Publicado por: miwi | julho 30, 2008

[Primeiras Impressões] Livro: Design de Games – Uma Abordagem Prática (Paul Schuytema)

Eu não sei quanto a vocês e onde vocês moram, mas aqui no mato onde eu moro é algo bastante raro ver livros sobre desenvolvimento de jogos em livrarias. Na realidade, o fato de que, até onde eu sei, não existem mais do que alguns raros livros sobre o assunto no nosso mercado, também não ajuda.

Por isso me chamou a atenção um livro que se encontrava na vitrina das livrarias Curitiba daqui de Joinville: o livro Design de Games – Uma Abordagem Prática, de Paul Schuytema. Fiquei namorando o livro durante algumas semanas, e hoje eu sentei lá na livraria e fui ler um pouco do dito cujo. Li um capítulo e resolvi comprar.

Design de Games - Uma Abordagem Prática, por Paul Schuytema

Design de Games - Uma Abordagem Prática, por Paul Schuytema

O conteúdo do livro é bastante amplo, indo desde conceitos básicos, como o que é um jogo, o que é um documento de design e o que o designer faz, até a parte mais prática, com os passos de criação de um jogo e exemplos de código em LUA.

Para quem se interessar, no site da editora existe material de apoio para você continuar aprendendo, além do prefácio, o sumário e o primeiro capítulo, para quem se interessar e quiser conhecer melhor o livro antes de comprá-lo.

Obviamente, por ser um livro de 472 páginas que vai do básico até a programação, ele não se aprofunda em nenhuma dessas áreas, mas seu forte parece ser justamente poder dar uma visão geral do design dos jogos, até mesmo para quem está entrando nessa área compreendê-la melhor e escolher no que irá se especializar.

Eu só li um capítulo até agora, então eu não sei dizer se o livro é realmente bom, mas por enquanto eu estou gostando bastante dele.

o livro aberto em uma página com trechos de código e uma ilustração

o livro aberto em uma página com trechos de código e uma ilustração

Outra coisa que eu gostei dele é, justamente por ser um livro “didático”, ele trazer, ao final de cada capítulo, exercícios para praticar os conceitos vistos no capítulo. Não são muitos, claro – o primeiro capítulo traz apenas dois exercícios. Mas são maneiras interessantes para procurar absorver o conteúdo lido. Vou ver se faço esses exercícios. Se os fizer, coloco minhas soluções aqui no blog.

O estilo do livro é mais universitário: não tem ilustrações coloridas, é separado em tópicos e, como já dito, possui exercícios no final de cada capítulo. Eu me senti em casa.

No mais, se o livro for ruim, pelo menos agora eu tenho um chaveiro bonitinho escrito “Design de Games”.

O chaveiro que vem junto com o livro

O chaveiro que vem junto com o livro

Ah, o livro custa 69,90 (setenta reais, vá. ODEIO essa mania de 9,99) e pode ser parcelado em três vezes, ao menos nas livrarias Curitiba. Também conhecida como Livraria Catarinense em Floripa, vá entender.

Responses

  1. Não reclame que não tenha algo da área aí, MiWI. Na minha cidade nem livraria decente tem.

    O Rodrigo tinha passado esse livro como dica para mim, enquanto eu procurava um 2º livro para aproveitar o frete da Amazon. Só que em inglês. Fiquei supreso em saber que já tinham traduzido ele.

    MiWi 2 x 0 Eu.

  2. Realmente, o livro é bom. O meu chegou semana passada e estou adorando. Só que o meio não veio com esse chaveiro =/… maldição

    😉

  3. Realmente é bom ver esse tipo de livro em livrarias(?!?).

    O problema é o que falou, não existem muitos no mercado brasileiro mesmo.

    Outra coisa, só pra avisar, te indiquei pra um meme

    http://nodoadouniverso.com/2008/07/28/30algunsno-meu-caso-poucos/

    Sem treta, responde se quiser, só estou avisando mesmo 🙂

    Abraços

  4. Fiquei com vontade de comprar o livro! O ruim é que eu andei comprando um joystick de PS2 semana retrasada e to querendo comprar um Xbox 360. Adquirir este livro no cartão pode atrasar a minha compra do console que posso fazer em setembro.

    É dose, viu….

  5. Bem legal, valeu pela dica, vou comprar 🙂

  6. Olha livro por aqui é difícil viu… Falando desse assunto então! rsrsrs
    Só compro livro pela internet mesmo xD
    Morar na roça é fogo…

    Tenho nada a ver com essa área mas livros sobre assuntos que acho interessante sempre me atraem, a propósito, quando entro numa livraria, fico igual criança em loja de brinquedo, dá vontade de levar tudo! rsrsrs

  7. Ainda bem que aqui em Recife tem uma Livraria Cultura, e que além disso ela fica aqui ao lado do trabalho. Eu até encomendei lá um livro que me parece ser muito bom e vai ser lançadio esse mês: Challenges for Game Designers, de Brenda Brathwaite e ian Schreiber. Ambos são GD experientíssimos e que hoje em dia são professores do assunto. O livro é exatamente o que o título sugere, uma coletânea de exercícios para GD. Eu fiquei muito empolgado com ele pois foi por conta de um post no blog de Brenda que ela publicou um exercício de GD bastante simples e que me ajudou a criar meu primeiro jogo. \o/ Pra quem estiver curioso, o livro está a venda baratinho na Amazon ($16) em pré-venda.

    Site do livro: http://designgames.wordpress.com/
    Post com o exercício de GD: http://bbrathwaite.wordpress.com/2008/07/09/the-easiest-game-design-exercise-ever-really/

    🙂

  8. Interessante! Nem sabia que esse livro existia. xD

    Também deu vontade de comprar, vou ver o que posso fazer. Valeu pelo artigo 🙂

  9. Ainda não entendi se este livro fala sobre Arte dos games (3D/2D), ou o GDD..
    Pelo que estou vendo está mais para GDD, é isso mesmo?

  10. Sacanagem!
    o meu custou 2 reais a mais e não veio com chaveiro!!!!


Deixe um comentário

Categorias

