Publicado por: miwi | outubro 12, 2008

Experiências com Aparelhos Celulares…

…Ou, como 5 dólares me fizeram economizar 650 reais. Ou ainda, como foi necessário eu pensar em trocar de celular para descobrir funcionalidades do meu celular nas quais eu nunca tinha prestado atenção.

Explico: há pouco mais de um ano e meio eu ganhei um celular dos meus pais, de natal. Eu havia insistido que não precisava, que meu Siemens A55 de tela monocromática e despertador irritante eram o suficiente para mim – ele fazia ligações, mandava SMS e funcionava como despertador. O que mais eu poderia querer?

Ainda assim, meus pais me presentearam com um lindo Nokia 6111 rosa. Câmera de 1 megapixel, tela colorida, suporte a java. Mas eu sempre acabava enrolando para comprar o maldito cabo de dados, que eu sempre achava muito caro. Ou o adaptador bluetooth.

Resultado? Até esse momento, ele estava me servindo apenas como um… celular que faz e recebe ligações, envia e recebe SMS e serve como despertador. Com tela colorida. Em um ano e meio, eu tirei cerca de 90 fotos com o meu celular – não é exatamente muito, é?

No final de junho desse ano, eu finalmente criei vergonha na cara e encomendei um adaptador blutooth na DealExtreme, por $4.91.

Como vocês já devem ter percebido, eu sou um tanto quanto viciada em fazer compras no exterior. Até hoje, só duas encomendas se extraviaram: minha primeira encomenda no eBay, uma case do super mario para o meu Nintendo DS, e esse adaptador bluetooth. Ambas foram re-enviadas – felizmente, eu fiz a minha compra no eBay com seguro, e a DealExtreme é uma loja legal.

Depois de dois meses do envio da minha encomenda e nada dela chegar, eu entrei em contato com a loja e, alguns mensagens trocadas depois (o que deve ter durado mais de uma semana, porque nem eu nem a Angel respondíamos a mensagem no mesmo dia), o adaptador bluetooth e meus chaveirinhos do super mario foram reenviados. Chegaram essa semana.

A manhã de ontem e parte da tarde consistiram em uma busca atrás de drivers que fizessem o dito cujo funcionar – até que eu baixei a versão 6 do BlueSoleil e seu respectivo crack. Eu sei, é feio, mas mais feio ainda é cobrar por um driver. Se a porcaria do Windows me ajudasse com um driver decente de Bluetooth, pelo menos… eu fiz todo tipo de macumba possível antes de finalmente desistir e instalar o BlueSoleil 6…

E foi assim que, depois de um ano e meio, eu comecei a passar fotos para o meu pc. A maioria é uma tremenda porcaria, mas foi legal relembrar alguns momentos, como esse:

A foto saiu tremendamente tosca, mas acho que dá para perceber o que aconteceu… se você não entendeu, veja que o ônibus deveria ter parado no pilar anterior. Sim, o ônibus invadiu a rodoviária, destruiu uma mureta de tijolos e assustou algumas pessoas. Como o motorista conseguiu tamanha façanha permanece um mistério…

Para mim, câmera no celular serve para isso: registrar momentos inesperados, servindo para te ajudar a lembrar de momentos. Claro, existem pessoas que fazem maravilhas mesmo com máquinas de celular, mas eu pessoalmente não me importo com isso.

E eu certamente pretendo utilizar mais a câmera do meu celular agora que eu tenho o maldito adaptador para passá-las para o meu pc… 😉

Agora, deixe-me explicar como esse adaptador me fez economizar 650 reais: depois de receber meu segundo pagamento, eu comecei a pensar… “ok, o que eu posso fazer com esse dinheiro?”. Eu até comecei a pensar em videogames, mas minha mãe me proibiu de gastar mais com OUTRO videogame. Como eu estou sem tempo para jogar, até que ela tem uma certa razão. Então, iPhone aqui, iPhone ali, eu resolvi que iria comprar um celular novo. Mas não um iPhone, claro, que iPhone é tosquinho. OK, não exatamente tosquinho, mas, mesmo que eu tivesse 2300 reais para torrar em um celular, eu não escolheria um iPhone. Mas, enfim. Eu queria um celular que me ajudasse a me organizar – estou ficando com a síndrome das pessoas cheias de coisas para fazer, o que quer dizer que eu realmente preciso de algo para me ajudar a lembrar de tudo que eu preciso fazer.

