Publicado por: miwi | setembro 2, 2008

Google Chrome: Hoje é um dia especial!

Google é Deus. Google vai dominar ou mundo. Google é o Oráculo. Vocês provavelmente já ouviram tudo isso, e possivelmente até concordam com algumas dessas coisas.

Eu sou extremamente do contra: não gosto da Apple. Acho linux extressante na maior parte do tempo. Não curto jogos multiplayer. Mas numa coisa eu concordo com a maior parte dos geeks e nerds de plantão: Google is AWESOME.

E é por isso que eu fiquei feliz ao ver uma notícia hoje, que falava sobre o lançamento do Google Chrome… hoje. E o que é Chrome? É, nada mais, nada menos, do que o browser do Google!

E não é apenas um browser: como o Google não entra para perder, toda a arquitetura de browser foi redesenhada, diversos problemas dos browsers atuais foram vistos em busca de soluções. O que resultou em um browser diferente, moderno e… olha, eu vou deixar os caras do Google explicarem todas as diferenças para vocês, que eles certamente farão isso melhor do que eu. Sério, eles tem até desenhos:

Um dos meus detalhes favoritos: threads separadas para cada aba. Quando você é uma internet-maníaca que abre mais de dez abas num dia comum, é interessante QUAIS abas estão atrasando a sua vida. E, finalmente, um jeito decente de trabalhar com a memória: fechando a aba problemática, eu encerro aquele processo. Simples assim, Adeus, memory leaks!

Outro “detalhe”? Finalmente alguém pensou em uma solução eficiente para o “new tab problem”: abrir uma página qualquer provavelmente não é o que você quer, abrir uma página em branco é rápido, mas você ainda vai ter que digitar alguma coisa para chegar onde você quer. O que eles fizeram?

Sim, existem melhorias de segurança também, mas como isso tomou várias páginas da explicação, eu não vou colocar nenhuma figurinha aqui: vão lá olhar vocês mesmos.

Enfim, só sei que hoje eu vou passar tanto F5 no blog oficial do Google… vocês não?

Ah, e ele ainda é open-source.

Sério, existe algum bom motivo nesse mundo para NÃO gostar do Google?

Responses

  1. Talvez a dominação mundial? 😛 Também gosto do que o Google faz, na maior parte do tempo. Só que esse negócio de cada aba uma thread pode ser um problema, vamos ver como eles implementaram isso. Provavelmente vai consumir mais recursos da máquina, e esse comportamento acho que é o mesmo dos primeiros navegadores, que não tinham abas mas cada janela era uma thread(acho).

    Quanto à nova aba, devo dizer que o Opera já tem isso faz tempo 🙂 (sempre o Opera), só deram uma melhoradinha.

    De qualquer maneira, também guardo boas expectativas pra esse navegador, afinal, é do Google.

  2. Uma das coisas que mais gostei de saber foi da “nova” maquina virtual assincrona para javascript, acho que a maioria dos browsers atuais são fracos nesse ponto, do resto não achei nenhuma novidade, pois o opera (sim ele…) já implementou quase tudo que usamos hoje (tabs, speedial, leitor de rss, mail, irc) em 1725 A.C.
    Em um sub-projeto aqui eu uso QT/Webkit e com o chrome usando ele (webkit), eu penso que ele será melhorado e muito, eu mesmo instalei o safari para testar o rendering antes de iniciar o projeto. Muita gente não gostou do visual do chrome, mais adorei.
    Uma coisa que achei sacanagem foi a possibilidade de usar os plugins do firefox…

  3. Eu lembro que eu tinha um motivo para não gostar do Opera. Só não lembro qual. =_=

  4. OK, vocês me convenceram, vou dar uma testada no Opera… nem que seja só para dizer depois “o Chrome é melhooor” 8D

  5. Eu não gosto tanto assim do google, adoro a busca deles, e a interface do gmail.

    Mas eles compram um site como o youtube e levam meses pra implementar uma coisa simples como o se logar com sua conta do google.

    Google tem tanto serviço, mas ainda não sabe como fazer eles trabalharem bem em conjunto, e nem manter todos eles com o mesmo look & feel próprio do Google.

    O chrome é uma idéia interessante, e eu quero conhecer sim, mas não acho que vai ser nada tão inovador assim.

    Ta pegando o que o Opera, firefox, IE8 tem de bom pra oferecer e tentando colocar tudo num único browser, se conseguirem beleza, mas aqueles desenhos na pagina deles não me deixaram com vontade louca de testar assim que lançar.

  6. Ah, eu sou Opera fan… mas utilizo todos e estou muito ancioso pelo Chrome, uma pena vir primeiro pra windows e não para as 3 principais plataformas ;/

    E como disseram acima, o chrome está pegando o que os principais browsers tem em comum, principalmente do opera… o opera atualmente não da memory leaks, pode abrir 20+ abas a vontade e tem o speed dial “igual do google”… e mais Cliente de RSS + IRC + Mail + Sync Bookmarks + monte de coisas e tudo muito rápido! Ok, ok, chega de propaganda xD

    Mas claro que nem tudo são flores… uma coisa que fez o Opera “não dar certo” é que ele era pago! até a versão 8.5 acho, não lembro. E tem também o fato do código dele ser proprietário, mantendo longe o pessoal que apoia o software livre…

    O que gosto mais do Opera é que ele sempre surpreende com novas funcionalidade… quase tudo que é novo para Firefoca/Safari/IE é old para usuários do Opera… Espero que o Google inove e mude o conceito de como a web é vista/feita hoje em dia…

  7. Eita, fui ver no site do Chrome agora e está dando pra baixar já…

    “Sign up to get news about development for Mac.”

    Ahhh ><

    Não aguento, vou no Windows, já volto 😡

  8. Eu não consigo achar o Opera tão leve quanto dizem, eu tento usar google reader, gmail, deviantart, gametrailers, e ele tem o mesmo desempenho do FF.

    E essas são as principais páginas que eu visito hehe.

    *Baixando o Chrome*

  9. Cara, eu amo o Google. Cada vez que algum serviço que eu uso é comprado pela google eu fico Yey! Integração 8D

    Assim que vi, baixei o Chrome correndo. Curti, mas ainda quero ver mais implementações. Atualmente eu uso o Avant Browser e o Firefox. O Avant eu uso por ele ter uma conta própria pra favoritos online (=/ não tem jeito, eu quero as coisas no menu do meu browser, e não no delicious), e poder acessar isso de qualquer pc é uma bênção. E o Firefox, claro, pela avalanche de add-ons indispensáveis.

    Recentemente uma amiga minha me recomendou o Flock
    http://flock.com/
    que é tipo, um browser com trocentas gadgets meigas pra todos os sites de foto, sociais e whatever que vc mantém internet afora. E nele funfam os plugins do firefox, o que pra mim é bem interessante, já que eu dependo de dois quase todo dia pra estudar japonês.

    Na realidade, eu queria que o Google juntasse tudo isso num só, e eu parasse de ter que ficar usando 432789 browsers diferentes pra cada necessidade. =X

    Um dia, quem sabe. Tenho fé o/

  10. oi cindy! ^^
    não sabia que tinhas blogs… google reader ativar!

    e o chrome é legal pacas, mas a manha de apertar tab pra vir a search box pra mim é lenda, nunca vi 🙂

  11. Dominação Google!
    Daqui a pouco o google vai ser dono até da nossa casa 😛

    ah e eu nem testei ainda chrome…


Deixe um comentário

Categorias

