Publicado por: miwi | fevereiro 26, 2008

[Dica] Game Giveaway of the Day, um site legal para fãs indies sem um tostão =D

game_giveaway_logo.png  

Sou uma grande fã de feeds e de seguir links ad-aeternun: uma notícia cita algo de outro site, que novamente cita outro… é assim que eu acabo descobrindo algumas coisas realmente legais por aí.

Hoje foi um dia desses – descobri por acaso o site cujo logo está ali em cima, o Game Giveaway of the Day. Não é muito difícil imaginar o propósito dele, não é mesmo?

Se você gosta de jogos independentes, já deve ter visto pelo menos algum jogo que não era de graça – geralmente, esses jogos possuem um demo e uma versão completa que costuma custar em torno de 20 dólares.

Algumas pessoas se surpreendem com isso, como se o termo “independente” fosse sinônimo de “nós vivemos de sol e ar e por isso não precisamos de dinheiro”. Mas mesmos desenvolvedores independentes tem famílias para sustentar, e alguns desses jogos requerem uma atenção enorme, tempo e recursos de pessoas que às vezes têm nos jogos seu ganha-pão. Lembrando desse detalhe ao invés de pensar apenas nos desenvolvedores que fazem jogos por hobbie, fica fácil entender porque nem todos os jogos independentes são gratuitos.

O pesar é… existem jogos que você até quer jogar, mas nem sempre está disposto a pagar 20 dólares por aquele jogo, ou nem mesmo chega a conhecê-lo, já que “verba para marketing” é algo praticamente inexistente para a maioria dos desenvolvedores independentes.

Pois bem, o Game Giveaway of the Day vem justamente para agradar todo mundo. Ao conceber um projeto que consiste em disponibilizar durante um dia um jogo independente que, de outra maneira, você teria de pagar para poder ter a versão completa. É um desses raros casos de um projeto que propõe um verdadeiro ganha-ganha: o desenvolvedor  consegue divulgar seu trabalho, nós conseguimos jogar mais jogos!

Esse site tem um irmão, o Giveaway of the Day, que disponiliza softwares que, como o próprio site diz, “você provavelmente não pagaria para tê-los, mas adora tê-los de graça!”. Sabe aqueles programas que costumam ter alguma funcionalidade útil, mas que normalmente só possui versão shareware, dessas “você não pode gravar um CD com mais de 5mb com essa versão”? Pois é.

O serviço para downloads deles me pareceu bastante interessante, e pode vir a se tornar uma boa alternativa aos detestáveis rapidshare e megaupload (especialmente esse último… NUNCA consigo baixar dele, é impressionante!). Até mesmo o nome é simpático: Wikisend. Testei para baixar o jogo de hoje, e foi uma boa experiência: download a taxas excelentes para a conexão que eu tenho na casa dos meus pais.

Ou seja, 3 dicas: um site com jogos gratuitos, outro com softwares gratuitos, e de quebra, um serviço de hospedagem bastante interessante. Dêem uma conferida, vale à pena 😉 Provavelmente nem todos os jogos vão ser bons, mas pelo menos alguns devem ser interessantes… 🙂 Tem alguns jogos que eu até gostaria de ver ali, mas não vou manter minhas expectativas muito altas… 😉

Anúncios

Responses

  1. PQP! PQP de novo! Ninguém comentou esse post? Muuuuito obrigado pela dica, não conhecia nenhum desses sites. São bons não somente porque conseguimos jogos e aplicativos independentes ou de pequenas empresas gratuitamente (e assim não infringindo as leis), mas também porque podemos analisar os jogos lá de fora, conhecer as empresas, ver por quanto cobram cada produto e ler os comentários do público. Achei bem legal e também um local interessante para divulgar seus produtos. Dicas como essa são sempre bem-vindas!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: