Publicado por: miwi | novembro 21, 2007

TUTORIAL – Comprando no Exterior – Parte III de ? – eBay e Mercado Livre

Parte I : Segurança em Primeiro Lugar

Parte II: Conhecendo a Legislação

Esse tutorial está saindo rápido… xD E aqui nós chegamos na parte que mais interessa para muitos que estão lendo esse tutorial.

(“…muitos? As únicas pessoas que estão lendo são o Rodrigo e o seu namorado!”, “Psiu, não enche! Mais tarde mais pessoas vão ler!”, “Sei, sei…”)

Afinal, o que é importante saber para comprar no eBay? Quais as dicas para comprar com confiança, tanto no eBay quanto no Mercado Livre?

Antes de prosseguir, verfique se:

a) Você já possui uma conta verificada no PayPal

b) Seu PC está livre de Spywares, Trojans, etc

Se você ainda não está confiante num desses aspectos, volte para a parte I do tutorial.

Tudo OK até aqui?

A primeira dica para comprar no eBay é:

1. Encontrando o que você quer

Isso pode parecer meio óbvio, mas há algumas dicas importantes para encontrar o que você quer. A primeira coisa que você se lembrar é que você NÃO está muito interessado na busca simples do site. Ao entrar no site, vá em Advanced Search:

ebay_adv.jpg

Aqui tem uma imagem com as partes que irão lhe interessar circuladas em vermelho.

O primeiro item é, obviamente, a sua busca, onde você irá colocar o que está procurando.

Depois, se você estiver procurando por algo um tanto quanto vago, você talvez queira procurar tanto no título quanto na descrição do produto. Por exemplo, você está em busca de um acessório com tais condições, mas certas especificações não aparecem no título do item. Nesse caso, marque este box para procurar nas descrições também. No caso de estar apenas procurando um jogo, por exemplo, não faz sentido marcar este box.

Em seguida, você pode optar por excluir algumas palavras. Isso é útil quando você está tendo muitos resultados indesejados. Um exemplo? Experimente procurar por “wiimote”. Você provavelmente irá querer excluir palavras como “charger” e “zapper” da sua busca, se você estiver de fato apenas interessado no wiimote.

Outro item que poderá lhe ajudar se você estiver encontrando muitos resultados na sua busca é definir uma faixa de preços. Por exemplo, você procura por “wiimote” e encontra centenas de ofertas de bundles de Wii + Wiimotes, pode ser útil definir um valor máximo para que esses bundles não apareçam. O mesmo vale para capas de silicone e outras tranqueiras baratas das quais você pode se livrar colocando um “piso” de preço para a sua busca.

Estas são algumas dicas básicas, pessoas acostumadas a fazerem busca em outros sites provavelmente já estão cientes disso. Porém, o próximo item é muito útil para nós, brasileiros, que estamos comprando no eBay: em Location, vá em “Items Available to:” e escolha “Brazil”. Por quê? Porque muitos vendedores não entregam para o Brazil, e fazendo isso você só irá ver os itens de vendedores que entregam para o Brasil.

Caso você esteja procurando por algo mais raro, um item de colecionador, não há porque usar este item – encontre o item raro e então fale com o vendedor para tentar convencê-lo a enviar para o Brasil. Mas se você estiver procurando jogos dessa geração, acessórios, etc, você provavelmente terá dezenas, às vezes centenas de resultados de itens de vendedores que entregam para o Brasil, então é simplesmente muito mais prático você “filtrar” os resultados para ver apenas que você sabe que podem entregar para o Brasil, certo?

A próxima seleção é: Buying Options. Os itens podem estar em leilão ou podem ser vendas comuns, onde você clica, compra e recebe. 😉 Se você não tiver paciência para ficar minuto a minuto disputando um leilão, você pode colocar apenas “Buy it Now”. Da mesma maneira, você pode querer apenas tentar a sorte num leilão, aí você pode colocar em “Auctions”. Mas o mais comum é você deixar em “all”, mesmo :p

O próximo item você pode marcar, ou não: mostrar apenas os itens que aceitam PayPal. Você não está interessado em qualquer outra forma de pagamento, SÉRIO. Mas, ao menos na área de videogames, a vasta maioria dos vendedores já aceita PayPal, então não faz muita diferença você marcar este item ou não. Caso você esteja procurando outros tipos de produtos e encontrar muitos vendedores que não aceitam PayPal, aí pode ser interessante você marcar esta opção.

É claro que você pode mexer nas outras opções também, mas essas foram as que eu considerei mais “relevantes” num primeiro momento.

Feito isso, é só clicar em “search” e começar a olhar os itens que correspondem à sua busca. 😉

Aí é hora da segunda parte:

2. Como escolher o vendedor?

Se você estiver procurando por um jogo de sucesso e recente, é provável que você vá encontrar dezenas, às vezes centenas de resultados, mesmo tendo filtrado os resultados. Como decidir de qual você irá comprar seu jogo?

Olhe esta screen do resultado de uma busca qualquer. Perceba onde diz “Shipping to BRA”. Se você está usando o eBay pela primeira vez, ou mesmo se já fez algumas pesquisas, o padrão do eBay é mostrar nessa coluna “Shipping to USA”, ou seja, o valor do frete para os EUA. Como você está interessado no valor do frete para o Brasil, você irá clicar em USA e, na janela que irá se abrir, selecionar “Brazil” e clicar em “save”. Pronto, aí você já poderá ver o valor do frete para o Brasil sem precisar entrar em item por item.

Para jogos e acessórios, US$5.00 é um frete barato, US$10 é um frete comum, US$15.00 é um frete um pouco caro, US$20.00 é abusivo e acima de US$25.00 é assalto a mão armada xD Isso de uma maneira geral, mas depende o caso – se você estiver olhando bundles de Guitar Hero, Rock Band, DDR, etc, a história é bem diferente :p

Para alguns itens, o preço do frete pode não aparecer. Mas, se você clicar no item, você provavelmente encontrará o valor do frete internacional na descrição, ou então você terá de perguntar ao vendedor quanto fica o frete para o Brasil.

Bom, agora não tem jeito: você provavelmente terá de ver vários itens até encontrar aquele que lhe pareceu mais interessante. Então, vamos dar uma olhada no que você deve observar na página do item:

Página qualquer de um item com detalhes destacados

1. O preço do item (óbvio… xD Você já o viu na listagem, e agora ele aparece de novo.)

2. O preço do frete (às vezes você foi com pressa, não mudou o shipping para Brasil na listagem, aí ele mostra como padrão o frete para os EUA. Você pode verificar o frete para o Brasil na listagem, às vezes na descrição do produto ou lá embaixo na página, escolhendo o país desejado.

3. Disponibilidade: se você fez a busca apenas por available to Brasil,já vai aparecer que o item está disponível Worldwide ou par S. America. Se você fez a busca comum e não a avançada, verifique se o item está disponível para o Brasil.

4. No caso de ser um jogo, não esqueça de verificar se ele é da sua região! Seria algo um tanto quanto chato comprar correndo aquela promoção, apenas para descobrir que o jogo funciona apenas em consoles europeus e o seu é americano, certo?

5. Verifique a condição dele, para não comprar um usado achando que é novo.

6. Essa é ESSENCIAL: verifique as qualificações do vendedor! No ML, um vendedor com algumas centenas de qualificações já é interessante, mas no eBay você pode focar em vendedores com MILHARES de qualificações – o vendedor do item da imagem acima, por exemplo, tem 19.794 qualificações, e encontrar vendedores com tantas qualificações não é difícil – agora mesmo acabei de passar por um vendedor com mais de 120 MIL qualificações (o problema desse é que o seu frete internacional é de 30 dólares, e o seguro sai por 5 dólares… ABSURDO!)! É claro que um usuário com menos de 100 qualificações pode ser honesto, mas você está disposto a arriscar numa compra internacional? Diminuir os riscos é mais importante do que economizar alguns centavos, lembre-se disso.

7. Verifique também a porcentagem positiva, e desde quando o usuário é membro do eBay, assim como onde ele se encontra.

Veja lá embaixo na página os detalhes do frete:

1. Quanto é o frete para o Brasil, qual o tipo de envio

2. Se possui opção de seguro, e quanto é.

3. Qual a política de troca.

Aí volte lá em cima e, embaixo do número de qualificações, vá em “see detailed feedback”.

