Publicado por: miwi | outubro 14, 2008

Kongregate ajudando os novos desenvolvedores

O Kongregate é um site bem conhecido por qualquer fã ávido de jogos em flash. Ou seja, todo mundo. Para quem não conhece, é algo como Joguinhos Viciantes em Flash + Interação entre jogadores + Pontuação à lá Live do XBOX 360 = WIN!

Alguns excelentes jogos surgiram por lá, como o bem conhecido Tower Defense, que gerou um zilhão de clones.

Mas porque eu resolvi falar deles hoje? Lendo meus e-mails, uma mensagem chamou a aminha atenção:

Kongregate launches Labs for indie devs

Fui ver o que era. O Kongreta quer ajudar as pessoas na passagem de “sou alguém que quer desenvolver mas não faço idéia de por onde começar” para “eu sou alguém que pelo menos já fez um joguinho”.

Basicamente, são tutoriais passo-a-passo de como fazer um jogo em Flash, e o desenvolvedor-wannabe terá acesso a chats e fóruns próprios para discutir o assunto.

Lembrando que o Kongregate é um lugar legal para expor o seu trabalho, já que eles sempre tem algum concurso com prêmios em dinheiro por lá.

Acesse agora e faça o seu cadastro no site. Por enquanto estão disponíveis apenas três tutoriais, mas muitos já estão programados e com data para lançamento:

Eu sinceramente não me dedico a aprender jogos em Flash por alguns motivos:

  1. A licença da ferramenta mais “amigável” para isso custa uma fortuna
  2. Eu não tenho tempo
  3. Eu não o menor talento para fazer os desenhos necessários em um jogo de Flash

Se bem que se tivesse uma ferramente como o Flash gratuita, eu até tentaria resolver os detalhes 2 e 3… xD Ou não. Ando realmente sem tempo… vocês devem ter percebido, pelas poucas atualizações recentes… :p

Responses

  1. Apesar de uma ótima idéia, o Kongregate está saindo atrás do Newgrounds, que já possui diversos tutoriais, publicados pelos próprios usuários, que inclusive me ajudaram um tempo atrás.

    E apara a sua felicidade, ou não, eu tenho a solução para o problema 1. Chama-se FlashDevelop + Flex SDK. O primeiro é uma IDE gratuita desenvolvida em .NET para desenvolver ActionScript e o segundo é um SDK da própria Adobe que o tornou free apartir da versão 2 (está na versão 3).

    Eu já consegui fazer umas besteirinhas usando eles, e segundo uma galera boa que consultei antes de começar, dá pra ser fazer muita coisa boa com ele. A única coisa que ele ainda não tem é uma interface gráfica para desenho, como o Flash, mas se vc gostar de programar mesmo, e não se incomodar de fazer os seus primeiros jogos usando trinagulos, quadrados e circulos, ele é uma ótima pedida. Afinal, lembre-se que a arte de Braid foi a última coisa a começar a ser feita. 🙂


Deixe um comentário

Categorias

