Publicado por: miwi | maio 15, 2008

[Lista] Os Blogs que eu Leio, parte II

Essa era para ser uma coluna semanal, mas já faz umas duas semanas que eu postei a primeira parte, não é mesmo?

O que eu posso dizer? Culpem a prova de Sinais e Sistemas Lineares I, que é na terça feira e tem ocupado quase todo o meu tempo desde semana passada :p

E, também, eu estava na dúvida sobre quais blogs colocar aqui. Ainda estou, na verdade. Mas, tudo bem, vamos ver se a seleção de hoje ficou legal :p

BLOGS NACIONAIS

#06 – Ponto V

Verdade seja dita, eu dificilmente leio todos os posts, já que a maioria é bastante técnica na parte de OpenGL e eu não tenho paciência tempo para estudar isso nos últimos tempos… mas eu realmente preciso recomendar esse blog: para quem tem interesse em estudar isso, o blog é um prato cheio, já que o Vini é um excelente professor – não é à toa que atualmente ele está dando aulas :p

Esse blog e seu autor merecem estar nas primeiras edições dessa lista (que vai ser GRANDE… ;p ) por serem um marco na minha vida “blogueira”… o Vini foi uma das primeiras pessoas que eu “conheci” na blogosfera, e que eu costumo atazanar no GTalk: “Vini, como que eu faço isso no Java…?”. Ele tem uma paciência praticamente infinita para explicar coisas que ele entende, como programação, especialmente OpenGL e Java.

Além disso, ele também tem interesse pela área de Game Design, o que quer dizer que nós sempre temos assunto para conversar ;p Embora ele raramente fale sobre isso em seu blog, quando fala, ele fala bem. Além de me apoiar no movimento “por mais discussões de game design em fóruns brasileiros”, como vocês podem ver aqui.

E como eu admiro ele para caramba, acho melhor parar por aqui porque senão vira babação de ovo… ;p

#07 – Tupinihon

Outro blog de um cara que eu admiro bastante, o Kishimoto. E é outro cara maníaco por programação, ao ponto de já ter escrito um livro a respeito. Já fez diversos jogos, que constam em sua gameografia que carece de links para os jogos em si, ein? :p

Mas, eu preciso pegar no pé dele, sério mesmo. E a série “Gamedev é…”, ein? Eu quero mais! Para depois imprimir e colar num álbum de figurinhas. :3 OK, talvez não.

Se você se interessa por gamedev, assine-o. Ele sempre comenta sobre diversas área de desenvolvimento de jogos, especialmente quando surge alguma novidade – por exemplo, quando surgem contests, novas edições de alguma revista digital de desenvolvimento de jogos, etc.

Aliás, ele próprio fez um contest, sobre a arte de Assassin’s Creed. Eu até participaria, mas eu não quero humilhar os outros participantes com minhas super habilidades em desenho, sabe? ;p NOT. Se você ainda não conferiu, vá lá dar uma olhada! Numa dessa você ainda fatura um prêmio legal de Asssassin’s Creed ;p Mas vai logo, que o Contest vai só até o dia 31 de maio!

#08 – Cuba Games

Eu sei, eu sei… eu tinha falado que iam ser dois blogs nacionais e três internacionais dessa vez, mas… depois desse post, eu tinha de mencionar o blog deles, para agradecer a homenagem/tiração de sarro com a minha cara deles… :p

O blog é de uma empresa incubada em Curitiba, e que agora conta com uma sede própria e que já foi até vítima de macumba por parte da concorrência…

Olha, eu nem deveria ter que falar muito a respeito deles. Só o fato de você poder brincar com o mascote da empresa no banner do site já valeria a visita, sério. Os posts de lá geralmente são muito bem humorados (como vocês devem ter percebido pelos dois posts linkados acima…), e contam com diversos posts interessantes para quem se interessa em trabalhar na área, desde “como tal coisa funciona por aqui”, conselhos, comentários a respeito de coisas que eles acham interessante, etc.

BLOGS INTERNACIONAIS

#09 – Applied Game Design

Esse blog eu conheci há pouquíssimo tempo, mas já é um dos meus favoritos. Trata-se do blog da Brenda Brathwaite. Sim, uma mulher. E não é QUALQUER mulher: trata-se de uma das mulheres mais respeitadas do meio, e provavelmente é a que se encontra mercado há mais tempo, tendo trabalhado em mais de 22 títulos e atualmente dá aulas de Game Design na faculdade de arte e design de Savannah. Eu não preciso mencionar que eu idolatro a mulher e por mim construiria um altar para ela, preciso? É um dos meus maiores ídolos nessa área, sem sombra de dúvida.

Foi no blog dela que, aqui, eu ouvi falar sobre Dani Bunten pela primeira vez, e por quem me interessei tanto a ponto de traduzir um de seus textos.

Eu leio seus posts de maneira quase voraz – quase a considero minha “professora”, de tanto que eu prezo pelos pensamentos que ela coloca em seu blog. Ela é alguém cansada de certas repetições dos jogos, de certa falta de criatividade, e que não hesita em expor seus pensamentos sobre os mais diversos temas de Game Design.

Se você tem algum mínimo interesse em desenvolver jogos, LEIA o blog dela. Seja pelos conselhos que de vez em quando aparecem, seja pelos pensamentos a respeito da área, o blog dela vale muito à pena. Pago pau sem vergonha nenhuma para seus artigos :p

#10 – Brainy Gamer

Assinei o feed desse blog há algumas poucas semanas, e só fui lê-lo com atenção há alguns dias. É um blog diferente dos outros que eu coloquei nessa lista até agora por um motivo bem simples: ele NÃO é um blog de um desenvolvedor de jogos.

Mas, o Brainy em seu nome não está à toa – tem alguns dos comentários mais interessantes sobre jogos que eu tenho lido. Ele comenta sobre jogos de uma maneira crítica e observadora como eu vi em poucos sites por aí.

Um post recente que me fez sorrir foi esse aqui, sobre como ele estava tentando jogar GTA IV há alguns dias, mas simplesmente sempre aparecia alguma coisa para tirar a atenção dele antes… o meu trecho favorito é esse aqui:

[…] so I thought it might be fun to re-read Edge Magazine’s recent cover story on the making of the game. Big mistake.

The article immediately preceding the GTA piece is a short feature on David Braben’s Frontier Developments studio and their new game LostWinds, one of the release titles for Nintendo’s new Wii Ware download service. You probably already know where this is going. I downloaded the game, and I’ve been playing it non-stop all evening.

Embora esse post aqui, sobre os níveis de dificuldade em The World Ends With You, provavelmente mostra melhor o que eu estou dizendo sobre comentários interessantes a respeito de jogos.Ou ainda esse aqui, sobre atritos em comunidades gamers.

Ufa, e acabamos a parte II aqui. Espero que vocês gostem dos blogs 🙂 Vocês podem ter certeza de que eles foram selecionados com muito carinho xD

Responses

  1. Heheee, muito obrigado pelo link e a respeito do post do “seu videogame”. Foi batata, abri o Technabob, que sempre tem alguma coisa nerd gamer (uso bastante para o MeioBit Games) e vi aquilo, não deu outra :D…

    Ah sim, sem querer chato, não somos mais incubados, agora estamos dando a cara a tapa no mercado de trabalho. É difícil, ô como é…

  2. Thank you very much for featuring my blog. I’m very happy to know you enjoy my work, and I hope I will continue to keep you interested. Sadly, I don’t speak Portuguese, but I was able to translate via Google and read your kind remarks. Thanks again!

  3. Poxa, até me emocionei agora. 🙂

    Muito obrigado! Infelizmente, estive bastante sem tempo e meu blog ficou um pouco parado. Mas esse final de semana já posto um artigo por lá e creio que poderei voltar ao ritmo semanal que os leitores estão acostumados.


Deixe um comentário

Categorias