Hora de treinar sua leitura dinâmica! Após dar uma olhada no resumo das qualificações que se encontram no topo da página – os quadros destacados nessa imagem, você pode dar uma lida rápida nas qualificações: vá lendo rapidamente e veja as palavras que mais se destacam. Vendedores sérios provavelmente terão vários comentários elogiando sua rapidez em enviar o pedido, entre outras coisas. Não precisa olhar muito tempo, e esse é um dos últimos passos antes de se decidir por um item… não faça isso com mais do que, sei lá, 3 itens, para não perder muito tempo. Antes de escolher esses poucos vendedores que mais lhe interessaram, vá olhando apenas os resumos: a porcentagem, quantas qualificações negativas ele recebeu nos últimos tempos, a qualidade dos serviços dele, definidos pela quantidade de estrelinhas em cada categoria…

Depois de olhar tudo isso, verifique se o vendedor que mais lhe interessou atende aos requisitos:

1. Entrega para o Brasil

2. Oferece seguro

3. Tem um preço atraente

4. Possui mais de 1.000 qualificações (de preferência, mais de 10.000, mas não é algo tão primordial) e mais de 95% de qualificações positivas. Quanto menor o número de qualificações, maior deverá ser o percentual de qualificações positivas 😉

5. Parece oferecer os produtos com qualidade AKA possui várias estrelinhas nas suas qualificações.

6. O produto realmente é o que você quer (novo ou não, se o jogo é da sua região, etc).

7. Ele aceita PayPal (se essa condição não for satisfeita, vá para o próximo vendedor. Por outro lado, será difícil um vendedor que atenda a todas esses requisitos e não atenda a esse :p)

Hmmm… acho que são esses os requisitos. Se eu me lembrar de mais algum, coloco aqui.

Agora só resta a parte mais fácil! (ou não 😉 )… PAGAR!

3. Pagando pelo produto

Existem dois tipos de vendas no eBay: por leilão, ou por compra na hora. Se for um produto do segundo caso, é só clicar em “Buy it now” na página do produto, você irá para uma tela de confirmação, confirme que é isso o que você quer, vá para a tela de pagamento, confirme que o frete é para o Brasil e adicione o seguro, e clique em “Pay with PayPal” ou algo parecido. Eu não me lembro dos passos exatos, mas não tem como errar: depois de você clicar em comprar, é só ir confirmando, confirmar o preço do produto para o Brasil com seguro e clicar para pagar com o PayPal quando surgir essa opção.

Aí você fará o login na sua conta do PayPal, confirmará seu endereço (preferencialmente, cadastre o mesmo endereço no eBay e no PayPal) e o valor, e irá clicar em “Pay”. Aí é só confirmar qualquer coisa que apareça, e, tchananan, você acaba de comprar algo no eBay 🙂 Você irá receber e-mails do eBay, do PayPal, e provavelmente também do vendedor, confirmando sua compra. Agora é só esperar.

Qualquer coisa que você precisar falar com o vendedor, seja para perguntar se ele tem como incluir seguro (no caso dele não incluir isso na descrição), se ele manda como pessoa física, se ele manda como “gift” para ser uma embalagem mais discreta… qualquer coisa, exercite seu inglês e clique em “ask seller a question”, na página do produto ou na página do vendedor ou no link que aparecer para você quando você realizar a compra 😉

Se você preferir leilão… atente ao fato de que você precisará ficar de olho no leilão até os últimos minutos! Eu já perdi um leilão de Mario Strikers Charged faltando… 47 SEGUNDOS para ele acabar. Distrai-me com outra coisa, e alguém foi lá e colocou um valor mais alto e… bye bye, Mario Strikers!

Você pode colocar o valor máximo que você está disposto a pagar, e ir fazer outra coisa – mas não faça isso MUITO cedo, quando ainda faltam mais de 12h para o leilão terminar. Colocando o valor mais alto que você está disposto a pagar, o eBay automaticamente irá deixá-lo com o menor lance possível para o qual você ganhe o leilão, até o valor máximo que você estipulou. Ou seja, se você der um lance de US$50.00, isso ainda não quer dizer que você irá pagar esse valor, caso ninguém dê mais lances, você ainda pode conseguir o item por um valor bem interessante 😉

Para dar um lance, o procedimento não é muito diferente de comprar na hora: na descrição do produto, seja lá em cima do lado da figurinha do produto ou bem lá no final da página, há um campo onde você pode digitar um valor e então clicar no botão “Place Bid”. Depois é só confirmar – se o valor digitado por você for inferior ao valor máximo que a pessoa que estava ganhando o valor digitou, vai aparecer na tela assim que você confirmar o lance que seu lance já foi passado. Aí você escolhe se quer dar outro lance ou deixar para lá 😉

Se você ganhar o leilão, você irá receber por e-mail uma confirmação e um link para ir para a página de pagamento – que é igual àquela do “Buy it Now”, é só confirmar, confirmar, pagar, confirmar… 😉

Embora todas essas dicas tenham sido dadas pensando no eBay, várias deles podem ser usadas no Mercado Livre:

1. Compre de usuários com muitas qualificações

2. Verifique o frete para onde você mora

3. Leia algumas das qualificações que ele recebeu (e veja por quais itens ele recebeu… você pode ficar com o pé atrás de comprar um Wii de alguém que até recentemente vendia apenas capinhas de celular).

4. Verifique a forma de pagamento.

5. Verifique se ele aceita mercado pago, sedéx a cobrar, que retire em mãos… um vendedor sério terá pelo menos algumas dessas opções disponíveis.

6. Verifique na descrição do produto se é o que você realmente quer – qualquer dúvida, pergunte ao vendedor.

Ufa, essa parte ficou bem grande. 😉 Espero que tenha sido útil – tentei fazer algo o mais simples possível para evitar que alguém se “perdesse”, então para muitos várias dessas coisas podem ser meio “óbvias”. Mas a idéia é justamente falar todos os mínimos detalhes para não confundir ninguém.

Se algum aspecto não ficou totalmente claro, comente. Se faltou alguma coisa, comente. Se você me ama e quer me dar um jogo de Wii de natal, vá em frente. xD

Para as próximas partes: outras lojas internacionais, o que fazer quando a sua encomenda chega, e qualquer outra coisa relevante que eu me lembre :p

Por favor, se alguém leu tudo isso, dê algum feedback para eu não me sentir no limbo xD

Responses

  1. Blogs WordPress.com que crescem mais rapidamente

    1. Disk Chocolate
    2. COUNTER STRIKE,TUDO EM GERAL,VEJA AQUI.
    3. ::: BLOG de Ary Moura :::
    4. Título de eleitor
    5. Massaroca
    6. Vicio Game
    7. O meu lugar

    Tirado do Painel do WordPress logo após fazer logon
    Sim. é verdade, eu vi e copiei pra te mostrar XD

  2. Sério?
    QUE TOTALMENTE ROX XDDDDD

  3. […] Parte III: eBay e Mercado Livre […]

  4. Também tem que ler a descrição do produto, tem alguns que só aceitam PayPal Confirmed (que é a confirmação de que o endereço da cobrança é realmente o mesmo da entrega). O PayPal só consegue confirmar pro EUA, Canadá e Reino Unido. Nesse caso, tente mandar uma argumentação pro vendedor.

  5. Mto bom…
    Me ajudou bastante.
    Abraços

  6. Excelente o tutorial.. está sendo muito útil para mim.
    Seria interessante escrever um sobre as particularidades do uso do Cartão de Crédito e de taxas ou valores adicionais que influam no preço final, taxa de câmbio, etc etc.
    Parabéns! Adicionei nos meus favoritos. Obrigado.

  7. muito bom mesmo, parabens!

  8. Parabéns pelo tutorial! Muito bem redigido e bem completo. Está senda muito útil pra mim.

    Tenho uma dúvida: você me aconselharia a comprar um nintendo ds pelo e-bay? Eu corro algum risco de ser taxado?

    Um abração.

  9. Oi tenho uma ducia tipo qudno eu compro no ebay eu teria que pagar em qual tipo de cambio de dolar seri o Comercial o Paralelo ou o turismo??

  10. ótimo tutorial, vai ser de grande ajuda na compra do meu wii =D

  11. muito bom
    tava pensando se , se escrevesse os dados bancarios e cartao de credito pelo brownser do wii ou ds é 100 % de certeza q num tem trojan

  12. […] o cara ainda está vendendo as suas peças no Ebay. Quer? Clica no link e vire-se, pois nem sei se dá pra comprar […]

  13. Uau! Meus parabéns pelo guia.. MUITO BOM mesmo..
    Ajudou bastante aqui.. eu tinha medo de fazer conta no PayPal e nem sabia direito como era.. agora que vc explicou tudo direitinho não tem erro..

    Parabéns mesmo pela iniciativa e é uma pena que tão poucas pessoas tenham visto.. Isso num encontra em nenhum lugar na net..

  14. Cara, belo guia!
    Só queria saber se os vendedores americanos geralmente aceitam mandar como gift ou mesmo aceitam declarar um valor um pouco menor do que foi vendido(caso passe um pouco dos $50).Isso de um modo geral, claro!
    abrigado e parabens pelo feito!

  15. Sim, é comum vendedores aceitarem mandar como gift, e também é comum que eles declarem um valr menor – mas, na dúvida, é sempre bom mandar um e-mail perguntando 🙂

  16. Muito obrigado pela resposta!
    Agora ate me animei a compar um console novo! Porque pagar o preço dos jogos no BR nao da =/
    Ahh, se algum leitor carioca ja tiver experiencias nesse tipo de compra poderia me dizer como eh a rigidez da alfandega do Rio??
    abrigado!

  17. QUal o risco de eu ser taxado comprando um macbook pro, sendo que o vendedor vai me mandar o produto como gift?
    Muito bom o guia !

  18. Bom artigo, parabéns!

  19. Parabéns! Informações grande relevância. Agora tenho firmeza em várias idéias que estavam meio nebulosas. 🙂
    Grato.

  20. Boa, a questao da recita era uma duvida cruel…

    valew

  21. vlw mesmo!! vai me ajudar na compra de cod2.
    tava com medo de fazer a conta no paypal.

  22. Eu li! \o/
    E estou seguindo todos os passos como se fosse uma cartilha!
    =*

  23. nossa…nao achei que me responderia tão rapido, vamos lá:
    1 – o lance do cartão ainda resolvo, mas juro por deus q ele nao tem esses 3 digitos, eh um cartão de conta poupança, visa…nao eh internacional e eu nem tenho grana p eles verificarem e me dar um cartao internacional.enfim…resolvo depois.
    2 – Entendi como funciona o dinheiro, porem, como faço para gera-lo? nem imagino como faço para ganhar dinheiro no paypal e é isso que esta me indignando…sinceramente, como vc faz? ou isso não existe, vc tem grana no bando e o paypal só funciona como uma forma mais barata de comprar as coisas? Sinceramnete, como vc gera o dinheiro no paypal…o que deve ser feito? juro q farei tb, dinheiro me traz mt felicidade..hehe.
    Aki, obrigada por me ajudar…sou mt leiga nisso e não tenho vergonha de admitir, já q ngm nasce sabendo!
    obrigadão.

  24. Mas se eu, como frequentador de sites que pagam pelo a cesso à advertidements, após juntar a quantia de 50 dólares (taxa mínima de transferência do site para o paypal) e transferir a quantia para a minha conta do paypal, tem como eu comprar som esse dinheiro, que não saiu da minha conta bancária, e sim de um outro site, sem complicações?
    Aguardo a resposta :I

  25. Mas depois de ter lido todo este artigo, alias você está de parabéns!
    Mas eu tenho uma dúvida, eu tenho uma conta no PayPal, mas lá eu tenho o dinheiro que eu consegui com um site ” que dá dinheiro” daí , eu não tenho cartão de crédito pois tenho 15 anos, mas não sou criança ok, então eu queria saber se eu posso comprar em lojas online somente com o Paypal sem usar Cartão, já que ele nos fornece um número para depósito, sem ter cartão…
    Ou seja se eu comprar uma camera por exemplo que custe $200 com $50 de frete, eu posso descontar tudo no Paypal e esperar o produto chegar, ou eu preciso fazer alguma outra coisa?
    Grato…

    • Sim, você pode comprar sem ter o cartão de crédito. Desde que você tenha dinheiro suficiente no seu Paypal, é só você comprar, escolher o Paypal como forma de pagamento, e pagar. Mais simples impossível 🙂

  26. Como funciona PayPal não entendi ainda =(((

    Eu crio minha conta…Como coloco dinheiro no PayPal?eu pago por isso?
    Como é?

  27. Seu tutorial foi excelente. Redigido com simplicidade e conteúdo!

    Obrigado!
    Paulo Rogério

  28. Vlw pelo tutorial ajudo muito parabens

  29. esse turorial ajudou bastante! mas eu queria comprar um MP10 Vaic T900, mas o cara só tem 7 produtos vendidos, será que vale a pena? será que ele é confiável (pelos comentários, sim)?
    o link é esse:

    http://cgi.ebay.com/T900-VAIC-Unlock-TV-Cell-Phone-Mobile-4-Band-Dual-Sim_W0QQitemZ270379691880QQcmdZViewItemQQptZCell_Phones?hash=item270379691880&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=66%3A2|65%3A15|39%3A1|240%3A1318|301%3A0|293%3A1|294%3A50

    aaah e vc sabe se o imposto seria cobrado…? alguéeem me ajuda, please…. :/

  30. MUITO BOM AMIGO.. VALEU MESMO.

  31. Eu li tudo isso… rs
    Tô bastante interessado em importar cds. Só não tenho o cartão internacional ainda, vou solicitar.
    Abraço!

  32. aew eu li xD.

    Ainda nao comprei nada pela internet, mas vou convencer a minha mae pra ela consegui um cartao international xD, dai gogogo acessorios wii baratos


Deixe um comentário

Categorias

