Publicado por: miwi | novembro 22, 2007

TUTORIAL – Comprando no Exterior – Parte IV de ? – E as outras Lojas?

Parte I: Segurança em Primeiro Lugar

Parte II: Conhecendo a Legislação

Parte III: eBay e Mercado Livre

E agora, a quarta parte: Comentários sobre outras lojas! Existem diversos sites que vendem acessórios e jogos e entregam para o Brasil que são relativamente conhecidos na turma das pessoas que se aventuram a comprar no exterior. Essa parte do tutorial provavelmente será a que mais sofrerá modificações ao longo do tempo, já que irei colocando recomendações e não-recomendações que eu for lendo.

Dicas gerais para comprar em outras lojas:

1. Verifique as recomendações dessa loja – o Google é seu amigo!

2. Verifique a forma de pagamento – PayPal é seu amigo!

3. Verifique a política da empresa – o que acontece se a sua encomenda for extraviada? A loja se responsabiliza?

4. Você tem alguma dúvida de como a loja irá mandar sua encomenda, como será a embalagem? Mande um e-mail perguntando! Uma empresa responsável não irá demorar mais do que alguns poucos dias para responder sua pergunta 🙂

5. Verifique o tempo esperado até a encomenda chegar na sua casa – não adianta ir com muita sede ao pote e descobrir que vai demorar um mês para aquela encomenda chegar.

Agora, sobre as lojas: quando eu mencionar o valor do frete, eu sempre vou mencionar o frete mais barato, a menos que diga o contrário – não vejo porque gastar mais no frete quando se está comprando jogos :p

As lojas:

DealExtreme

(observação: se forem comprar nessa loja, acessem o site por esse link. Por quê? Bom, para vocês não muda nada, mas eu ganho “pontos” que eu possa trocar por coisas no site. 😉 e eu adoro comprar nessa loja )

Essa é uma favorita pessoal, costumo comprar meus acessórios por lá – especialmente meu memory card e controle alternativos de Game Cube, que saíram bem mais em conta do que se eu comprasse aqui. Já comprei também dois flashcards, e outro controle e um cabo componente devem chegar em breve.

O tempo médio para a encomenda chegar nas suas mãos é de 3~4 semanas… aliás, todas as que chegaram na minha casa demoraram 3 semanas, e uma chegou em 4 semanas. Esse é o tempo médio, e é bom lembrar que a alfândega pode demorar para liberar sua encomenda, então esteja preparado para esperar um pouco mais em certas épocas – especialmente no Natal.

O que acontece com uma encomenda perdida? Se estiver demorando mais de um mês, talvez um mês e meio, para a sua encomenda chegar, é possível que sua encomenda tenha sido perdida. O que fazer nesse caso? Entre em contato com a DealExtreme, através do suporte ou dos fóruns.

Dito por um funcionário (ou funcionária? o_o) da DealExtreme em um forum:

If your package doesn’t arrive a month after mailing, it’s probably lost in the mail or got stuck at the customs or the destination country’s post office. In that case please send us an e-mail and we will track it down and send you a replacement if it’s lost.

Ou seja, sim, eles irão lhe mandar outro se a sua encomenda tiver sido perdida. Pode demorar um pouco, claro – até mesmo para responderem seus e-mails às vezes eles demoram. Mas eles respondem! Quando eu precisei fazer uma modificação no meu pedido, eu mandei um e-mail e fui respondida logo, e o mesmo ocorreu com um colega meu. Eles são extremamente atenciosos, embora às vezes um pouco lentos – tanto para a encomenda chegar aqui, quanto para responderem alguma eventual dúvida.

O pagamento é feito através de PayPal (mais detalhes sobre ele na parte I do tutorial), ou seja, super seguro x)

Ah, e o bônus: frete gratuito! Eu amo fretes gratuitos x) Já mencionei que eu adoro esse site? xD Só falta ele vender jogos para ser perfeito… xD

Caso você vá vender algum item da loja para alguém, ou dar de presente para alguém e a encomenda vá ser enviada para o endereço de outra pessoa, ou mesmo para o seu endereço se você morar junto da pessoa que você deseja presentear, adicione o item ( Drop Shipment and Gift Service (ele aparece com o desenho de um presente, difícil não notar 😉 ) ), que se encontra na seção $2 Gadgets, ao seu carrinho, para que o produto vá numa embalagem mais discreta e sem o preço estampado na encomenda 🙂

Bom, acho que é isso.

Resumo:

Pontos positivos: bons preços, aceita PayPal, loja confiável, bom atendimento, envia numa embalagem discreta, frete gratuito

Pontos negativos: LENTA (tanto na entrega quanto para responder certos e-mails)

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

CDuniverse/GamesUniverse

Comprei uma única vez nessa loja. Demora menos para chegar do que se você comprar na DealExtreme, por exemplo, já que a loja se encontra nos EUA. Não compro mais nela já que prefiro comprar jogos no eBay (melhores preços, envio por pessoa física, etc), mas é uma boa loja.

Honesta, aceita pagamento por PayPal e possui um frete interessante, cerca de 7 dólares por um jogo, 1 dólar adicional para cada jogo a mais. Digo isso, mas sempre prefira comprar no máximo dois jogos por vez, ou então esteja preparado para pagar os impostos – que provavelmente serão consideráveis se você comprar mais de dois jogos.

A encomenda tem 30 dias úteis para chegar na sua casa. Se após esse período a sua encomenda ainda não tiver chegado, entre em contato com o site para que eles enviam outro jogo para você.

Pontos positivos: Entrega rápida, site honesto, aceita PayPal

Pontos negativos: É uma loja, há uma chance razoável de você ser taxado comprando lá, não é o lugar mais barato do mundo para se comprar – os preços costumam ser aqueles “tabelados”, um real a menos do que o preço sugerido, geralmente.

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

Play-asia

(observação: se forem comprar nessa loja, acessem o site por esse link. Por quê? Bom, para vocês não muda nada, mas eu ganho uma porcentagem do que vocês gastam que eu posso trocar por coisas no site. 😉 )

Essa loja é bem conhecida, e possui outras coisas interessantes e nerds além de jogos, como CDs/DVDs de música japonesa/chinesa, DVDs de filmes japoneses e animes, e bonequinhos de anime.

O que mais pesa contra essa loja é, infelizmente, o preço: os jogos costumam estar cerca de 10 dólares mais caros do que o preço sugerido. E o frete não é grátis 😦 Embora não seja caro.

Mas a loja é segura, aceita tanto payPal quanto cartão de crédito – e também Western Union, transferência bancária e outro método lá. Métodos esses que você NÃO usará! Use cartão de crédito OU PayPal e ignore as outras opções – porque alguém iria querer uma daquelas opções estranhas permanece um mistério, mas, enfim, é sempre bom avisar.

Assim como a dealextreme, se encontra do outro lado do mundo, o que resulta em uma certa demora para que a sua encomenda chegue até você. As encomendas são enviadas com seguro e são registradas, o que quer dizer duas coisas:

a) Por ser registrada, há uma chance razoável dela ser taxada

b) Por ter seguro, menos dor de cabeça no caso da sua encomenda extraviar 😉

No tipo mais barato de envio não há um código de rastreio, então é comprar e ficar olhando no calendário para esperar chegar 😉

Se ela é mais cara, por que eu a estou recomendando aqui? Por dois motivos: Porque você pode ir lá, se cadastrar e pedir para receber e-mails, que contém as novidades do site, e também existe a seção bargains, que às vezes contém promoções fantásticas para certos jogos – mas, infelizmente, essas promoções costumam ser apenas em jogos japoneses ;/ Sim, a loja vende tanto jogos americanos quanto japoneses, então não se esqueça de verificar qual versão você está colocando no seu carrinho!

Há também uma seção de usados, que costuma ser uma boa para conseguir itens raros. É um site imenso, é questão de você ir e olhar e ver o que tem – numa dessa você acha algo realmente interessante 🙂

Pontos positivos: loja confiável, aceita tanto PayPal quanto cartão de crédito, bom local para encontrar coisas raras, itens de colecionador, etc, de vez em quando existem algumas promoções realmente boas – se você se cadastrar no newsletter deles, você vai receber de vez em quando um cupom de desconto para usar no site – que ironicamente deixa os preços dos jogos aproximadamente no preço sugerido. E você costuma ganhar esses cupons depois de comprar lá, também. Hmmm….
Pontos negativos: Demora na entrega, preços não muito atraentes fora de promoções, alta probabilidade de sua encomenda ser taxada

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

TronixWeb

Um favorito de muitos (oi, Marcelo! o/), mas que eu pessoalmente não gosto. Hmmm… será que eu falo primeiro dos motivos que fazem muitos gostarem desse site ou falo dos motivos que me fazem não gostar dele? Bom, vamos dar as boas notícias primeiro:

É um site honesto, já ouvi de várias pessoas que eles entregam direitinho, sem problemas. Eles costumam mandar em embalagens discretas, valor declarado mais baixo ou como presente e tudo o mais, então as chances de você ser taxado são pequenas. O frete é de 12 dólares para encomendas que contenham de 1 a 4 jogos – para um jogo é caro, para dois jogos é razoável, para três ou quatro jogos… bom, aí o frete mal pesa no preço final, mas lembre-se que ao comprar 4 jogos de vez você corre o risco de ser taxado por 4 jogos de uma única vez.

A variedade de jogos disponíveis é bem grande – estava dando uma olhada e tem jogos que eu nunca ouvi falar lá. E olha que eu sou uma viciada em videogames, especialmente no Wii :p Eles fazem pré-venda, também. Embora eu nunca tenha entendido muito bem a graça de se comprar na pré-venda, mas, enfim… xD

A navegação pelo site é de uma simplicidade estúpida xD Resolvi mencionar isso já que algumas pessoas se sentem intimidadas por sites como o DealExtreme xP

O que eu não gosto? Eles não aceitam PayPal. OK, como é um site honesto e recomendado por vários conhecidos já, daria para relevar. Mas eu não gosto do falo deles enviarem sem seguro. Ou seja, se extraviar, você fica sem o dinheiro e sem o jogo. Suuuuuper.

Mas como as chances de um produto ser extraviado são mínimas, ainda estou pensando em testar esse site uma hora.

Tá, mentira.

Ah, conforme já comentaram comigo depois de lerem isto aqui,  a tronix manda com seguro se você quiser o frete via FedEx. PORÉM, as chances de você ser taxado são bem grandes (quando digo grandes, a probabilidade de você NÃO ser taxado é mais ou menos a mesma da do seu lado da fila andar mais rápido), eles não irão mandar como presente, o frete é mais caro (US$19). Como óbvia vantagem, o fato de ter seguro e de ser bem rápido. BEM mais rápido.

Pontos positivos: bons preços (costumam ser os sugeridos), frete razoável, poucas chances de ser taxado, entrega rápida, variedade grande de títulos, várias pessoas já compraram lá e tudo correu tranquilamente.

Pontos negativos: não oferece seguro, não aceita PayPal, eu pessoalmente acho a aparência do site medonha xP Mas esses dois últimos pontos negativos são mais por gosto pessoal, o ponto negativo real mesmo é o fato deles não oferecerem seguro.

……………………………………………………………………………………………………………………………………

Outros sites que já foram recomendados e que vale à pena citar, mas que eu não conheço tão bem (se você se interessar por alguns desses, dê uma boa pesquisa no site, para descobrir valores de frete, política em caso de extravio, forma de pagamento, etc):

BambooGaming

Esse site oferece uma grande variedade de flashcards de Nintendo DS e modchips de Nintendo Wii, oferecendo inclusive frete grátis para vários desses itens (os mais populares). É bem recomendado entre várias pessoas que eu conheço, o único grande problema dele é… a localização da loja. O valor dos produtos não aparece em dólares australianos à toa :p

YesAsia

A variedade de jogos americanos é pequena, mas pode valer à pena para alguns acessórios. Se você pedir, eles enviam numa embalagem mais discreta e num valor mais baixo. Razoavelmente bem falada, mas já ouvi uma reclamação. Se bem que ela dizia respeito a uma embalagem de jogo quebrada, o que pode muito bem ter sido culpa dos correios (e provavelmente o foi).

……………………………………………………………………………………………………………………………………

LOJAS NÃO RECOMENDADAS (FUJA!):

gameyeeeah

Ouvi uma reclamação, que menciona que mais pessoas já haviam reclamado das mesmas coisas: PÉSSIMO atendimento, ficam enrolando para enviarem o pedido, não enviam sob um certo tipo de frete para o Brasil, que coincidentemente é o mais barato, mas não te avisam disso – você paga, fica esperando feito trouxa, até perguntar e eles te responderem que você precisa pagar mais para ter o outro frete para eles enviarem para você. ABSURDO!

estarland

Olha, vou colocar exatamente o comentário do meu colega no Orkut a respeito dessa loja e do que eles disseram quando a encomenda dele extraviou:

Comprei FIFA07 (GC) na estarland.com. OS FDPs disseram q n podiam fazer nada… NUNCA COMPREM NESSA DESGRAÇA DE SITE!

É claro que o mesmo poderia ocorrer na tronix, que também manda sem seguro, a diferença é que a tronix tem um MONTE de comentários positivos a seu respeito, pessoalmente não conheço ninguém que tenha tido sua encomenda extraviada. Como o único comentário que li a respeito dessa loja foi negativo, ela irá ficar na seção de lojas não recomendadas por hora 😉

……………………………………………………………………………………………………………………………………

Ufa, por enquanto, é isso, pessoal. Conforme eu for recebendo mais feedback, vou atualizando esse post com possíveis modificações, correções, adições de novas lojas, etc. Esse Tutorial ainda está em andamento, então, qualquer sugestão, dúvida, correção… por favor, me avisem, ok? Vou tentar responder o que eu souber ou conseguir descobrir na medida do possível 🙂

Boas compras, folks 😉

Mais uma dica geral:

Para quem quiser se aventurar, seja no eBay ou em outra loja, experimente comprar algo pequeno primeiro. É bom para perder o medo 😉 Eu mesma fiz isso, e depois da minha mini-compra que chegou certinho do eBay eu me senti bem mais confiante para fazer compras maiores 🙂 E é uma boa para adquirir experiência, e testar novas lojas – se você descobriu uma loja que parece muuuuito boa, tente comprar algo pequeno. Aos poucos você irá descobrindo como fazer, o que é uma boa idéia, o que não é… x)

See ya, pessoal, ^^ ;*

Responses

  1. nhaaaaaaaaaaaaaaa
    toda linda a minha princesa
    e toda fofa
    e toda meiga
    e e…
    NHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    ela ta na aula e eu aqui escrevendo, ihihihihiihihhi
    te amo mor mor
    muito muito muito

  2. Olá, será que você pode me dar uma luz?

    Fiz uma compra com um cara da china no E-bay
    Olha o item
    http://cgi.ebay.com/3-0-touchscreen-Quad-band-TV-Out-Cell-Phone-PDA-A988-US_W0QQitemZ300178987176QQihZ020QQcategoryZ64355QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

    mas ele me disse (depois que eu paguei) que está sem estoque? Como devo proceder? Negativo ele ou tem como cancelar a compra?

  3. Blz, td mundo fala que pra jogos as vantagem estão acima da média, mas eu quero um controle arcade da Hori “Hori Arcade Pro Stiker 2 “. e acho que o tamnho dele naum é muito discreto comparado aos dvd´s de jogos que vc´s compram.
    Entaum como devo proceder pra adquirir uma coisa que naum seja seja um dvd de jogo ou de filme.
    Me responde ae heim galera to doido pra ter um controle desses, mas tenho receio de que vou me arrempender.
    Peçam para as pessoas postarem sua experiência com outros tipos de produtos adquiridos pelo site: http://www.play-asia.com, vlw
    e mais uma pergunta, o produto que to querendo é esse: http://www.play-asia.com/paOS-13-71-m-49-en-70-4ra.html
    e com esse preço: Price: US$ 49.90 (~87.75 BRL)
    esses 87.75 é o que eu realmente vou pagar, ou ainda tem o frete ?
    entaum qual o preço final ?
    por favor respondam heim galera, isso será de muita ajuda para mim, abs e vlw.

  4. ■♠■

    ae quem quiser me mandar um e-mail para explicar minhas duvidas é de muita ajuda!!
    jotaklaus@yahoo.com.br

  5. […] , que oferece frete para todo o mundo por U$3, fui pesquisar e descobri um blog ( https://diskchocolate.wordpress.com/2007/11/22/tutorial-comprando-no-exterior-parte-iv-de-e-as-outra… que, entre outras coisas, indicava a loja Deal Extreme, aparentemente de Hong Kong, que oferece […]

  6. 20 % off when buy from this link at play-asia

    http://www.play-asia.com/SOap-23-83-9dzr-49-en.html

    enjoy

  7. Adorei os tutoriais, mas vou dar uma dica de segurança: quando for digitar os dados do cartão use o teclado virtual do windows, a maioria dos spywares só capta as teclas digitadas no teclado, mas existem aqueles também que tiram SS da tela. E nem sempre quem tem dinheiro no paypal sem ser verificado roubou um cartão de crédito, há aqueles sites que pagam por visualizar sites de propaganda e até há pouco tempo o http://www.sendep.com.br – que é um site estilo paypal- aceitava mandar remessas de reais por cartão de crédito nacional ou até mesmo transferência bancária pro paypal por uma comissão de 8%, o serviço era beta e foi retirado do ar provisoriamente em janeiro. E deve-se também ver se o site de compras aceita vendas pra cliente unverified.

  8. Fiz uma compra no site Dealextreme e paguei via paypal. Queria saber se preciso confirmar os dados de entrega no site Dealextreme ou o Paypal passa isso a eles?
    Preciso confirmar o pagamento?

    Obrigado pela ajuda

  9. Olá, gostaria de fazer uma compra cara tipo o play 3 qdo pago todas as taxas como fica aqui no Brasil tenho q pagar algum imposto aqui ou está td incluso no preço final do produto?
    obrigada =D

  10. vou fazer uma compra no Deal extreme eu devo usar o AirMail ($0.00)
    ou o EMS Express ($10.00)
    para a entrega?
    Qual é o mais seguro?
    Qual é o que vc usou para fazer suas compras?
    Me ajude por favor!

  11. Eu sempre compro com o frete gratuito e nunca deu problemas. Acho que o outro é mais rápido, mas só isso :p

  12. Ao fazer uma compra no Deal extreme é nescessario ter uma conta no pay pal?

  13. Pra que serve isto? (track a single order) e (account login)
    http://www.dealextreme.com/accounts/default.dx
    eu presciso me cadastrar aqui antes de fazer a compra ou eu ja vou estar me cadastrando quando faço a compra?

    em fim pra que que seve isso? é nescessario pra fazer uma compra?

  14. Você não precisa criar esse login, o que voce precisar fazer vc já vai fazer quando for efetuar a compra.

    Eu ACHO que só aceita PayPal, mas, seilá, coloca no carrinho e tenta comprar e vê se você consegue comprar sem PayPal xD O pior que pode acontecer é você não conseguir comprar xD

  15. Tenho uma dúvida. Moro na Alemanha e estou querendo enviar um hd externo para o meu pai no Brasil. Será que tenho chances de a alfândega nao taxar o produto se por exemplo envolvê-lo em livros?


Deixe um comentário

Categorias