Depois de muito pesquisar, eu estava quase decidida a comprar um Nokia E51 – câmera de 2MP, Wifi, bluetooth, sistema operacional Symbian S60 3a edição… enfim, uma gracinha.  É até 3G. Mas, com o preço atual dos planos, eu iria usar a internet só onde tivesse wifi – o que consiste na minha casa, no meu trabalho e no shopping. Só faltava ter no ônibus para ser perfeito, mas, enfim…

Eu comecei a pensar no tipo de coisa que eu faria com o celular… MSN? Olha, eu mal tenho saco para ligá-lo no meu pc, que dirá num celular. E-mail? Eu ainda não sou tão importante que faça muita diferença eu demorar três horas para ver um e-mail e, sinceramente, eu passo o dia na frente do computador.Ver vídeos e ouvir MP3? Meu Mp3 genérico virou presente para o meu namorado e eu não tenho um mísero vídeo/música no meu PSP ou no meu DS. Eu simplesmente não uso, nem tenho saco para usar. Vídeo para mim tem que ser numa tela grande. Ou pelo menos na tela do meu notebook quando eu estou deitada na cama.

Eu pretendia usá-lo para ajudar a me organizar e, de quebrar, usar Voip onde tivesse Wifi.

Quando percebi que poderia instalar aplicativos no meu Nokia, eu resolvi descobrir o que eu poderia colocar nele. Para minha surpresa, meia dúzia de aplicativos depois eu já tinha os aplicativos que eu realmente queria no meu celular. Um aplicativo para matemática bastante interessante, um aplicativo para me ajudar a lembrar de listas de compras, um para gerenciar meus gastos, dicionário inglês-alemão e sudoku. Eu comecei a imaginar que tipo de aplicativo a mais eu poderia querer e, sinceramente, não consegui pensar em nenhum que justificasse a compra de um novo celular nesse momento.

Resolvi esperar mais um pouco – até aparecer um celular com touchscreen+qwerty por um preço “pagável”, e para ver se os preços dos planos web baixam de preço… sinceramente, para manter um histórico aqui, vamos ver quanto custam os planos de dados, hoje:

Na Tim:

  1. Ilimitado, 7mbps: 190 reais
  2. Ilimitado, 1mbps: 120 reais
  3. Ilimitado, 600kbos: 90 reais
  4. 1GB de transferência, 1mpbs: 70 reais

Esses são os únicos consideráveis, já que cota de transferência de 40 e de 250mb não dá nem para começar a brincar… Se pelo menos fossem mais baratos, mas 40mb custam 30 reais por mês, e 250mb custa 40 por mês. Fala sério. Se tivesse um plano de 600kbps de 1GB de transferência já daria para começar a pensar no assunto…

Na Claro:

  1. 2GB de transferência: 60 reais
  2. 500mb de transferência: 50 reais
  3. 100mb de transferência: 40 reais
  4. 40mb de transferência: 30 reais
  5. 10mb de transferência: 20 reais (esse é para rir…? 10mb, pelo amor de deus?)

Embora o plano de 2GB seja atraente, perceba que a Claro não especifica a velocidade… isso é a 7mbps? 1mbps? 600kbps? Esse é o tipo de coisa que eu encheria o saco na operadora e faria eles colocarem no contrato. E, sim, processaria se isso não correspondesse à realidade. Mas eu acredito que seja de 1mbps.

Na Vivo:

(ah, essa é a minha favorita… leia a tabela com atenção… o_O)

  1. 50mb: 50 reais
  2. 250mb: 60 reais
  3. 500mb: 80 reais
  4. 1GB: 90 reais
  5. Ilimitado: 120 reais

Embora os preços sejam bizarros, aparentemente eles diminuem a velocidade quando você passa da cota, ao invés de cobrar pelos MB excedentes. Ainda assim… 50 reais por 50mb? WTF?

Eu ia colocar os planos da Brasil Telecom, mas eu não entendi aqueles preços, sério. Eu só vi combos, não tem como eu querer só a internet, não?

Eu vejo os preços desses planos e dos aparelhos praticados pelas operadoras brasileiras e a única coisa que eu consigo pensar é… WTF? Sério. Esse pessoal faz administração e não consegue imaginar que se eles baixarem um pouco os preços e investirem em propagandas mais diretas seria mais fácil eles popularizarem o serviço? Não?

Enquanto isso, fico com meu super celular pré-pago com seus mini-aplicativos mesmo. Aliás, para quem se interessou, disponibilizo um pacotinho com os aplicativos que eu tenho no meu celular, que inclui:

  1. Mobile Translator – Inglês -> Alemão
  2. MobileMaths 1.7 (para registrar, informe o seu ano de nascimento =x)
  3. MoneyWatch e MoneyManager (ainda não consegui me decidir por um deles para gerenciar meus gastos)
  4. M-Sudoku
  5. Scheduler (para gravar meus horários de aula)
  6. SmartShopper (para manter uma lista de compras sempre atualizada, já que eu vivo me esquecendo o que preciso comprar no supermercado)

Para rodar esses aplicativos, você só precisa de um celular que rode aplicativos Java 🙂 Até onde eu sei, pelo menos xD

[ Download dos aplicativos ]

Esses aplicativos foram obtidos no GetJar, que se trata de um site bastante completo para esse tipo de coisa, e o MobileMaths 1.7 “especial” eu achei… em algum blog que eu não lembro agora. Se eu lembrar eu atualizo o post. 😡

E você? Usa seu celular para algo além de ligações, SMS e despertador?

Bônus:

Minha homenagem ao dia do emo, atrasada:

Responses

  1. […] More here:  Experiências com Aparelhos Celulares… […]

  2. Ei, moça, quando volta resolve escrever pelo tempo que passou afastada, é?

    Belo post gigante, tem gente que diz que celular é só pra ligar, o resto é firula, mas eu não acho isso. Também não acho que precise fazer café e jogar capoeira. Precisa fazer o que você precisa, certo? Eu tenho um (oh noes) N-Gage e uso pra muitas coisas, amo ele, e só vou troca-lo por um iPhone, mas não pelo hype, e sim porque , tudo o que eu vi no Iphone me agrada. Principalmente a emulação perfeita. Mas só quando ele for baratinho… até lá, só o velho, bom e esquisito sidetalking sem fotos…

  3. […] pingback […]

  4. […] pingback […]

  5. Valeu, Cindy. ^^ Você foi a pessoa que mais apoiou a minha idéia.

    Desculpa não comentar sobre o seu post, mas é que eu não tenho nem mais um minuto sobrando. x.x Acordar cedo amanhã e voltar praquela geladeira que é Ctba…

    =*

  6. Meu deus, eu sou muito noob com blogs… agora já consertei =~ Valeu por avisar xD

    =*

  7. Com uma ajuda do miguxeitor: kI FOfUxXxu!!!!!
    Belo par de bochechas, moça.

  8. Só costumo colocar jogos mesmo. E hoje em dia já nem coloco tantos… ah, ia esquecendo, eu instalei o GMail app, que é MUITO bom, principalmente para quem tem celular pré-pago, pois ele é BEM econômico nas transferências.

    🙂

  9. Eu sempre fui daqueles que pensa “pra quê celular com câmera de n megapixels, se a foto sai uma porcaria?” Melhor gastar o dinheiro com uma câmera de verdade. Mas realmente, a câmera do celular quebra um galho em situações inusitadas que você quer registrar e não está com a digital em mãos. Já tirei n fotos engraçadas e úteis, desde os colegas da faculdade dormindo no fundo da sala, coisas bizarras e o desgraçado do motoqueiro (e sua moto) que bateu no carro do meu avô.

    Enfim, respondendo sua pergunta, além do trio ligação+sms+despertador (meu device tá estourado de tanto voar enquanto tenta me acordar hehe), eu uso celular pra ganhar dinheiro. Opá, péra lá! Antes que pensem besteira, eu trabalho com jogos para celular hehe. Já usei dezenas e dezenas de devices e posso dizer que tem muita coisa nova no mercado que é total porcaria, se você quiser pensar no mesmo como um centro multimídia e/ou escritório(bom, acabei comentando isso porque você citou valores e features dos aparelhos).

    Ah é! A calculadora do celular é muito útil quando precisamos calcular quanto cada um da galera vai pagar o almoço ou janta. E com ele, acabei descartando o relógio no pulso…

  10. Tava olhando esses planos de dados outro dia
    Claro e Tim é certeza (as outras não lembro), independente do plano, lendo nas letrinhas pequenininhas heh, passando de 1 Gb de dados eles podem baixar a velocidade (a Claro fala que pode baixar pra 128), e tb não garantem velocidade (ou garante 10%, como a Claro), se bem que nesse caso parece que com banda larga no PC é a mesma coisa, não garante nada

    Ah, acho que os planos 3G da claro são esses aqui http://www.claro.com.br/portal/planoinside.do?method=showDados3G

  11. Eu li que voccê está fazendo o controle dos seus gastos via celular. Eu criei uma página na web (sim, mas ai voce vai precisar de plano de internet) para controlar os gastos. A vantagem é que você pode usar do computador ou do celular porque está tudo centralizado. Depois visita meu site (a página do celular é http://www.meusgastos.com.br/m )


Deixe um comentário

Categorias

