Publicado por: miwi | julho 6, 2008

Bioware, ajudar os jogadores tu não quer, né?

Uma das coisas que eu gosto dos jogos de XBOX 360 é que os jogos que me interessam dele costumam ser lançados para PC também. Leia-se BioShock e Mass Effect.

OK, isso provavelmente não irá acontecer com os JRPGS que serão lançados, como Infinite Undiscovery, mas eu ainda não quero pensar no futuro.

A questão é… eu fiquei bem feliz quando vi que Mass Effect seria lançado para PC. Esses dias acabei vendo-o na Saraiva por 100 reais e minhas mãos começaram a coçar para comprá-lo.

Pensei com meus botões, “OK, vou jogar o demo e se o jogo for tão bom quanto eu acho que ele é, eu venho comprar o jogo aqui.”

Que ingenuidade!

Procurei por “Mass Effect Demo” e tudo que eu consegui… foram vídeos.

Fui no site oficial, na seção de downloads. Avatares, wallpapers, mas nada de demo.

Dei uma olhada no forum, ao que o rapaz que perguntou sobre um demo para o jogo na XBLA foi respondido por um delicadíssimo troll: “A Bioware já falou que só vai pensar em demo depois do jogo estar pronto, e demo para que, se eu já sei que quero o jogo?”.

OK, que bom para você, cara-pálida. E o resto dos seres humanos que não tem certeza se irão gostar de um RPG americano com sexo inter-racial? Ein, ein?

Deixe-me ver se eu entendi: eu, uma potencial compradora do jogo ORIGINAL, tenho de fazê-lo sem saber se o jogo vai rodar no meu pc (ou melhor, no do meu namorado, mas isso não vem ao caso), se eu vou gostar do estilo do jogo… enfim, tenho de comprar baseada apenas em reviews, vídeos e imagens?

OK, se fosse um jogo de Wii, que não tem um sistema de demos, eu até iria entender.

Mas, porra, eu devo ser muita ingênua, porque eu não acho razoável que um jogo para PC, nos dias de HOJE, seja lançado sem ter um fucking demo para que os possíveis compradores possam ver se o jogo é bom ou não.

Aí eu lembrei… ei, não era Mass Effect que ia ter um novo sistema de validação online? É, ia ter que validar a cada 10 dias e tal… aí os caras se deram conta da idéia de jerico (sem dúvida eles perceberam isso depois do enorme “Pfffffft” que se ouviu quando a notícia veio a público) e resolveram que você não ia precisar validar a cada 10 dias, só na instalação e em até três computadores diferentes.

OK, vamos recapitular: eu não posso jogar antes, a menos que eu seja uma pessoa sociável e que tenha um amigo que já tenha o jogo para que eu possa ficar na casa dele, jogar umas 3 horas e então decidir se eu quero o jogo ou não.

Olá, pessoal, de uma maneira geral, gamers de PC não são exatamente as pessoas mais sociáveis do mundo! Não, a sua guilda em World of Warcraft NÃO conta como sociabilidade!

Mas, digamos que eu seja uma pessoa otimista e resolva comprar o jogo mesmo assim. Jogo um pouco e descubro que não tenho “saco” para esse tipo de jogo. Beleza, ein?

Ah, vou tentar vender, então. Mas é melhor eu avisar para o comprador que ele só irá poder instalar o jogo em dois pcs, porque eu já gastei uma validação no meu jogo.

Genial.

Eu até tenho condições de jogar um pouco do jogo – um amigo meu tem a versão do XBOX 360, e ele anda louco para jogar um pouco do Wii, dava para tentar fazer uma troca de final de semana e ver como é o jogo. Mas, sinceramente? Perdi a vontade. Não estou a fim de me contorcer porque a Bioware não fez a parte dela.

Sabe, Bioware, na próxima vez que você quiser combater a pirataria, eu tenho uma sugestão: ao invés de assumir que o seu público se divide em dois tipos: os fãs alucinados que irão comprar seus jogos só pelo nome e os pirateiros malditos que irão baixar o jogo via torrent e que vocês devem dar algum jeito absurdo de estragar a diversão do segundo tipo, que tal pensar que talvez, assim, existam pessoas dispostas a comprar o jogo depois de, assim, testá-lo?

Se alguém me apontar o link para um download do demo do jogo, juro que engulo tudo o que disse.

Mas, até lá, vai tomar no cu, Bioware.

Anúncios

Responses

  1. Não sei se serve de ajuda, mas o jogo é incrível. Muito bom mesmo.

  2. Hum… Demo de RPG é algo meio raro, não acha? Tudo bem, falha de Bioware, até FFVIII tem demo. Mas as verificações online e a limitação é necessária para garantir a propriedade intelectual deles, não concorda? Se bem que vai ser pirateado de qualquer forma. Estranho que esse tipo de proteção geralmente vem em jogos multiplataformas, como Bioshock, Alone in the Dark e Mass Effect. Vai ver que as publishers que trabalham com esses games esqueceram como é o mercado dos pcs… aliás, acho que fora Valve e Blizzard, e alguns independentes e estúdios menores, todos se esqueceram. 😛
    Então o que resta ao pc gamers é (além de esperar e rezar por uma melhora, e que a Valve domine o mundo) esperar (mais um pouco), que com o tempo essas porcarias todas somem. 😛 O preço abaixa (em um ano o preço de um lançamento chega a cair em 70%), as produtoras percebem que DRM enche o saco e retiram (vide Bioshock), e no meio tempo lançam um monte de patches e mods para melhorar o jogo.
    Então acho que o lance de ser PC Gamer é aprender a esperar e saber que de início você provavelmente vai se fu***, mas no final, é o usuário quem ri. 😛 Ou não. xD

    Ps: Miwi, você está fula assim só por causa da Bioware? Porque, do que me lembro, esse foi o post mais furioso seu que já vi. o.O

  3. É a indignação de tentar fazer as coisas do jeito certo, e ver que nem A PORRA DAS PRODUTORAS, que deveriam ser as mais interessadas em me motivar para comprar o jogo original, me ajudam -_-

    Que mané história é essa de que RPG normalmente não tem demo? The Witcher teve, eu joguei.

    Bioshock teve demo.

    Crysis teve demo.

    Eu nem lembro se mais RPGs além de The Witcher tiveram demos pq eu não me lembro de muitos RPGs para o PC, mas isso não é desculpa ._.

  4. Belo post. 😀

  5. “Mas as verificações online e a limitação é necessária para garantir a propriedade intelectual deles, não concorda?”
    Não. Fora do Brasil, em países que as pessoas compram os jogos mais, elas acabam deixando de comprar o jogo pra PC exatamente por causa dessas merdas. Muitas vezes é exatamente isso que faz o jogo pirata rodar melhor que o original e desencorajar aqueles que querem comprar original.

  6. Acho que preciso melhorar minhas habilidades de escrita. u.u’

    Eu não quis afirmar que esse tipo de proteção é realmente ncessária, tanto que eu coloquei em seguida que “vai ser pirateado de qualquer forma”. Mas eu acho que é um direito sim da produtora de usar esses artifícios para tentar impedir a ação dos piratas. É claro que a maioria esmagadora dos fãs não vão gostar, mas se for o que eles acham melhor, eles estão “certos” em fazê-lo.

    E discordo que em países desenvolvidos seja esse tipo de coisa que diminui as vendas. Claro que afeta, mas é algo bem menor que, por exemplo, os consoles, que convertem os pc gamers, e a própria pirataria.

    Resumindo: acho que a culpa é, em maior parte, dos jogadores. Tá certo que o índice de picaretagem no Brasil é enorme, mas mesmo em países “desenvolvidos” não é tão baixo quanto se espera, o que praticamente obriga as produtoras a colocarem proteção em seus jogos, o que prejudica o comprador, mas também predujica a própria produtora.

    Droga, eu realmente preciso melhorar minha escrita. -_-‘

  7. Apaguei o comentário da carol sem querer
    >__< * se mata *

  8. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!

    Não quer que eu comente mais u.u

    Detalhe que vim aqui agora e tava até pensando: ué eu achei que já tinha comentado aqui, lá do trabalho o.O
    Será que estou doida? ahsuiahsiahisua

    Tudo bem, eu sei quando não é mais para eu comentar, snif snif x_x

  9. Bobalhona!
    * belisca * xD


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: