Publicado por: miwi | maio 27, 2008

[Demo] Penny Arcade – On the Rain-Slick Precipice of Darkness

Quem me acompanha há algum tempo já deve ter percebi que eu estava esperando muito por esse jogo, especialmente por causa desse post, revelando meu hype pelo jogo.

Na época, me cadastrei no site que iria vendê-lo, o GreenHouse, e fiquei esperando receber um e-mail quando lançassem o jogo.

Para minha surpresa, descobri por acaso, enquanto lia meus feeds, que o jogo já fora lançado há cerca de 6 dias – e nada de eu ter recebido o maldito e-mail!

Fui correndo baixar o demo, que está disponível para Mac, Linux e Windows (e também na Live, mas há quem diga que esse jogo está bloqueado para o Brasil, so…)

As primeiras impressões sobre o demo do jogo você confere logo abaixo – a review completa você confere assim que eu comprar o jogo, que deve demorar um pouquinho já que eu estou meio dura esse mês… sabem, servidor, domínio, tudo em dólares… ;p

O que me chamou a atenção? O fato do jogo ser tão bonitinho quanto o que era visto nas screens que foram divulgadas – a sensação de estar jogando dentro de um dos webcomics de Penny Arcade é bem real, especialmente com as cutscenes em forma de histórias em quadrinhos.

O jogo começa com uma tela para que você crie seu personagem – com opções um pouco limitadas no demo, claro, mas eu consegui criar uma personagem muito, muito fashion, com direito a… sapatos combinando com a gravata – olha, é o mesmo tom de roxo!

[singlepic=20,500,,,]

Começando o jogo, você logo é surpreendido por um misterioso narrador com um senso de humor bastante… estranho. Não que eu esperasse algo diferente dos criadores de Penny Arcade, claro. O jogo começa de maneira tranquila, você adquire sua primeira arma – e única, no demo. Mas a calma é interrompida por… um robô gigante! Seguido de perto por duas criaturas estranhas e de cabelos fora-de-mora,também conhecidos como Tycho e Gabe.

O demo acaba muito rápido, mesmo considerando que eu demorei para jogá-lo, já que ficava tirando screenshots para ilustrar este post. Acaba realmente MUITO rápido. Mas serve para você ter uma idéia de como é o jogo, especialmente sobre o seu sistema de batalha.

O sistema, aliás, lembra bastante aquele usado por Chrono Trigger: cada personagem tem uma barra que vai se enchendo e, quando ela está completa, você pode atacar. Só que você tem um ataque comum e um ataque especial, e cada uma dessas barras tem um tempo para encher – não cheguei a ver se a barra de inventário também precisava de tempo para ser preenchido, na realidade.

É um sistema de batalhas que eu gosto, especialmente com os momentos “soque o teclado”, como no ataque especial do Gabe que requer que você pressione a tecla de espaço repetidas vezes para conseguir realizar um ataque.

O jogo tem alguns problemas, porém: em alguns momentos existem “slowdows”, o que é SEMPRE chato, embora eu não tenha certeza se isso ocorreu por causa do jogo ou porque a minha placa de vídeo é uma tosqueira on-board…

Fora isso, os personagens aleatórios que ficam correndo de um lado para o outro desesperados no início do jogo dizem todos AS MESMAS COISAS. Poxa, custava fazer umas frases diferentes e engraçadinhas para cada um deles? Nem eram tantos… e como o humor dos criadores é um dos pontos fortes do jogo, eu realmente esperava que eles usassem toda e qualquer oportunidade para jogar mais piadinhas do jogo…

Ainda assim, acho que o narrador, Tycho e Gabe já colocam bastante humor no jogo… ;p Especialmente o narrador, que te acompanha do início ao fim do demo.

O jogo possui várias coisas para destravar, o que é legal para estimular os jogadores a fuçarem todos os cantos do jogo – ao menos eu acredito que sejam várias, embora no demo só seja possível destravar uma concept art e uma música (que pode ser tocada enquanto você está na agência).

Apesar de relativamente curto, sua duração é, em parte, justificada: trata-se de um jogo “episódio”, tal qual as novas aventuras de Sam & Max produzidos pela Telltale. Ainda assim, é provável que muitos gostariam de um jogo um pouco mais longo pelos seus 20 dólares.

Ainda assim, recomendo – mas não se deixe levar pelo que eu acho, aproveite as maravilhas de hoje para baixar o demo e ver o jogo por si mesmo ;p

Bônus (proveniente dos comentários, valeu Draken =*): Penny Arcade arrecadou 330 mil dólares na sua estréia na Live Arcade, um recorde para o sistema, segundo o Kotaku.

Pontos Positivos:

– Belos cenários e personagens, além de cutscenes que realmente parecem desenhadas

– Sistema de Batalhas interessadas, por turnos mas não tão parado quanto outros do gênero

– Customização do seu personagem, que pode ficar com a sua cara (ou não)

– Narrador com um senso de humor estranho

– Penny Arcade!

Pontos Negativos:

– Muito curto (tanto o demo quanto o jogo completo)

– Slowdows

– Pouca variedade de falas para os personagens menos importantes

– Há pouco para se fazer no demo além de destruir latas de lixo e lutar contra robôs urinadores

Galeria de Imagens:

Responses

  1. Eu achei o sistema de combate mais parecido com o da série Mario & Luigi, mas tanto faz. 😛 Eu achei o demo legalzinho, mas não pagaria 20 reais pelo jogo completo. Os gráficos são bonitinhos (achei legal como transformam o seu personagem em desenho :P), a jogabilidade é divertida e o jogo tem personalidade (tirando as repetições), mas não sou muito fã do penny arcade, talvez por isso não tenha achado muita graça. Nada muito especial para mim, prefiro gastar o dinheiro com Mount&Blade, prometi a mim que ia comprá-lo. 😛
    Ps: Não reparei em nenhum slowdown enquanto jogava.
    Pps: A melhor parte da demo foi quando descobri, depois de jogar a laranja para os robozinhos, o que era aquele movimento que eles faziam o tempo todo. xD

    Bônus: o jogo arrecadou mais de US$330,000 em sua estréia na live arcade, a melhor já registrada no sistema. Fonte: kotaku.com

  2. Ah eu não baixei ainda xD

    Ver se deixo fazendo o dl hoje^^


Deixe um comentário

Categorias

