Publicado por: miwi | agosto 6, 2008

Pesquisa sobre Pirataria

Eu estava lendo um artigo sobre pirataria, quando eu li algo que eu já tinha percebido: praticamente não existem dados a respeito do comportamento do gamer que jogos piratas.

Então, eu estou pensando em iniciar uma pesquisa a respeito do assunto, para traçar um perfil dos jogadores e responder, estatisticamente, perguntas como “se a pessoa não tivesse acesso ao jogo pirata, ela compraria o jogo?”, “a pessoa tem a tendência a comprar o jogo se ela o testou e gostou muito dele?”, “qual o maior motivo que leva os jogadores a usarem jogos piratas?”, e etc.

Seria uma ferramenta interessante, creio eu, tanto para desenvolvedores, para conhecer melhor o que tanto temem, quanto para as pessoas interessadas no mercado e que gostariam de saber qual o real impacto na pirataria no mercado de jogos.

A idéia é criar um site para isso, talvez um http://www.piracyresearch.com ou qualquer coisa parecida. Sugestões para o nome do site são bem vindas, aliás.

O projeto consistiria, inicialmente, em tentar conseguir o maior número de pessoas para responder a pesquisa. Ao redor do mundo, por isso o nome em inglês – eu criaria uma versão em inglês e outra em português da pesquisa. E em outras línguas, se alguém se dispusesse a traduzir.

Depois, traçar estatísticas, gráficos e perfis baseados nos resultados da pesquisa. E então publicar em um artigo bem longo, cheio de gráficos e tudo o mais.

Mas, para poder colocar o projeto para a frente, eu gostaria da ajuda dos meus queridos e fiéis leitores.

Não, calma, essa não é a deixa na qual eu peço o número dos seus cartões de crédito. xD

Eu preciso de ajuda para duas coisas, basicamente:

1. Sugestões de perguntas

2. Sugestões de qual sistema usar para recolher os formulários, se alguém conhece algo que poderia me ajudar a analisar os dados dos formulários.

Para o item 2, eu ainda não tenho nenhuma idéia – vou tentar pesquisar sobre isso.

Sobre o item 1, já sei algumas perguntas. Digam-me o que acham delas e sintam-se à vontade para sugerir mais. Lembrando que o foco consiste em traçar um perfil do jogador, por isso a necessidade de perguntas demográficas.

Dados demográficos:

  1. País
  2. Faixa etária
  3. Sexo
  4. Possui renda própria?

Perguntas a respeito do seu perfil gamer:

  1. Quantos consoles da geração atual você possui?
  2. Você tem um computador apto a rodar pelo menos alguns dos jogos atuais?
  3. Você joga primordialmente no seu computador ou no seu console? (considerar apenas jogos atuais, não aqueles jogados através de emuladores)
  4. Quantos jogos piratas você jogou nos últimos seis meses?
  5. E no último ano?
  6. Quantos jogos originais você comprou nos últimos seis meses?
  7. E no último ano?
  8. Os jogos originais que você comprou, você comprou após ter jogado a versão pirata?
  9. Percentualmente, quanto dos jogos que você jogou na versão pirata, você teria comprado original se não existisse uma alternativa gratuita? Considerando apenas os jogos que você NÃO comprou após ter jogado a versão pirata.
  10. Percentualmente, quando dos jogos que você comprou você não teria comprado se não tivesse jogado a versão pirata antes?
  11. Qual a sua maneira preferida para comprar jogos? (ir em uma loja, Steam, D2D, outras formas de distribuição digital, não compro jogos originais)
  12. Qual a sua maneira preferida para conseguir jogos piratas? (torrent, camelô, serviços de rapidshare como megaupload e rapidshare, não adquiro/baixo jogos piratas)
  13. Se você fosse citar apenas um motivo pelo qual você joga jogos piratas, qual seria ele? (não jogo jogos piratas, não tenho dinheiro, comodismo, revolta contras as produtoras, não considero o preço justo)
  14. Se você não concorda com os preços praticados para os jogos, que desconto faria você considerar os preços ‘justos’? (Percentualmente)
  15. Você tem o costume de importar jogos?
  16. Que medida tomada pela indústria fez com que você comprasse mais jogos originais ou reduzisse o seu consumo de jogos piratas? No caso de mais de uma medida ter influenciado sua decisão, escolha a que você considera mais relevante. (Distribuição Digital [Steam, D2D], reduções de preços, proteções anti-pirataria, demos de jogos, maior oferta de jogos independentes/antigos a preços mais acessíveis)
  17. Que modo de jogo você costuma jogar com mais frequência? (Online, Offline)
  18. Você se sentiria disposto a pagar uma mensalidade para jogar os jogos que quisesse, durante o tempo que quisesse (desde que estivesse pagando a mensalidade?)
  19. Você costuma jogar jogos gratuitos legais? (Não, sim (MMOs que cobram por opcionais, jogos independentes gratuitos, adwares, outros)
  20. Quantas horas por semana você costuma jogar?

Bom, por hora seriam essas perguntas, mas ainda tenho de ver se não existem perguntas melhoras, outras opções que poderiam ser acrescentadas, etc. Volto a ressaltar: Opinem. Abram a boca. Taquem a boca no trombone.

Ajudem, já que eu acho que esse projeto vai interessar à muita gente… eu espero 🙂

Responses

  1. Sem exageros, mas essa sua idéia foi excelente, Miwi. Não me recordo de nenhuma pesquisa semelhante a ela. No momento estou quase dormindo no meu teclado, mas acredito que passarei a aula de amanhã pensando em qualquer coisa que possa acrescentar à pesquisa.

    Ah, só para mencionar mesmo, esse novo design do site está ótimo, é o melhor até hoje. 😛

  2. um meio de captar as respostas é criar um email que recebe as respostas automaticamente.
    cria-se o formulário, em um site, com opções de clique e respostas, que podem ser obrigatórias ou não.
    quanto as sugestões de perguntas, deveriam ter também a opção de pirataria, se é por download ou por compra nos famosos camelódromos, etc…
    quero dizer que adorei sua idéia mor mor
    e que te amo demais
    e te apoio nela.
    como vou ter tempo esse semestre, posso te ajudar um bocado.
    te amo minha princesa linda e perfeita
    TE AMO demais e mais

  3. Implementa o formulário aí pra gente responder 🙂

  4. Também considero uma excelente idéia, só não sei ao certo se as pessoas irão responder, talvez as que respondam sejam aquelas que se importam pelo assunto, não apenas consomem a pirataria e ponto final. Sendo assim o resultado das questões me pareceriam no final meio esperadas.

    Bom, já que ninguem falou nada do item 2, eu aconselharia ver alguns sites de formulários online como o Wufoo, etc.

    É isso, té mais…

  5. Sobre o interesse das pessoas em responder, é sempre uma possibilidade que ninguém queira preencher pesquisas, mas uma idéia é espalhá-la pela net. A maioria dos sites (tanto de torrents quanto de jogos) tem fóruns, basta postar a pesquisa lá. Alguns sites permitem que qualquer user poste conteúdo, como o N4G, e boa parte dos blogs de jogos tem email para contato, não custa nada tentar convencê-los de ajudar a divulgar a pesquisa para um bem maior. 😛

  6. Muito boa a idéia!
    Li rápido as perguntas agora, mas depois com calma penso em alguma coisa para ajudar 😀


Deixe um comentário

Categorias

