Publicado por: miwi | maio 19, 2008

[Lista] Plugins Interessantes e Obscuros do WordPress

OK, eu não vou comentar sobre o Akismet e o Adsense-Manager, já que está todo mundo careca de conhecer esses plugins que aparecem em toda santa lista de “plugins que eu uso no meu wordpress”… e com razão, já que eles costumam ser muito bons… OK, ando meio brigada com o akismet, mas o Adsense-Manager é muito bom ;p

Mas existem alguns plugins que eu quase não vejo as pessoas falando a respeito e que são excelentes e muito, muito úteis.

Gente, eu sei que o foco do blog é games, mas eu acabei de me mudar para um servidor e passei o final de semana fuçando no wordpress, e achei que seria útil compartilhar os plugins relevantes que eu encontrei, não? ;p

Dois deles eu descobri no blog do Cobalto (que, por acaso, é um dos apelidos do meu namorado… mas, isso não vem ao caso ;p Coincidências da vida…): O OneClick-Installer e o WordPress Automatic Upgrade.

O OneClick-Installer mudou a minha vida. E olha que eu só estou com ele aqui há uns quinze minutos ;p Baixe o plugin e instale-o no seu servidor, baixe a extensão para o FireFox, configure a extensão para apontar para o plugin no seu servidor (Ferramentas -> Complementos -> Extensões -> One-Click Installer for WordPress -> informe o url, provavelmente algo como {blog url}/wp-admin/index.php?page=oneclick/oneclick.php ) e… pronto.

E você se pergunta… ok, e agora? Bom, procure um plugin qualquer (dê uma olhada no diretório do WordPress, sei lá) e, ao invés de baixar o plugin, clique com o botão direito. O menu de contexto do firefox vai aparecer e uma das (muitas, se você for maníaco por extensões como eu) opções vai ser OneClick Install -> plugin. Você clica e… pronto. Sério. Agora é só ir na parte de plugins e ativar o plugin – aliás, como esse plugin é uma coisa linda de deus, ele já vai abrir a parte administrativa do seu site numa aba para você, para facilitar o seu trabalho de ir até a parte de plugins para ativar o plugin.

Sim, só isso. Aquela coisa chata de baixar o plugin, abrir o gerenciador e fazer upload? Nunca mais! =~ Caso você não use o firefox, não tem problema! É só ir no site oficial e baixar, é de grátis.

OK, vou considerar a opção de você ser como a minha melhor amiga e ainda estar usando o Windows MErda edition e ter problemas bizarros ao tentar usar o Firefox. Nesse caso, você pode instalar plugins e temas indo até o seu Dashboard, ir até OneClick Installer e selecionar o arquivo, esteja ele no seu computador ou fornecendo o endereço web dele. Não tão simples quanto com a extensão do FireFox, mas acho que ainda é mais fácil do que ficar abrindo o gerenciador de arquivos…

O WordPress Automatic Upgrade é outra ferramenta legal: torna a tarefa de atualizar seu wordpress muito, muito mais simples 🙂 Se bem que eu não sei como andava a necessidade disso nas últimas versões – pelo menos para atualizar plugins o WordPress é perfeito: é só clicar em atualizar quando a parte de plugins diz que há uma nova versão disponível e… pronto.

Para atualizar com o WPAU, basta instalar o plugin (a extensão do firefox não deu muito certo aqui, mas isso se deve ao fato deles usarem um gerenciador de downloads esquisito… de qualquer maneira, bastou baixar o plugin e colocá-lo no OneClick Install, no Dashboard) e ir em Manage -> WordPress Automatic Upgrade. O resto é next, next, pronto ;D E ele ainda faz backups da sua base, para o caso de dar alguma merda na hora de atualizar.

Outro que se mostrou bastante útil foi o broken link checker – especialmente porque, na hora de importar, o wordpress alterou alguns URLs de maneira bizarro, o que acabou deixando alguns links quebrados. Por isso, baixe o danado diretamente aqui, instale-o (de preferência com o OneClick Installer, yey!) e, para verificar os links quebrados, basta ir em Manage -> Broken Link Checker. E lá mesmo você já pode editar os links quebrados, sem precisar abrir o post do link nem nada.

[ad#ad-5]

Um que é um pouco mais conhecido, mas que eu adoro e resolvi comentar assim mesmo, é o Related Posts. Afinal, eu adoro entrar em um blog e, ao ler um artigo, ver outros posts do blog relacionados a ele. Por isso, fica aí a dica, e não se esqueça que esse plugin precisa de uma biblioteca extra para funcionar, a Post-Plugin. Se você já instalou a extensão e o OneClick Installer, bastam meia dúzia para instalar e ativar os dois plugins. O plugin Related Posts pode ser baixado diretamente aqui, e a biblioteca Post-Plugin pode ser baixada diretamente aqui.

Esse eu já conhecia, e vi de novo aqui. Na primeira vez que eu tentei instalar não deu certo, mas agora com o OneClick ele foi redondo, redondo. Trata-se do Ajaxfied Expand Post Now! plugin, que… oras, vocês não vão imaginar, mas ele expande os posts usando Ajax. Sério. E o que isso significa de prático? Bom, se você acessou o site pela página principal e clicou em “More…” ou “Continue lendo…”, deve ter percebido: ele não abre uma nova página, mas carrega o restante do post na própria página principal. Bem mais rápido, não? É o que eu chamo de agradar a gregos e troianos: agrada quem não gosta de uma página inicial lotada de posts IMENSOS (como eu… odeio ficar rolando e rolando a página para ver todos os posts da página inicial…) e agrada quem não gosta de carregar uma nova página inteira para continuar a ler. Baixe-o aqui. (Se você está lendo este post muito tempo depois dele ter sido publicado, visite o site oficial do plugin para ver se não há uma versão mais nova disponível).

Outro que eu achei interessante foi o WordPress Ratings, para dar notas aos posts. Gostaria de ter tido esse plugin desde o início do blog, sinceramente – poderia ter me ajudado a ver por quais posts o pessoal mais se interessava, além de ser mais fácil do que comentar, e eu sei que tem muita gente que morre de preguiça de comentar em todos os posts(*guilty*). Você pode baixá-lo aqui, e para colocar a pontuação em um lugar qualquer da sua página, basta ir no editor de temas e colocar a seguinte linha (a página inicial é o Main Template, a página que tem um único post é a Single Post [não diga, MiWi…]) onde você quiser mostrar o sistema de notas:

<?php if(function_exists(‘the_ratings’)) { the_ratings(); } ?>

Para colocar como aqui no blog, logo depois do post, coloque depois dessa linha:

<?php the_content(‘Read more…’); ?>

(ou algo parecido, talvez o Read More seja um Leia Mais, mas, enfim, vocês pegaram a idéia ;p)

E para dar um certo espaço, para não ficar tudo grudado no final do post, coloque alguns <br> entre o código e esse read more que ele vai pular algumas linhas antes de colocar o sistema de notas. Eu uso dois <br>’s, casos vocês queiram uma noção de espaco :p

Para verificar tudo referente aos Ratings, basta ir no menu de… Ratings. Quando você ativar o plugin, vai aparecer um menu ENORME na mesma linha de Manage, Design, etc. Lá você pode ver as notas mais recentes, por quem – no caso de ser alguém que já tenha comentado, mudar certas preferências de visualização (por exemplo, eu poderia usar um sistema com números, com um coração para o caso de você ter gostado do post, para um checkzinho verde e um X vermelho…), e na parte de widgets, se você tiver ativado o widget desse plugin, você pode colocar na sua barra lateral uma lista com os posts com melhores notas, por exemplo. Eu pretendo fazer isso assim que mais posts tiverem alguma nota. ;p

Bom, é isso =D

Recapitulando, para o caso de ter alguém com preguiça de ler tudo:

Responses

  1. Otimo artigo e parabens pelo .com!
    os que eu gosto são
    Wordpress Ratings
    Related Post
    OneClick Installer eu não conhecia parece ser muito vou instalar ele agora mesmo, valeu pela dica 😉

  2. Miwi, muito obrigado pelo WPAU! Eu demora semanas para atualizar o WP por causa da demora de fazer o upload de tudo. E nunca fui atrás de um plugin pra isso.

    Te recomendo Subscribe to Comments, que permite que os leitores “assinem” os posts e sejam notificados quando houver um novo comentário.
    http://wordpress.org/extend/plugins/subscribe-to-comments/

    Ah! Este tema está bem melhor que o outro. 🙂
    Bem bonito mesmo.

  3. Ah! Você ainda está com a página de “About” exemplo do WP. 🙂

    Outro plugin bacana e pop é o WP Contatc Form.
    http://www.douglaskarr.com/projects/wp-contactform/

  4. fantásticos estas dicas, mas faltou o essencial, instalei o o plugin e agora ? tem que alterar algo no tema ?


Deixe um comentário

Categorias

