Publicado por: miwi | setembro 13, 2008

DRM para combater a pirataria?

Eu estava lendo esse post sobre DRM no slashdot e… bom, que DRM não impede a pirataria todo mundo já sabe: seu primo de 12 anos que está começando a ver Malhação para se achar adolescente já sabe como baixar aquele jogo que acabou de sair em um site de torrent, sem DRM.

As pessoas que eu mais tenho visto reclamar de DRM são justamente aquelas que compram os jogos e se irritam com aquela parafernália sendo instalada…

Aí, alguém mencionou que DRM não combate a pirataria, combate o mercado de usados – afinal, você compraria um jogo usado que você sabe que só pode ser instalado três vezes? Pois é, nem eu. 

Ou seja, você pode revender livros, filmes e CDs normalmente no mercado de usados, mas aparentemente as companhias de jogos acham que você não tem o direito de revender seus jogos de PC.

Sobre a revolta com a DRM em Spore, a EA se pronunciou dizendo que apenas 1% dos jogadores entraram em contato até o momento para instalar mais de três vezes… uau, só 1%… em cerca de uma semana… em uma semana, quem diabos já precisaria reinstalar o jogo mais de três vezes? Citando um dos slashdotters…

Bullet, meet foot.

Responses

  1. Hmmm eu não estava sabendo o DRM do spore de instalar 3 vezes… eu comprei o jogo na pre-venda e achei muito bom. Sobre o DRM eu realmente acho que ele atrapalha na maioria das vezes… A galera até tem uma boa intenção mas relamente as vezes “Bullet, meet foot” porque tem um cara na minha sala que ele já conseguiu Spore por torrent 2 dias antes do lançamento oficial até e já reinstalou mais de 3 vezes… (sim ele é um pateta) e eu que comprei na pre-venda alem de esperar até quarta para o jogo chegar em casa (madlita Fnac) ainda vou ter esse problema? =/ sacanagem isso

  2. Ah outra coisa que estão comentando sobre o spore é a autenticação online dele… eu achei ele muito boa e eficiente… não sei como está com o pessoal que ta com o pirata… mas no meu continua tudo legal =D

  3. Pois é, muitas vezes as grandes empresas tentam combater a pirataria e acabam com isso prejudicando os usuários que comprar jogos legais. Não é uma situação muito boa.

  4. euu precisoooo
    e num sbia dissow
    as 3 primeiras tentativas deram erro
    e agora?
    será q ehh por issu q ta dando erro na hr di instala
    q q eu façooo ??


Deixe um comentário

Categorias

