Publicado por: miwi | julho 28, 2008

Comerciais de PSP, e Experiências Alheias com Editores de Fases

Tenho andado com menos tempo agora nas férias do que durante a época de aulas, é incrível! Mas, saindo com os amigos e jogando Nintendo DS quase que o tempo todo, quase nem sobra tempo para escrever aqui.

Mas, eu precisava colocar aqui duas excelentes propagandas do PSP que eu vi no PSPfanboy:

E uma propaganda… da Volkswagen, que na Alemanha está vende seu carro com um PSP com GPS. A propaganda é excelente, e envolve… alguém muito viciado no seu PSP. Ou melhor, duas propagandas: uma que é apenas visual, e um vídeo. Clique na imagem abaixo para ir para o post da PSPfanboy que possui o vídeo 🙂

Comentários maliciosos mencionaram que você não poderia tirar as mãos do PSP porque demoraria muito para digitar seu destino, já que o PSP não possui um teclado. De qualquer maneira, a propaganda é excelente e, pasmem, melhor do que muitas propagandas da Sony…

Mas, o que realmente motivou esse post foi esta coluna da Wired, sobre o editor de fases do jogo Blast Works, para Nintendo Wii. Embora editores de fases não sejam novidade, algumas coisas ditas pelo editor da Wired chamaram a minha atenção. Em especial esta parte:

What I discovered is, as you might expect, it’s pretty damn hard to make a fun game. You’ll probably fail.

But in the process of doing so, you’ll learn a ton about what makes a good game good. Or to put it another way: Designing games makes you a better connoisseur of them.

E, sabe? É verdade. Embora minha experiência prática na área de design de games tenda a zero, apenas parar para prestar atenção e ler a respeito já fez com que eu enxergasse jogos de outra maneira. Eu consigo analisar e falar sobre jogos e o seu mercado melhor do que quase todos os meus amigos, assim como outras pessoas que se interessam pela área de design de jogos também são super “antenados” quando o assunto são os jogos em si.

E me caiu a ficha: eu realmente deveria testar algum editor de fases. Mas, como nos primórdios da minha vida (hã?) eu jogava essencialmente… adventures point&click, eu nunca tinha jogos com editores de fase…

Outro dia fui testar o editor de Oblivion. Fiquei verdadeiramente assustada e resolvi que aprender a programar jogos era menos assustador e mais interessante, sério. Mas fiquei com vontade de testar outros editores de fase, mais simples, como o de N (que eu tinha de citar aqui, afinal, N+ logo será lançado para o Nintendo DS… ;p).

Alguém aí já criou fases com algum editor? Se sim, qual? E alguém teve alguma experiência melhor do que a do editor da Wired:

I loaded the game, hit Start, and when the Flying V ship drifted onscreen, I was hit with a giddy jolt of pride. Dude! I’m playing my own game!

But my pride quickly deflated, upon a sober realization: My game sucked.

Ha, o pior é que eu posso imaginar a cena. E me imaginar nela. Damnit. Mas, fica aí mais uma meta para mim: tentar criar pelo menos uma fase em algum editor visual.

OK, finjam que acreditam nessa procrastinadora que vos escreve…

Aliás, o DS irá receber outro jogo com um editor de fases: o port de Trackmania. OK, provavelmente não será muito diferente do Trackmania para PC, mas… vocês já devem ter percebido que eu gosto de jogar na minha caminha ou no super sofá dos meus pais, e é mais prático jogar em um portátil… :p

Responses

  1. hahaha, boa as propagandas,a da volks então ^^

    E a parte do editor de fases entendo bulhufas xD


Deixe um comentário

Categorias

