Publicado por: miwi | abril 27, 2008

[Diário Gamedev] Um Projeto Sobre Cores – Brincando com o Cenário

Um dos problemas de ser um-exército-de-uma-mulher-só na hora de fazer os jogos é que eu acabo tendo de aprender sobre uma série de coisas sobre as quais não tenho conhecimento algum.

Por exemplo, estou tendo de aprender algumas coisas sobre desenho. Afinal, não tenho lá muito vontade de fazer um adventure-de-texto adivinhe-o-verbo, nunca joguei um que eu gostasse e isso me desanima a criar um. Logo, meu jogo precisa de imagens. Muitas imagens.

Simplesmente pegar uma folha de papel e desenhar estava fora de questão – coisas como perspectiva e anatomia básica e sombras são assuntos alienígenas para mim.

Mas, a necessidade faz a invenção, e resolvi tentar algo – estou gostando de mexer com desenhos vetoriais, e pensei que poderia tentar criar algo no Inkscape. Mas simplesmente sair criando formas NUNCA iria funcionar comigo. OK, talvez em alguns meses, depois de uns 1000 desenhos, eu consiga criar algo bem básico, mas eu pretendia criar meu jogo antes disso :p

Então, eu me lembrei de alguns desses programas decore-a-sua-casa: você faz a planta em 2D, coloca uns móveis pré-configurados e pode visualizar em 3D, escolhendo o melhor ângulo e tal.

Pesquisei um pouco e um que eu gostei e pareceu bastante razoável para o que eu quero (a única coisa a mais que eu gostaria que ele tivesse seriam mais opções de móveis e objetos, mas, enfim, dá para o gasto :p E um ou outro objeto dá para achar na net e dar uma rascunhada) é o Envisioneer Express 3.0.

Existem programas melhores, claro, mas alguns são pagos, outros eu não achei, outros tinham uma interface bizarra… :p

Enfim, depois de mexer um pouco, colocar alguns objetos e ajustar um ângulo legal, eu consegui esse cenário.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Sim, eu sei, minha casa não tem teto. Nem um chão. Mas como eu queria ele para referência, isso não faz diferença nenhuma :p

O que importa é que eu o abri no inkscape, e criei camadas para fazer meu desenho. Comecei fazendo o criado-mudo, seguindo as linhas do desenho. É incrível como até isso é difícil para alguém como eu, já que eu consegui alterar algumas perspectivas… algumas linhas que aparecem inclinadas nesse desenho vocês vão perceber que estão retas na minha versão…

Antes de mostrar o meu resultado, eu gostaria de comentar uma coisa: eu pensei em apenas mandar vetoriar essa imagem e usá-la em preto-e-branco. Sabe, não sei se vocês lembram, mas você pode colorir objetos no jogo, e o mundo é todo preto-e-branco, o que, bom, limitava minha escolha de cores 😮 Mas, usar essa imagem em preto-e-branco, mesmo vetorizada, criou um efeito muito, muito longe do que eu queria.

Eu queria um efeito estilo… livro-de-colorir, o que obviamente não foi o que eu consegui ao dessaturar a imagem acima.

O jeito foi copiar as linhas na mão mesmo, para criar algo mais próximo do que eu queria. Cheguei nisto, depois de alguns modificações aqui e ali, especialmente para colocar alguns efeitos em preto, já que utilizar apenas as linhas pretas estava deixando o cenário com uma aparência profundamente sem graça.

Atualmente ele está assim:
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Obviamente, sugestões sobre melhorias, programas, dicas, qualquer coisa, são muito bem vindas 🙂 Pessoalmente, dada a minha completa falta de experiência, prévio interesse e coordenação motora, estou bastante feliz com o resultado. 🙂

Também tenho trabalhado na trama, mas ainda não há nada que eu possa mostrar para vocês :p Mas estou escrevendo algo, so, stay tuned 🙂

Responses

  1. O P&B ficou mais legal que o colorido.
    Estou a espera do seu jogo.

    Abraços

  2. Miwi, tenta fazer imagens não vetoriais, use um photoshop e passe o pincel por cima das linhas desse desenho p&b, mas usando um picel mais estilizado… algo desse (http://creativemac.digitalmedianet.com/articles/viewarticle.jsp?id=34412&afterinter=true) tipo. Acho que isso pode ajudar a dar um visual de livro de colorir.

    Abraço!

  3. Pirata… tu não tem NOÇÃO de como eu desenho mal…

  4. rsrsrs…
    Bom eu não conheço muitos efeitos para usar em imagens, mas acho que existem alguns para “cartoonizar” o desenho que vc fez, daí ficaria com um efeito parecido com o do pincel.

    Se precisar avisa!

    abraços!

  5. Desenho… Tá ai uma coisa que por mais que eu tente, NUNCA sai nada que preste… xD

    Acho que é um problema generalizado para nerds /o/

  6. Ah se eu tivesse seguido meu sonho de ser arquiteta/desenhista ou algo do gênero , talvez poderia te ajudar…
    ou pelo menos ter continuado a desenhar…
    faz tempo que não faço isso…
    Mas o desenho tá legal, espero que ache o efeito que você queira 😀

  7. Eu recomendaria usar o sketchup pra criar a casa que você fez. Tem uma biblioteca vasta de objetos pra ele. Mas vai do gosto de cada um, hehe.

  8. Olá Miwi

    Gostei do cenário em P&B

    😀

    Já tem algum personagem rabiscado?

    🙂


Deixe um comentário

Categorias

