Publicado por: miwi | novembro 20, 2007

TUTORIAL – Comprando no Exterior – Parte I de ? – Segurança em Primeiro Lugar

Olá.

Esse ano eu finalmente comprei algumas coisas pela internet sem ser pelo Submarino ou pela Saraiva. Aliás, acho que pela Saraiva foi só esse ano, também. Sou daquelas que tinha um medo TREMENDO de comprar no Mercado Livre.

(“Mas o tutorial é ‘comprando no EXTERIOR’, o que o Mercado Livre tem a ver com isso?”, “Calma, eu chegou lá, caro leitor impaciente xD”)

Esse ano eu fiz… duas compras no Mercado Livre. E quatro ou cinco no eBay, mais umas quatro na DealExtreme, mais uma na CDuniverse, praticamente todas essas compras no exterior feitas depois da metade do ano.

Onde eu quero chegar? Que eu adquiri um pouco de experiência no decorrer desse ano com compras pela internet e especialmente com compras no exterior, e resolvi fazer um tutorial mostrando o que eu sei para quem quiser se aventurar a fazer o mesmo ter uma idéia do que fazer.

Eu vou começar pelo mais básico quando se deseja comprar pela internet, até dicas mais específicas para comprar no eBay e usar PayPal.

Espero que seja útil 🙂 Qualquer comentário, dúvida, sugestão… o blog tem espaço para comentários justamente para isso, rs xD Se forem aparecendo mais coisas interessantes para alguma parte do tutorial, irei alterar os posts conforme necessário.


Antes de fazer qualquer coisa relacionada a compras na internet, PELO AMOR DE DEUS, tome medidas de segurança com o seu pc. Lembre-se: você irá digitar dados bancários, como o número do seu cartão de crédito. Você não quer ter dores de cabeça por causa do cavalo de tróia que seu irmão colocou sem querer no computador enquanto via putarias, quer?

Então, vamos às leis mais óbvias e básicas:

1. Você não usará computadores públicos para isso!

2. Você NÃO digitará dados bancários logo após ter visitado sites pornôs ou baixado séries nesse sites que hospedam arquivos.

3. Você NÃO digitará dados bancários logo após seu irmão/pai/tio/namorado/caralho a quatro/ terem usado seu computador para baixar joguinhos, ver putaria, baixar arquivos desses sites que hospedam arquivos, terem abertos e-mails suspeitos, etc.

4. Você terá programas anti-spyware, os manterá atualizados e fará check-ups no seu pc com relativa frequência.

Agora você pergunta, que programas anti-spyware? Eu uso três, que eu mando verificar meu computador de vez em quando. Não é sempre, mas é especialmente necessário depois de eu baixar episódios de House de sites estranhos, por exemplo. Os três programas são muito bem recomendados, e são todos gratuitos (embora o Windows Defender seja só para quem tem Windows original… ou crackeou direitinho seu Windows :x). Pode baixar os três, já que eles não ficam carregados quando você não os está usando e por isso não vão deixar seu pc mais lerdo xP

1. Spybot Search and Destroy

Esse é um dos meus favoritos, é o que sempre pega os adwares que aparecem de vez em quando no meu pc. Aliás, quase nunca aparecem, mas foi só eu ir atrás dos episódios de House… enfim xD

Ele tem a opção de ter uma proteção ativa, você pode escolher se vai querer ativá-la ou não logo após a instalação. Se mudar de idéia, dá para mudar isso depois.

Mantenha-o sempre atualizado, imunize e faça scans periodicamente. E remova os eventuais adwares e spywares que aparecerem, obviamente.

2. Lavasoft’s AdWare

Esse também é bom, você pode escolher se deseja um scan mais completo ou apenas o smart scan. De uma maneira geral, o smart scan é suficiente. Uso o scan completo se você suspeitar de algo, como ter entrado em algum site muito suspeito ou ter deixado seu irmãozinho usar o pc.

3. Windows Defender

Caso você use o Windows Vista, não é necessário baixar este daqui, já que ele já vem instalado nesse SO. Novamente, o de sempre: mantenha atualizado, faça scans sempre que achar conveniente ou suspeitar de algo, etc.

Mantenha esses três programas sempre atualizados, faça scans periódicos e você provavelmente estará a salvos dos programas mais malignos.

Eu considero esses três programas essenciais, mas você também pode querer se proteger mais, com anti-vírus e firewalls.

Se este for o seu caso, eu recomendaria o Sygate Personal Firewall. Por quê? Porque é o que eu uso xD Se alguém conhecer algum melhor, deixe seu comentário 🙂

Como anti-vírus, já ouvi muitos excelentes comentários a respeito do Kaspersky, do NOD32, do Norton (pessoalmente, abomino este anti-vírus, excessivamente pesado… -_-) , do Avast! (é o que eu uso, 🙂 é uma boa opção free) e do Avira(também free e já ouvi falar muito bem a seu respeito). Já usei o AVG e pessoalmente não o recomendo, assim como o Panda.

Creio eu que não é necessário nenhum comentário mais específico sobre o uso desses programas, certo? Todos eles possuem essencialmente as mesmas dicas: mantenha-os atualizados, faça scans sempre que houver suspeita ou se fizer algum tempo desde o último scan.

Eu sei que isso pode parecer meio bobo para quem já está mais acostumado com a internet, mas, eu achei importante ressaltar a importância disso tudo ao se fazer compras pela internet.

Mas segurança não se resume apenas a isso, mas também aos sites nos quais você irá comprar. Na próxima parte eu provavelmente vou comentar melhor sobre alguns sites que eu já conheço melhor e que são seguros, não sei exatamente o que comentar… mas aí vão algumas dicas em termos gerais:

I. Pesquise sobre a loja antes de comprar nela. No caso de lojas, pesquise sobre ela no Google, pergunte para alguém que costume comprar no exterior se conhece aquela loja… enfim, não vá “às cegas”. Isso pode parecer meio óbvio, mas algumas pessoas se esquecem disso quando vêem aquela tremenda pechincha num site super random xD No caso de eBay/Mercado Livre, verifique as qualificações. No caso do Mercado Livre, pesquise tanto as qualificações quando pelo que ele levou a qualificação: alguns vigaristas vendem vários itens baratinhos para conseguir qualificações e depois aplicam o golpe com algo mais caro. No caso do eBay, tente procurar usuários com mais de 5.000 qualificações, 10.000… não é raro isso por lá, portanto, dê preferência àqueles vendedores que realmente vendem MUITO. Dê uma olhada nas qualificações, também… faça uma leitura dinâmica atrás de termos comuns, às vezes aí você já percebe se ele parece sério ou não.

II. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Não se deixe levar por promoções ABSURDAS em relação aos concorrentes, a menos que você conheça muito bem a loja/vendedor. “O barato pode sair caro” é o tipo de coisa que se aplica perfeitamente neste caso :p

III. Nunca ouviu falar no site mas quer tentar comprar? Use PayPal e compre algo pequeno para testar. Pressa e economia raramente caminham lado a lado. :p

Aliás, comprar com PayPal é uma das primeiras medidas de segurança que você deve tomar. A menos que você já tenha lido recomendações de conhecidos para o site, não se arrisque a sair colocando seus dados bancários em qualquer lugar. O PayPal protege seus dados bancários – ou seja, são apenas eles que vêem seus dados, o site do qual você comprou não. NUNCA use sistemas de transferência online como o Western Union – é muito, muito inseguro. Compre informando os dados do seu cartão no próprio site ou através do PayPal. Lojas e vendedores do eBay que só aceitam Western Union e sistemas parecidos são sinônimo de ROUBADA.

Ou seja, o passo final em nome da segurança na hora de comprar online: faça sua conta no PayPal.

E não se esqueça da senha dela. Sério, eu perdi minha primeira conta assim. :p Por sorte, isso foi antes de eu fazer qualquer compra, a conta não era nem verificada nem nada.

Ah, claro, antes que eu me esqueça: para fazer compras no exterior, você precisa de um cartão de crédito internacional. UAU, de todas as coisas óbvias que eu coloquei nesse tutorial, essa provavelmente ganha o prêmio, ein? Se você nunca o usou em compras internacionais, é possível que ele seja internacional (é só olhar se está escrito internacional no cartão xP) mas esteja bloqueado para isso. Nesse caso, você deverá desbloquea-lo para uso internacional em um terminal bancário qualquer. Se ele não for internacional, peça ao seu banco para lhe fornecer um – eu troquei o meu comum por um internacional sem custo algum, xP

Ao fazer sua conta no PayPal, adicione um cartão para verificar sua conta.

Existe um tutorial bem simples como criar sua conta no Paypal aqui.

Para verificar sua conta, olhe a tela principal do meu PayPal (com os dados que não interessam para vocês devidamente rabiscados de rosa 😉 :

paypal_overview2.jpg

Estão vendo aquela parte circulada de vermelho? Escrito Brazilian – verified? Isso significa que se trata da conta de uma pessoa brasileira (d’oh xD) que tem uma conta verificada. Mas, afinal, o que é uma conta verificada?

É uma conta que possui uma conta no banco/número de cartão de crédito atrelada a ela, e que já foi verificado que este cartão pertence de fato ao dono desta conta de PayPal. Para que serve isto? Para que quem for vender algo a você saiba que não se trata de uma fraude e que o dinheiro que você deu a ele será entregue a ele pelo banco – se a sua conta não for verificada, pode se tratar de alguém que conseguiu um número de cartão de crédito de alguma maneira ilícita e está o usando para fazer algumas comprinhas.

Ou seja, vários vendedores do eBay só irão aceitar vender algo para você se a sua conta for verificada.

Mas como se faz isso, afinal? É simples: nessa telinha ali, naquele círculo vermelho, na sua conta vai estar Brazilian – unverified. Eu não sei passo-a-passo, mas em termos gerais, é só clicar ali, vai abrir uma tela falando como ser verificado. Essencialmente, consiste em informar o número de seu cartão de crédito, informar que você deseja ser verificado e esperar a próxima fatura do seu cartão chegar (alguns dias antes da fatura você já pode verificar o extrato dela, claro, via terminal bancário ou internet banking). Nessa fatura irá constar um débito referente ao PayPal, junto de um número. Você irá informar esse número no site do PayPal e, tchananam, você terá uma conta verificada. 🙂

E acho que a parte I deste tutorial termina aqui, já que não consigo me lembrar de imediato de mais nenhuma dica de segurança no momento. Na próxima parte… sei lá sobre o que vou comentar, xP Não sei se vou direto falar sobre o eBay, bom, sei lá xD

Ah, falando em eBay, há uma última dica de segurança que eu quero colocar aqui, que eu vou voltar a falar quando falar sobre o eBay: ao comprar algo no eBay, verifique se o item possui a opção de seguro. Em alguns casos, ele vem incluso nas despesas de entrega, outras vezes ele é opcional, custando de U$1,50 a U$3,00, geralmente. Dê preferência a itens que possuem seguro: são poucos dólares a mais e você dorme mais tranquilo sabendo que, se por um acaso extraviarem sua encomenda, não será uma dor de cabeça muito grande conseguir que lhe mandem outra 🙂

Se alguém souber qual a tag para esconder o post, me avisa xD Tipo, aqueles posts onde só tem um texto pequeno na página principal, aí um link “Continue lendo aqui” que abre o post completo. Como eu faço isso? Seria bom eu fazer isso, senão a página principal desse blog vai ficar imensa com esse tutorial… x.x UPDATE: e viva buscar no WordPress a resposta, viva \o/ xD

Vá para a Parte II: Conhecendo a Legislação.

Anúncios

Responses

  1. […] Não viu a parte I do tutorial? Encontre-a aqui. […]

  2. […] Parte I : Segurança em Primeiro Lugar […]

  3. […] TUTORIAL – Comprando no Exterior – Parte IV de ? – E as outras Lojas? Arquivado em: utilidades, videogame — Tags: cduniverse, compras, compras no exterior, dealextreme, ebay, gamesuniverse, gameyeeeah, outras lojas, paypal, play-asia, segurança, tronix, tutorial, yesasia — diskchocolate @ 6:33 pm Parte I: Segurança em Primeiro Lugar […]

  4. Olá caro colega, fico grato em saber que alguém conseguiu comprar fora do brasil pela internet e tenha se dado, bem… a ajuda foi bem vinda, estou olhando NBs no exato momento, e queria saber se recomenda e acha que consigo trazer dos usa sem pagar imposto…

    Muito bom seu tutorial, estou salvando so meu favorito!!!

    Abraçosss

  5. @Dcbasso:
    Sinceramente, eu acho que vocë importar um NB já é algo mais difícil: vai ser difícil uma embalagem grande como a de um notebook passar despercebida, e se os fiscais pegarem, é bastante provável que eles taxem. Ou seja, você pode até comprar lá fora, mas veja como fica o preço dele com os impostos para ver se ainda vale à pena.

  6. Caro colega,
    Paypal aceita parcelamento? ou somente no “cash”?
    Se por exemplo eu trazer um PS3, comprando pela ebay… 429,00 dolares o valor, gasto mais uns 100,00 de transporte + seguro (muito alto? muito pouco?), vai para 529,00… daí eu pago o imposto *1,6 = 847,00… ainda assim o PS3 fica mais em conta que comprar no BR… ou será que terei que pagar imposto… abraçosss

  7. Paypal não aceita parcelamente, vai para o vencimento do teu cartão e fim de papo :p

    É provável – bastante provável – que você vá pagar imposto. Aí você calcula quanto vai sair com imposto e dá uma olhada no mercado livre, por exemplo, para ter uma idéia de quanto sairia por aqui. Aí é questão de você decidir qual prefere :p Não sei qual seria o valor do frete, mas na parte III desse tutorial você encontra várias dicas para o eBay, inclusive como ver o frete para o Brasil do item que você quer 🙂

  8. Muito bom esta primeira parte. Parabéns pelo tutorial. Indo ler a 2ª parte (anciosamente!) =D

  9. To negociando um macook pro do exteriro, da Europa precisamente. O vendedor quer que eu pague com paypal. Se eu pagar a ele via paypal e não receber o produto, o que acontece? Eu perco a grana ?

  10. Prometo que esta é a ultima questão.
    Existe a possibilidade de eu nao ter capital no banco e ter no paypal (por via de sites que “dão” esse dinheiro) . Sendo assim, posso comprar algo nas lojas com esse “dinheiro virtual”?
    Obrigada mais uma vez.

  11. Outro método mais eficiente e 100% seguro é:

    Baixe uma distribuição linux, grave em um cd, va na sua BIOS coloque para que o drive de cd inicie primeiro que o HD, depois reinicie a maquina, voce entrara no linux pelo cd, caso um carcker invada o seu linux (invadir linux ja é dificil, invadir o seu é mais impreciso e rodando pelo cd é quase impossvel).

  12. Tenho uma dúvida sobre o Paypal. Já li sobre a possibilidade de comprarmos créditos de paypal de outra pessoa, e esta nos passar seu saldo para minha conta paypal. Minha dúvida é: Tenho que necessariamente pagar minhas compras utilizando-se do Cartão de Crédito cadastrado e verificado pelo paypal, ou se tiver estes créditos disponiveis em minha conta, poderei fazer o pagamento sem a utilização do cartão de crédito ? Pergunto isso, pois comprando com Cartão de Crédito, na data da compra até a chegada da fatura, poderá haver variações no câmbio, quer seja pra maior ou pra menor, e se o dólar subir, geralmente esta diferença é cobrada na próxima fatura. podendo haver um prejuízo. Obrigado !!

  13. Se você tiver créditos disponíveis na sua conta do Paypal, você pode fazer a sua compra utilizando esses créditos – desde que, obviamente, o valor da sua compra seja inferior aos seus créditos.

  14. Valeu Miwi pela resposta.

  15. Olá pessoal só lembrando que quem não tem cartao de crdeito internacional pode fazer o megabonus da unicard. Cartao de credito pre-pago internacional que voce pode ter sem comprovar renda. Eu uso esse.
    O site http://www.megamegabonus.xpg.com.br explica tudo sobre esse cartao e como pedi-lo para o unibanco

  16. […] e, novamente, eficiente: você pode escolher pagar com cartão de crédito ou PayPal, num certo número de créditos. Comprei três dólares de créditos […]

  17. para onde q eles enviam o produto??/
    direto pra minha casa??? pro porto???
    pro correio/??
    alguem sabe me informa, obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: