Publicado por: miwi | maio 9, 2008

[Compartilhando] Programinhas e Extensões Batutas, parte I

Se você é um bom geek, você também deve ter seus momentos “esse desktop está tedioso, essa tarefa poderia ser realizada de maneira otimizada se eu instalasse uma extensão”, ou qualquer coisa parecida, certo?

Por exemplo, eu tenho uma pasta lotada de fotos de animais em altíssima qualidade – são fotos simplesmente lindas! Durante um bom tempo, este foi o meu papel de parede. Aliás, só de olhar para ele já dá vontade de colocar ele de volta! Mas eu resolvi que queria variar, para ver fotos diferentes no meu desktop.

Mas, ficar trocando manualmente o papel de parede não é exatamente a tarefa mais divertida do mundo. Então, depois de procurar um pouco, eu achei um programinha bem interessante para fazer isso: o John’s Background Switcher (bom, é difícil ser um nome mais direto do que dizer o que faz e quem o fez… mas, enfim).

Ele é bastante fácil de ser utilizado, além de ter várias opcões: você define quais imagens você quer, de quanto em quanto tempo elas devem variar, como elas devem ser ajustadas ao desktop… dá até mesmo para usar imagens em álbuns do Flickr, do Picasa

A tela do programa é bastante simples:

Mas te dá várias opções, até mesmo para quem usa mais de um monitor.

Eu acho bem interessante, apesar de só usá-lo para mostrar as imagens que estão na minha pasta de imagens, mesmo… ;p

Além disso, eu resolvi procurar add-ons (extensões) para o Mozilla Firefox, para me ajudar com as tarefas que eu realizo mais comumente.

Uma em especial eu estou usando neste exato momento: o ScribeFire. Ainda não posso dizer muito sobre ele, além de que ele tem uma interface bastante agradável, e é muito, muito fácil adicionar novas contas a ele… algo como “informe o seu site, próximo próximo, usuário e senha, próximo, finalizar”. Lindo.

Sem falar que ele tem menus de contexto, e menus de contexto são uma coisa linda de deus, juro!

Adicionei outras extensões também:

-> O Update Scanner. Uma das coisas que eu sempre faço quando acho um blog interessante é adicioná-lo ao meu leitor de feeds. É muito, muito irritante quando um site não tem feeds, ou eles esconderam um link em algum canto obscuro que eu não encontro nem mesmo depois de olhar todos os cantos da página… Pois bem, esse add-on promete verificar sites que me interessem sempre que eu quiser, poupando-me o trabalho de eu ir lá verificar. Ainda não o usei, porque não me lembrei de nenhum site que eu quisesse adicionar na lista, mas eu espero que ele funcione bem :p

Duas bem específicas para mim (no sentido de que eu acho que não são tantas pessoas que irão se interessar por elas):

– o MeasureIt, que tem uma funcionalidade muito, muito simples: você clica no ícone dele, que fica no canto inferior esquerdo do FireFox, seleciona uma área na tela e ele te diz qual o tamanho dela em pixels. Útil para quando eu quero uma imagem que caiba num campo específico, ou qualquer coisa assim.

FireShot, tira screenshots de páginas da web, e abre numa janela separada para você fazer pequenas modificações na imagem, como rabiscar, pintar uma pedaço, enfim, uma espécie de Paint :p Útil para quando eu quero mostrar alguma página para alguém e ainda dizer “olha isso que bizarro!”, fazer tutoriais ou mesmo para tirar screenshots de uma página inteira mesmo quando ela não aparece toda no browser sem rolamento – isto é, com uma altura maior do que a altura do seu browser o que é, bem, o caso da maioria das páginas por aí :p

E tem uma que revela meu lado “obscuro”, hahaha… :p o TorrentBar. É só uma barra lá em cima que faz busca de torrents em diversos dos sites mais famosos. É prático para quando eu estou atrás de um arquivo e não estou a fim de procurar em uma infinidade de sites diferentes….

Para deixar tudo mais bonitinho, instalei o tema Abstract Classic para o FireFox e estou usando o Windows Vista com cor vermelha, além de uma barrinha lateral com os widgets de tradução/sinônimos (prático para quando eu for traduzir um texto, porque eu geralmente empaco em uma ou outra palavra cujo significado eu não sei ou não sei traduzir… :p Além de um padrão do Windows Vista que me diz a temperatura e o tempo… daqui de Floripa… sim, eu sou preguiçosa demais para levantar minha bunda da cadeira e ir até a janela olhar o tempo lá fora, ALGUM PROBLEMA? :p

Abaixo, screenshots batutas do meu desktop atual:

Sim, o meu papel de parede atual é (ou melhor, era, porque agora ele já trocou…) uma foto de um pintinho. Novamente, ALGUM PROBLEMA? :p

E como ele fica com o FireFox aberto:

Aliás, uma dica para quem tem o Windows Vista: tem uma ferramenta que muita gente não conhece (aliás, eu descobri sobre ela uns dois dias atrás :p) chamada Snipping Tool. O que ela faz? Você chama o programa (recomendo colocar uma tecla de atalho para ela, é bem mais prático), seleciona a área que você quer no seu desktop, e ele abre uma janela onde você pode fazer edições bem básicas e salvar no formato que você quiser. Batuta, não? =D

Eu não sei se tem em alguma versão anterior do Windows, mas essa ferramenta que apareceu para mim esses dias pareceu bem interessante! 🙂

E vocês, que quinquilharias/programas/extensões de PC vocês colecionam? xD

EDIT: ressalvas, não descobri ainda como selecionar tags e categorias no scribeFire, e poderia ter uma hotkey para editar um post de um blog meu. :p No mais, ele atualizou a página bem rápido, e bem direitinho. xD

EDIT DE NOVO: descobri como editar a página, e é ridicularmente fácil… E como colocar tags e categorias também…. AMEI essa extensão xD

Responses

  1. Então! Eu não uso o firefox (exceto no linux, mas é só por causa de umas extensões, ja que uso linux 64-bit e o Opera não se dá tão bem com ele pra plugins)
    Eu uso o Opera mais ativamente mesmo… pra quem tem vale a pena dar uma olhada nos widgets. Dá pra achar eles a partir do menu do opera mesmo. tem várias coisas úteis lá 😉

  2. COMO EU FAÇO PRA INSTALAR PAPEL DE PAREDE NO OPERA???]
    ME AJUDE POR FAVOR….

  3. me respode por favor


Deixe um comentário

Categorias

