-lo no RapidShare, mas algo me diz que daqui a um mês isso vai expirar e daqui a um mês e um dia alguém vai me pedir para reupá-lo… :p 

Responses

  1. eu fiz isso na minha prova de computação e tbm deu certo
    hauhuahuahuhahuahuahhahuahuhauhau
    amor
    te amooooooooooo
    muito muito muito
    e bem legaaaaaaal, adorei sabia????
    minha genia linda
    nhaaaaaaaa

  2. queria ter feito isso antes ¬¬

  3. brother vc tem a firmware pra me mandar o meu ta com pau nela o mesmo que tu tem meu emil carlosmariobroz@oi.com.br

  4. vlwwwwwwwwwwww

  5. Meu mp3 tambem parao de funcionar e o pc nao o reconhece, a unica coisa que indica que ele ainda nao morreu é que qdo coloco a bateria aparace no dysplay “starting…” mas nunca liga.
    Será que existe alguma solução para o pobrezinho?
    se alguem puder me ajudar ficarei grato..
    vlw

  6. manda pra mim tbm:
    tiago.sanzovo@hotmail.com

    peguei o Mp3 player da SONY da minha namorada, eu fiz o q vc fez, só q não fiz o backup, e agora ele nein liga mais, to fudido, pois faz o barulho de detecção na USB, mais não aparece nada de pasta, se vc poder me enviar ficarei grato.

    e outra coisa, se alguem souber como faço para ele voltar a viver, ficarei muito agradecido!

  7. Se eu te contar como eu consertei meu MP3 genérico você vai me chamar de Mc Gyver…

  8. conte-me, senhor McGyver xD

  9. Já não tive a mesma sorte…
    Através do modelo deplaca não consegui achar o firmware do meu mp3…

    Se alguém souber do firm pra placa DMZ-202 v1.5-A
    me dah um toque ae, envia e-mail, sinal de fumaça, qqer coisa tah valendo ok?

  10. meu e-mail: ktymsht@gmail.com

  11. o meu tbem.Acho que é um problema ma memória dele, pois, as vezes não liga, mas deixei um mês sem pilha, e ligou por 5 min.

  12. meu mp3 player da Britânia deu doida a quase um ano,e ficava sempre com uma pilha depois que ele n funcionava mais,aí certo dia ele começou a aparecer rapidamente starting mas nunca ligava,ele não está morto,alguém pode me ajudar,to assim a quase 1 ano e quero escutar minhas músicas de novo 😦

  13. Me ajudem por favor!!!
    quero salvar o meu mp3

  14. kkkkk, goistei da história de “anti”lógica xD
    eu tou com um problema no meu mp4, depois de horas escolhendo e passando músicas pra ele, quando eu desconecto o cabo, ele se reiniciou e não sái mais da tela da ampulheta… pesquizando no google eu descobri que era o firmware que simplesmente corrompeu… aí que tá… onde acho um firmware pra ele, um mp4 genérico da marca Digital, placa ATJ2093N, firmware QSD_1307 9.1.54… já procurei e não acho em lugar nenhum… e acabei que nem fiz o backup do firmware mesmo com ele ruim… (dei mole)… e testei vários e não tive sucesso…

    Mas ae meu irmão comprou um MP4 do mesmo que o meu, na mesma loja, o mesmo modelo, só que não sei por que, eu não consigo fazer o backup do firmware dele, nem com o s1res, s1fw, e nem clonar ele com o s1clone, simplesmnete diz que o flash chip não foi reconhecido… acho que num tem suporte para esse mp4… estou desesperado.. se alguém puder me ajudar, meu msn é rpf16rj@hotmail.com! vlw!


Deixe um comentário

Categorias

