Publicado por: miwi | setembro 22, 2008

Dicas extras para comprar no exterior

Há um bom tempo, quando o blog ainda estava no wordpress.com, eu publiquei diversos tutoriais sobre compras no exterior, indo desde os pontos mais básicos até como ir lá e fazer sua compra no eBay ou em outra loja qualquer.

De lá para cá, eu já fiz muitas compras no exterior e aprendi algumas “coisinhas” que normalmente se aprende depois de se ter alguma experiência no assunto. Como eu sou uma pessoa super bacana e gente boa (e modesta, perceba), eu resolvi compartilhar algumas dessas dicas com meus leitores.

Atenção: eu não pretendo ser uma “autoridade” no assunto, nem dizer que a minha solução é a melhor. Mas são coisas que tem me ajudado na hora de comprar no exterior e talvez ajude mais alguém.  🙂

A primeira coisa para se ter em mente é… TENHA PACIÊNCIA.

Sério, inspire fundo, feche os olhos… fique zen…

Repita comigo: “Eu sou uma pessoa calmaaaaa”.

OK, vamos fazer um teste. Digamos que você tenha comprado um jogo cuja previsão de entrega é de duas semanas.

Duas semanas e um dia e NADA da sua encomenda.

Se você sentiu um aperto no peito, volte lá em cima, inspire, fique calmo…

Pode parecer ridículo, mas paciência é uma das qualidades que você mais deve trabalhar para comprar no exterior. As encomendas demoram mais, podem ficar um tempo nos correios nacionais, etc. Além do mais, se você é do tipo que precisa ter aquele jogo que foi lançado hoje ONTEM, é melhor se acalmar. Na época do lançamento do jogo normalmente é a época em que ele está mais caro, especialmente se for um jogo bastante esperado.

Nada te impede de comprar o jogo logo no lançamento, mas tenha em mente que pressa e economia NÃO são amigas. Nem um pouco. Você normalmente vai ter de abrir mão de uma para ter a outra.

Quando você tiver essa noção, você já vai ter aprendido a parte mais importante – além de saber comprar no exterior, claro.

Além disso,  você deve se manter informado. Como você vai saber que uma certa loja está com 50% de desconto em um jogo que você quer se você nunca visita aquela loja? Por outro lado, você provavelmente tem mais o que fazer da vida do que ficar todos os dias olhando os sites nos quais você compraria, não é mesmo?

É aí que os feeds e os e-mails podem trabalhar a seu favor: diversas lojas possuem a opção de você se cadastrar numa mailing list para saber de informações sobre novidades e promoções. E o que você quer saber sobre essas lojas? Novidades e promoções, padawan!

Um exemplo: a secondSpin.com é uma loja que vende jogos usados. Normalmente ela não é lá assim tão atraente: para jogos mais recentes, o preço é quase o de um novo, e o frete estraga a graça de comprar um jogo mais antiga de 5~10 dólares.

Mas, se você se cadastrar na mailing list, você vai descobrir que de tempos eles tem promoções de frete grátis (algumas vezes acima de um certo valor, às vezes para compras de qualquer valor) e que uma ou duas vezes por ano eles tem promoções de 20% de desconto + frete grátis. Vai dizer que não é uma boa pedida para tentar conseguir aquele jogo que você acabou não comprando e agora já é da geração passada? 🙂 Para se cadastrar na mailing list, você deve se registrar e marcar essas opções:

(as melhores screenshots da internet você só encontra aqui! Er, bem…)

E isso acontece com várias lojas. OK, não é muito comum encontrar 20% + frete grátis em outras lojas, mas, ainda assim, e-mails são a melhor maneira de ficar sabendo de novidades e promoções.

Algumas outras lojas que possuem serviços parecidos:

DeepDiscount (escolha a opção Opt-in to Newsletter Mailing List)

Estarland (é só informar os dados básicos e em que áreas você está interessado)

Game.co.uk (lá embaixo, no canto esquerdo em Game Update, é só informar seu e-mail 🙂

Play-asia (você pode se inscrever no box do lado direito inferior, e em qualquer item você pode pedir para ser notificado de promoções, disponilidade, etc)

E eu não me lembro de outras lojas que oferecem isso no momento… se alguém tiver mais alguma para acrescentar, pode mencionar nos comentários! 🙂

Outro lance interessante é que o eBay também oferece um serviço parecido, mas mais “direcionado”. No sentido de que você só precisa se inscrever para receber informações sobre o que te interessa. Afinal, seria um pouco tenso receber novidades sobre TODAS as novidades do eBay, não é mesmo?

Um bom jeito de fazer isso é fazer uma pesquisa por algo que lhe interessa. Por exemplo, digamos que você esteja interessado em Metal Gear Solid 4. O primeiro passo é ir na busca avançada e digitar esse nome. Aí, lá embaixo, você escolhe Show Only -> Items Available to -> Brazil. Afinal, não adianta muito saber sobre jogos que eles não entregam para o Brasil, não é mesmo?

Se você tiver outras restrições (por exemplo, se você só se interessar por Buy It Now, acima ou abaixo de um determinado preço, etc), defina como você quiser e depois clique em Search. Agora, você tem duas opções: você pode salvar essa busca (Save this Search, lá em cima, perto do termo pesquisado):

Aí você terá a opção de receber notificações de novos itens que atendam à sua busca todos os dias pelos próximos X meses. Se essa opção não aparecer, experimente logar-se no eBay. Se isso não der certo, vá até o final da página e identifique esta linha:

Sim, o que você quer é esse opt-out. A busca deve aparecer de novo, dessa vez com o save this search e o outro jeito de salvar uma busca: através do leitor de feeds. No final da página, você encontra o ícone laranja de rss, que você pode adicionar ao seu leitor de feeds favorito.

Como eu tenho mais de um jogo que me interessa, eu adiciono aqueles que eu quero no meu leitor de feeds, numa pasta separada chamada “eBay” e fico de olho: quando aparece algo interessante eu vou dar uma conferida e, eventualmente, compro o dito jogo.

Novamente, vocês podem ver como é necessário ter paciência – afinal, pode demorar um pouco para aparecer uma oferta razoável.

Algumas dicas para o eBay, que eu talvez até já tenha mencionado, mas que eu volto a repetir:

  • Compre só com SEGURO. Sério, você NÃO quer ficar TENSO imaginando se a sua encomenda extraviou quando der três semanas e seu jogo ainda não tiver chegado…
  • Só clique em Buy It Now ou Place Bid depois de ter certeza. Verifique o vendedor antes: as pessoas comentam se os jogos são piratas? (Especialmente no caso de DS e seus cartuchos) Se a entrega é rápida? Se o vendedor entrega o que está na descrição? Existem pessoas de outros países que compram com aquele vendedor?
  • Se fizer cagada, converse com o vendedor. Uma vez eu ignorei essa de ler sobre o vendedor, dei um bid miserável num FFIV pirata e só depois vi que ganhei. Conversei com o vendedor, falei que não tinha interesse em jogos piratas, e ele abriu um pedido no eBay para cancelar a compra. Foi fácil, tranquilo e eu me livrei de me dar mal por ter sido trouxa e não ter pesquisado o vendedor direito :p
  • Se o vendedor fizer cagada, converse com ele. Se ele não resolver, converse com o eBay e com o Paypal. O próprio eBay tem opções para relatar itens não entregues e coisas do gênero, e o Paypal pode vir a extornar seu pedido. Mas, em primeiro lugar, CONVERSE com o vendedor.

Ah, uma coisa que eu ainda não “testei” mas, de acordo com a legislação, softwares NÃO podem ser taxados, apenas a mídia física. Então, se você conseguir que o vendedor faça essa discriminação na declaração, como 5 dólares para a parte física e 45 para o resto, em teoria você só pode ser taxado nesses 5 dólares. Se você for taxado nos 50 dólares, você pode recorrer (antes de pagar a taxa, claro), imprimir essa parte da legislação e anexar no seu pedido de revisão. Em teoria, deve funcionar, mas confesso que nunca testei.

Uma “deficiência” que eu percebi no eBay é que é meio difícil encontrar itens especiais de pré-venda, que normalmente só se consegue em lojas. Alguém conhece alguma boa loja para esse tipo de coisa?

Meu Final Fantasy VII: Crisis Core custou 45 reais, e meu Smash Bros custou 77 reais então, eu espero ajudar o pessoal que quer comprar originais mas não está a fim de pagar os impostos absurdos sobre os jogos nesse país.

Até porque, como eu acabei de mencionar, o governo NÃO deve taxar software. O que certamente é algo a se dizer sobre o “mimimi, mas importar também é ilegal, porque você não paga impostos para o governo, e mimimi…” de algumas pessoas, afinal, eu devo pagar apenas a parte física do jogo, e não a parte intelectual. Que é a parte cara.

Hmmm, acabo de descobrir que tenho outro argumento na próxima discussão de “mimimi, importar não paga imposto, também é errado, mimimi…”…

Responses

  1. Esse negócio da taxa confesso que não conhecia. Muito bom saber disso. Vivendo e aprendendo não é? 🙂

  2. Olha uns sites indicados pela miwi para eu comprar mais jogos *-*

    hasuiauisha, ultimamente só tenho comprado jogos usados no ebay… 😛

  3. […] Dicas extras para comprar no exterior […]

  4. Eu sempre compro no eBay. Já comprei até coisas grandes, Guitar Hero 3 + Guitarra, e com certeza valeu a pena. Deve ter saído a metade do preço das lojas nacionais.


Deixe um comentário

Categorias

