Publicado por: miwi | agosto 6, 2008

Combatendo a pirataria da maneira errada

OK, você tem uma empresa de jogos e quer combater a pirataria. Ao invés de tentar isso de uma maneira inteligente e criativa, como oferecer demos, distribuir de maneira digital ou criar edições limitadas supimpérrimas (Spore, estou olhando para você =*), algumas empresas decidem que isso é… sei lá o que elas decidem, mas elas decidem combater a pirataria da maneira mais estúpida possível.

Por exemplo, lançaram um jogo com uma DRM que te impedia de jogar sem o CD. Até aí, normal. O problema é que os IMBECIS esqueceram que também estavam distribuindo o jogo de maneira digital.

Resultado? Pessoas que compraram e baixaram o jogo legalmente ficaram sem poder jogar até um patch ser lançado.

Patch que foi usurpado de um grupo de “warez”. Sem os devidos créditos.

SIM, eles fizeram pirataria da pirataria. Será que eles se valeram do antigo ditado “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”.

PUTAQUEPARIU, velho.

Ah, e não somos só eu e você quem achamos esse lance todo de DRM ridículo, não. Até mesmo alguém da CAPCOM, responsável pela distribuição digital dos jogos da empresa, acha que não podem existir DRMs que tornem a experiência do jogador ruim. Mesmo a daqueles jogadores que usam o pirata para decidir se vão ou não comprar o jogo.Sabe, como cópias piratas de Bioshock e Mass Effect que tinham DRMs que tornavam a experiência “bugada” se você não tivesse o original… ou mesmo que o tivesse. Já li relatos de pessoas que compraram o original e jogaram o pirata (já com o DRM retirado, go hackers go) para não ter de aturar as DRMs instaladas no PC.

É, você leu certo. Até mesmo um executivo da CAPCOM percebeu que existem pessoas que rodam o pirata antes de comprar o jogo, e que fazer com que esses jogadores tenham uma má impressão do jogo não é uma boa idéia.

É uma revolução, estou avisando…

Em homenagem às péssimas DRMs:

Anúncios

Responses

  1. Acho curioso notar que, antigamente, os jogos (de pc =P) não tinham proteção alguma, e às vezes até funcionavam sem CD. Então vieram as CD-Keys, e agora as DRMs draconianas, e mesmo assim a pirataria não diminuiu.
    Não sei se o melhor caminho é realmente oferecer algo a mais para quem compra o original, mas imagino se sem qualquer proteção (fora contra os malditos cheaters) os índices de pirataria cairiam alguma coisa ou disparariam de vez.

    A propósito, já que a discussão sobre pirataria está pegando fogo, achei um artigo (em inglês) muito bom sobre os motivos da pirataria, acho que vale a pena dar uma olhada.
    http://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=19392

  2. Gostei do layout.

    Quanto a pirataria, uma das minhas produtoras favoritas, a Blizzard, tem noção disso. Todo mundo usa cracks e afins pra Diablo2, Warcraft, só pra não ter que colocar o CD. Eu tenho o original e fazia isso. Porque fazia? Porque a Blizzard lançou um patch que permite o jogo ser jogado sem o CD. Parece pouco, besteira, mas mostra a preocupação com o jogador. Não é a toa que WOW é o monstro que é.

    Agora, dessa que lançou uma versão digital bugada e depois roubou o patch eu não sabia, ehehehe

  3. Haaa. as empresas deveriam voltar a lançar demos DECENTES para todos os jogos . Hoje em dia querem que o pessoal compre só pelo review porque muita empresa não tem confiança do seu produto e daí fica fazendo essas cagadas 😛

  4. Eu nunca entendi para que colocar uma proteção que não funciona nos jogos.

    Ok, tentar proteger é uma boa idéia. Mas alguns tipos de proteção, como as CD Keys e a exigência de inserir o CD são extremamente ineficazes e só afetam uma pessoa: quem paga pelo jogo.

    Fora que torna o pirata mais atrativo, pq além de ser de graça, não tem essa encheção toda.

  5. E os inocentes pagarão pelos culpados…
    Como diversas vezes papai me disse.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: