Publicado por: miwi | novembro 6, 2008

Documento de Design: Grim Fandango

[UPDATE: aparentemente tiraram o arquivo do ar. Mas você ainda pode baixá-lo aqui: Grim Fandango – GDD já que eu o tinha salvo no meu HD. Enjoy.]

Quem frequenta sites, fóruns ou comunidades sobre desenvolvimento de jogos já deve ter visto X tópicos sobre aquela pessoa que “não sabe programar, não sabe modelar, mas quer ser o game designer porque tem idéias”. Aparentemente, essas pessoas nunca ouviram falar que “de boas idéias, o inferno está cheio”. E por inferno entenda-se pessoas-que-querem-trabalhar-com-jogos-mas-nunca-chegarão-lá.

Uma boa maneira de mostrar para essas pessoas que o trabalho de um game designer vai bem mais além do que “ter idéias” é mostrar documentos de design, embora esses documentos sejam relativamente raros – acho que os desenvolvedores não tem muito interesse em soltar esse tipo de documento, assim como eles não gostam soltar códigos-fonte e modelos 3D.

Mas, como você já deve ter percebido, 10 anos depois resolveram liberar o documento de design de Grim Fandango. Aliás, o pessoal ficou tão feliz que fez até um bolinho para comemorar a data lá no Double Fine (estúdio independente criado pelo Tim Schafer em 2000, game designer de Grim Fandango e que participou da criação de diversos sucessos da LucasArts).

Sério, olha só que coisa fofa:

bolo de Grim Fandango

Aliás, fiquei com uma vontade louca de jogar Grim Fandango no meu PSP… o que não é possível, já que ele não roda no Scumm. Ó, mundo cruel.

Sinceramente, leia o documento. Mesmo que você não se interesse pelo assunto – é um dos documentos mais interessantes que eu já vi nos últimos tempos. Não acredita? OK, vou colocar alguns trechos do documento aqui:

(logo na capa, abaixo do título e da imagem do jogo, está a citação:) “This report, by its very lenght, defends itself against the risk of being read.” – Winstow Churchill

Sério, não é bom ver que documentos que não tem medo de auto-satirização? E o documento está simplesmente REPLETO disso:

(ao lado de um diagrama de sequência dos puzzles): Here we see a non-linear grouping of three linear puzzle chains of lenght 2. Notice how linearity is increasing as we go on, like a pile of yarn from a sweater that you’re unraveling, but that someone keeps knitting and knitting AND KNITTING! AAAAHHHH!!!! But wait! There’s more…

Se você não está começando a sorrir só de ler isso, você obviamente tem um humor estranho. Se esse for o caso, eu não recomendo a leitura. Nem do documento, nem do excelente site da Double Fine. Mas, se como eu, você já está com vontade de ir correndo ver o documento… aproveite e veja todo o site deles… ele tem muito desse maravilhoso senso de humor.

Por exemplo, na página de vagas para emprego na empresa:

Sério.

This site is fuuuuull of win!

Se os trechos do documento ainda não foram o suficiente para lhe convencer, deixe-me dizer que o documento também tem artes conceituais, descrição de todos os puzzles, descrição das cut-scenes (incluindo os diálogos)… sério, há algum bom motivo para você NÃO dar uma olhada? Ahá, foi o que eu achei.

[source: DevelopMag, Kotaku ]
Responses

  1. Eu ainda não joguei Grim Fandango, por isso não lerei esse documento tão cedo (mas já baixei e armanezei numa parte obscura do meu HD para que eu possa ler quando comprar e zerar Grim Fandango, o que provavelmente acontecerá daqui a pouco). Mas o site da Double Fine é engraçado demais, provavelmente mais engraçado que a maioria dos sites de humor. 😛

  2. Não joguei o jogo, mas me interessei bastante na documentação… Como isso é raro em qualquer área de informática (e quando existe, é só a primeira versão que não tem mais nada a ver com nada), é bem interessante… xD

    Sem contar que é legal ter uma noção disso se um dia você quiser apresentar um projeto, né?

  3. Sempre quis jogar Grim Fandango, mas nunca tive acesso. Sempre quis trabalhar com games, mas acho que na verdade nunca tentei… não tenho muita criatividade, embora talvez tenha o resto necessário… bom, pelo menos eu jogo um pouquinho de vez em quando e sou feliz, acho que é o que importa.
    Gostei bastante do documento, essencial para quem vaga por esse mundo.

  4. Tks pela dica Moça
    É muito dificil achar esse tipo de documento de jogos comerciais u_u

  5. eu sei u.u por isso que eu fico toda feliz quando acho esse tipo de coisa xD

    2008/11/13 Disqus <>:

  6. Ahhhhhh, não consegui ler o documento no link que você postou. Dá numa página em branco. Será que já retiraram do ar???

  7. É verdade, parece que tiraram do ar.
    Mas eu atualizei o post com um link para o arquivo (lá na primeira linha xD)
    ^_^

    2008/11/15 Disqus <>:


Deixe um comentário

Categorias

