Publicado por: miwi | junho 10, 2008

Discussão: WiiWare vs Indies… opa, não era para ser WiiWare + Indies?

Eu estava dando uma lida nos meus feeds (aliás, minha mania de assinar todos os feeds que vejo faz com que eu nunca consiga ler todos, especialmente os internacionais…), quando me deparei com essa notícia sobre um desenvolvedor que teve sua tentativa de virar desenvolvedor do WiiWare negada.

O Xiotex Studio trata-se de um estúdio de um desenvolvedor só, que já está na área há cerca de dez anos… embora nunca tenha trabalhado em nenhum BlockBuster, já participou do desenvolvimento de diversos jogos de PS1, GameCube e até mesmo de Wii.

Ainda assim, tudo o que ele conseguiu foi uma resposta genérica da Nintendo, dizendo (coloco aqui a original, depois comento em português):

“Thank you for your interest for Authorized Developer status for Wii. We
have completed our evaluation of your application and are unable to offer
your company Authorized Developer status at the present time.

In evaluating developers, Nintendo looks for relevant game development
experience. In addition, Nintendo looks for secure business facilities,
sufficient equipment and staffing, financial stability and other
attributes that would distinguish the developer.

Nintendo provides Authorized Developers with highly confidential
information and many of Nintendo’s Licensees rely on recommendations and
referrals by Nintendo to Authorized Developers. For these reasons,
Nintendo exercises a very high level of discretion in approving only a
select number of applicants.

In accordance with our policies, we are not able to re-evaluate requests
for developer status for at least six months. Again, we appreciate your
interest, and welcome any questions or concerns you might have regarding
this decision.

Best regards,

Software Development Support Group & Licensing Department
Nintendo of America & Nintendo of Europe”

Basicamente, você precisa ter uma verba razoável, um escritório, etc, para poder ser aprovado, já que aparentemente a Nintendo seleciona apenas um poucos times para fornecer os kits.

É como se eles dissessem “OK, nós queremos dar uma chance aos pequeno-desenvolvedores, mas desde que esses pequeno-desenvolvedores sejam times de 20 a 50 pessoas com um orçamento na casa das centenas de milhares, talvez alguns milhões”.

Espero, e o pequeno desenvolvedor DE VERDADE? Não digo pessoas como eu e alguns de meus leitores, mas um time pequeno… vamos dizer que a Cuba Games, por exemplo, continuasse a se expandir e resolvesse fazer um jogo para o WiiWare. Será que eles conseguiriam? Alguns estúdios brasileiros já conseguiram licença para desenvolver para o Wii e para o DS, mas será que esses mesmos estúdios conseguiriam licença para o WiiWare?

Embora a Nintendo goste de chamar o WiiWare de uma oportunidade para os desenvolvedores independentes, a Microsoft e a XBLA estão dando um banho nesse aspecto, ainda mais com o XNA e as XNA Challenge para motivar desenvolvedores, especialmente estudantes. A desvantagem da XBLA é, como quem tem um XBOX 360 já deve ter percebido, que a grande quantidade de títulos disponíveis faz com que muitos deles sejam porcarias e você tenha de “pescar” os bons jogos…

Mesmo a PSN, que provavelmente tem os kits mais caros (incluindo devkit, licença, yada-yada-yada), já tem um jogo desenvolvido por uma única pessoa… e, pelo que dizem, é bom – trata-se do Everyday Shooter. Porque a Nintendo se nega a ceder licença para um estúdio de uma pessoa só, então? É porque ele não tem um escritório comercial? Por estar sozinho?

Enquanto isso, a Microsoft faz um concurso que vai oferecer algumas prêmios da ordem de 20.000 a 50.000 dólares e licenças de contrato para desenvolver para a XBLA… sem exigências, basta desenvolver um bom jogo usando XNA 2.0. ISSO é o que eu chamo de oportunidade para desenvolvedores, especialmente desenvolvedores sem grana, sem experiência em desenvolver para consoles, mas que tem capacidade para fazer bons jogos.

A Microsoft e a Sony já aprenderam muito com a Nintendo (e com a Sega :p), mas acho que está na hora da Nintendo prestar atenção à algumas coisas que suas concorrentes estão fazendo direito…

Eu? Eu estou pensando em aprender XNA. :p Futuramente, quando eu voltar a ter tempo… talvez daqui a uns 10 anos… er, enfim

Anúncios

Responses

  1. Olá.

    Realmente é um pena que a Nintendo esteja fazendo uma coisa destas, tem gente por ai que vale por uma equipe inteira. Imagina, você tendo de fazer sozinho sons, Imagens, história, etc…

    Por algumas a Microsoft ainda impressiona, quem sabe o mundo Open-Source ainda vá aparecer em equipamentos e consoles? Poderia ser uma revolução ou somente mais um sonho!

    Até mais.

  2. É, pelo jeito o papo de “Plataforma para desenvolvedores independentes” é mais algo do tipo “Platafoma para médias e grandes empresas desenvolverem jogos menores”.

    Triste. A nintendo anda cometendo uns erros ultimamente (online, alguém sabe realmente o que é isso em um jogo nintendo?). Espero que ela melhore.

    o/

  3. Parece que nesse aspecto a Nintendo está por fora. Hoje em dia tem muito desenvolvedor bom que “trabalha” sozinho e faz games ótimos.

    Triste saber que a Nintendo não está apostando tanto nos Indies… :-\

  4. Olha, essa sempre foi a política da Nintendo. Nunca foi fácil conseguir um devkit deles, e pra ser licenciado mesmo tem que passar por uma análise bem chata.

    Tudo que eles querem saber é se a sua empresa vai estar viva mesmo sem assinar contrato com eles, sem mencionar o cumprimento de prazos e tudo mais. Sem grana, as empresas perdem funcionários, pra depois perderem prazos, pra depois cancelarem títulos.

    Talvez o problema desse cara tivesse sido realmente “Sou uma empresa de um homem só e pago as coisas do meu bolso!”.

  5. Bom, eu acho que estamos num cenário totalmente novo, vai levar tempo para todas as empresas se ajustarem a um novo modo de ver as coisas.

    A nintendo sempre teve uma visão bem diferente (eu diria até à frente) dos concorrentes e suas plataformas são perfeitas para os tipos de jogos que são comuns ao desenvolvimento independente, por isso acredito que com o tempo essa campanha tende a melhorar. É só questão de tempo.

    Eles não podem acertar em tudo sempre xD


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: