Publicado por: miwi | abril 28, 2008

Ajuda para encontrar um Distro…

Eu estou pensando em instalar um distro de Linux aqui no meu notebook.

Considerando que eu estou com o super problemático Windows Vista aqui em casa, até que demorou para eu pensar nisso.

Mas é que, entendam, eu estava traumatizada com o Ubuntu e o fato dele ter se desconfigurado todo e não conectar mais à internet depois de uma atualização do sistema… pô, brincadeira se eu não posso confiar que uma atualização do próprio sistema não vai desconfigurar de 1000 jeitos meu pc, né?

Aí o Vista resolveu fazer a mesma coisa e se esquecer o que era um driver de mouse usb depois de uma atualização… restaurei o sistema, desliguei as atualizações automáticas e passei a desprezar ainda mais o Vista. Poxa, é um Windows, eu espero que ele trave, faça coisas malucas, enlouqueça depois de eu instalar um programa qualquer, reinicie a troco de nada… mas sumir com drivers depois de uma atualização do próprio sistema é dose, né?

OK, na realidade eu queria testar linux no notebook desde que o comprei, mas e o medo de desconfigurar alguma coisa e não conseguir restaurar? Mas, depois de alguns sustos e probleminhas estranhos, acabei me convencendo que não, o Windows não precisa de ajuda nenhuma para se auto-destruir.

Só que… existem… MUITAS distribuições de Linux… MUITAS. E eu não sei qual escolher, nem como instá-la de maneira segura, isto é, que não vá detonar a parte do Windows xD Estou pensando em comprar um HD externo, isso seria mais seguro? (Penso em comprar um HD porque eu sou maníaca por espaço, não só por causa do linux xD)

Aí eu lembrei que, dentre os meus fiéis leitores, DEVE ter alguém viciado em Linux que se proponha a me ajudar, né? =D

Até porque, hoje em dia a maioria dos programas que eu uso são livres e rodam tranquilamente no Linux, so… :p E esses dias, pasmem, vi um programa que eu queria e só tinha para Linux. Não achei que isso aconteceria :p

Bom, aceito sugestões. Já digo que não quero o Ubuntu, porque foi ele quem me deixou na mão na última vez :p E uma das coisas que me deixou nervosa nele foi ter de ficar digitando para instalar alguns programas… gente, eu tenho PAVOR de prompt, vocês não tem noção. Eu posso programar 100 linhas de código sem problemas, mas digitar 2 comandos num PROMPT me deixa irritada, com calafrios… :p

O que eu queria dizer… gente, se vocês conhecerem algum distro (estava até dando uma olhada no DistroWatch, mas é muita coisa, me perdi xD Me interessei por um tal de PCLinux, pareceu dar bastante atenção à “usabilidade” que eu tanto senti falta no Ubuntu… que já era bem melhor do que o primeiro linux que eu usei, que era só… em modo texto…) que seja BASTANTE amigável… estou aceitando sugestões…

Sabe, algo que eu possa usar e usar sem ficar me preocupando em digitar porcaria nenhuma… digo, tá, eu sempre digito horrores xD Mas nada que eu precise ficar digitando para compilar… sério, gente, eu acho um HORROR ficar digitando e tendo de compilar programas para usar. Outro dia eu baixei um programa… que precisava ser compilado para ser instalado… ai eu fui olhar, e ele era em Delphi… PUTAQUEPARIU, PORQUE JUSTO NESSA COISA NOJENTA? Desisti, apaguei, joguei fora. Diabos.

Enfim, voltando ao linux. Sabem menus de contexto? Programas visuais, interfaces WYSIWYG? Pois é, se vocês puderem me recomendar algum distro assim, eu agradeço. Ele não precisa ser muito poderoso… acho… o que eu mais faço é ler textos, escrever, ouvir música, desenhar no inkscape, editar no Gimp… alguns programas que eu uso para fazer joguinhos só rodam em Windows, mas para isso eu ainda vou ter o Vista na outra partição… :p

Tenho um joguinho na cabeça, para um mini-constest do Adventure Developers, criei ele na aula de Mec-Sol… que eu achava que tinha ido bem na prova e descobri hoje que fiz umas cagadas grotescas… Ó, DIABOS.

E está chovendo canivetes por aqui.

Diabos, porcaria de segunda-feira.

E ainda por cima, tem feriadão.

(sim, vocês acabam de conhecer a única pessoa na face da terra que DETESTA feriadões…)

AGH.

Anúncios

Responses

  1. Bom se vc não quer ubuntu então não posso oferecer nada, talvez Debian?? Fedora??

    Eu comecei com o ubuntu e ainda não sai dele, e ja tenho tudo que eu preciso no pc sem precisar usar o terminal, foi só instalar e montar a lista com todos os programas que eu queria usar no synaptic…

    Fui tomar café, lanchar e depois do download completo e instalado ja tava pronto pra usar de verdade e pra valer.

    Bom tenta o Fedora, ele parece ser bem simples de usar e por ser uma distro famosa deve ser mais facil achar os programas ja compilados para ele… mas o mesmo vale pro ubuntu.

  2. Olha, se eu fosse você daria uma segunda chance ao Ubuntu =P
    Também passei por dificuldades como você e tinha pavor de linha de comando. Mas o Ubuntu atualmente acredito que seja a melhor distribuição pra quem não quer ficar se preocupando com detalhes linuxeanos.
    Tudo pra ele tem interface gráfica, você faz as coisas no console se quiser =P
    Fora que tem MUITA documentação caso você precise de ajuda.
    Aproveite que acabou de sair a versão 8.04 e de uma segunda chance pra ele =]

  3. Ah eu não curto Linux… Então nem posso dar dica…
    Já tentaram fazer com que eu aderisse a esse sistema mas eu gosto mesmo é do windows xD

  4. entaum, eu ja testei o Kurumin, e achei bem legal e facil d mexer, na realidade eu achei mais facil q o Ubuntu, pq esse também eu tive uns enorme problemas, entaum acabei desistindo depois d umas 10 tentativas… hauahau….
    mas na faculdade estou começando a mexer com o Debian e parece q ele é um dos que tem menos chances de dar esses erros grotescos, mas ainda não sei dizer se é verdade

  5. Eu comecei/uso o slackware, mais não recomendo, pois é ele é meio espartano, tudo tem que ser “feito na unha”, recentemente eu compilei e instalei o kde4, deu um trabalho… como nos comentarios anteriores eu diria ubuntu (instalei e e gostei, mais prefiro o kde do que o gnome, então se voce tambem gosta do kde eu diria kubuntu), uma outra distro bem legal e facil é o mandriva (ex mandrake), agora mudando um pouco de assunto, se quizer esperimentar o diabinho do Freebsd de uma olhada no DesktopBSD é bem facil 🙂

  6. Se você quer facilidade de uso, instalação e manutenção, além de ter um sistema operacional com todos os drives funcionando e em protuguês do Brasil como língua nativa, só pode ser o Kurumin. Na minha opinião a melhor distro para o usuário comum. O esquema de “ícones mágicos” (pequenos programas gráficos extremamente amigáveis para configurar e personalizar o sistema) é simplesmente fantástico e o conjunto de programas pré-instalados é muito completo e bem selecionado. Também é mais rápido e completo que o Kubuntu (o ubuntu que usa o KDE).
    Para completar é um live-CD com um instalador muito amigável.
    Outras distros nacionais que são recomendáveis são o DREAM-LINUX, o BIG-LINUX e o RESULINUX, todas muito boas também.

  7. Olha… Vc pode até achar uma distro mais user-friendly, mas vai chegar uma hora que vc VAI ter de usar o console, não tem jeito xD

    E de boa, depois de meis dúzia de comandos, a parada vicia /o/

    Curiosamente, instalei o linux no meu note esse final de semana. Infelizmente, não tenho como escapar dele, pois várias bibliotecas que preciso em diversos programas só tem pro pinguim…

    E teste a versão nova do ubuntu, que saiu semana passada, pq melhorou bastante! Foi a única que fez meu wireless funcionar apenas instalando um programinha deles! (e sem prompt! xD)

  8. Isso pode ser interessante pra ti =]
    http://contentconsumer.wordpress.com/2008/04/27/is-ubuntu-useable-enough-for-my-girlfriend/

  9. Realmente, beeeem legal esse post, Dadah! =D
    To quase terminando de ler aqui, bem legal xD
    E o cara acha as mesmas coisas que eu a respeito de algumas coisas… “pq nao dão uns nomes mais intuitivos para as coisas?”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: