Publicado por: miwi | dezembro 29, 2008

O Problema dos Leitores de Feeds

Mozilla pins (wallpaper)Meu leitor de feeds ideal teria navegação por tags. É, uma nuvem de tags bem bonita, bem grande, onde eu pudesse ir clicando nas tags e ir vendo posts com aquela tag. "Ah, hoje estou com vontade de ler sobre o xbox 360… não, quero ler sobre cores… ah, sobre o wordpress! Isso, quero ler sobre o wordpress!". Saberia o que eu quero ler. E iria sugerir, de maneira bem delicada. "Olha, já é o quinquagésimo post com webcomics que você lê hoje, tem mais alguns ali…".

Quer dizer, porque algo tão simples tem de ser tão difícil? Eu sempre coloca tags nos meus posts, e essa é uma prática comum em boa parte dos blogs. Por que não aproveitar isso? Eu fico lá, olhando para o Google Reader e imaginando por que um leitor de feeds, que deveria ser, assim, uma coisa super  "web2.0", é tão apática em funcionalidades.

E não se trata de um problema exclusivo do Google Reader, muito pelo contrário: eu tenho pesquisado MUITO sobre alternativas ao Google Reader e simplesmente não tenho encontrado. Aliás, alternativas eu até encontrei, o que faltou foi evolução.

RSS não é solução, é problema – vá para a aba do seu leitor de feeds, encare aqueles 15.000 itens não lidos e me diga se não é verdade. Há um vídeo bem conhecido no Youtube, o "Did You Know? 2008", com diversos fatos relacionados ao excesso de informação que nós temos nos dias de hoje:

Bacana, né? Pensem bem naquela parte que diz que hoje em dia nós temos acesso, em um ano, a mais informação do que uma pessoa do século passado tinha durante toda a sua vida. Francamente, não há como discordar, e um dos maiores dilemas atuais é justamente em COMO lidar com isso. Houve um tempo no qual a internet era mais simples e você descobria sites novos em revistas, anotava num caderno, visitava de vez em quando. Notícias atuais eram coisa para revistas e jornais, não para a internet, que naquele tempo engatinhava.

Hoje em dia, as notícias que você lê nas revistas já tem gosto de pão amanhecido. Cito a alegria de uma prima, logo após eu lhe mostrar o Google Reader com as assinaturas de alguns jornais: "uau, as notícias que estão passando agora no jornal do almoço eu já li hoje de manhã na internet!". Ela ainda é feliz, com seu recém descoberto Google Reader e suas 10 assinaturas.

Quantas assinaturas você tem? Eu tenho cerca de 500, ou coisa assim. Já parei de contar. Aquelas 15.000 itens não lidos que eu citei ali em cima eu não tirei da minha imaginação, garanto, mas de algumas telas infelizes que eu já vi na minha frente. Já desisti de estar em dia com minhas leituras – nem quero. Perderia o dia inteiro lendo se fosse ficar com certas coisas em dia. E eu ainda trabalho, estudo, namoro, jogo… ler sobre assuntos interessantes é legal, é ficar em dia com a minha área, é uma maneira de relaxar. Não deve ser uma obrigação.

Peneira

Acho que as únicas seções que sempre estão em dia são as seções de quadrinhos e fotos engraçadas. Se não dá para ser produtivo, pelo menos vamos nos divertir, não é mesmo? As seções de games crescem de maneira exponencial – eu não tenho sentido muita vontade de jogar nas últimas semanas, de tal forma que meu interesse por ler sobre jogos diminuiu consideravelmente. Os meus feeds, obviamente, não sabem disso, e continuam lá, crescendo exponencialmente. Eventualmente eu vou acabar indo lá e marcar tudo como lido.

Peneirar Informações: Uma Necessidade Não Atendida

Os leitores de feeds parecem parados no tempo – não se trata apenas de colocar todas as informações num mesmo lugar, mas de FILTRAR essas informações. Analisá-las. Com o poderio computacional de hoje em dia, com as ferramentas disponíveis, porque a melhor maneira de analisar o que parece mais interessante continua sendo a minha leitura dinâmica na hora de ler os títulos dos posts?

Se temos ferramentas como tags, como pageranks, como o digg e outras ferramentas do gênero, porque não integrar isso para que possamos ler apenas o que nos interesse, dentro dos sites que nos interessam?

Há tentativas de fazer isso, com outras ferramentas. Uma que me chamou muito a atenção é o FeedVis – ele analisa seus feeds e você vê nuvens de tags, de acordo com períodos. Tags maiores foram mais usadas, tags verdes foram mais usadas nesse período do que em outros. É absurdamente interessante, e é uma pena que eu não saiba como integrá-lo ao Google Reader.

Pessoal do Google: esse projeto tem código aberto! Vão lá, olhem como se faz e evoluam o Reader! E de quebra, porque não contratam um rapaz de visão como esse?

Aparentemente, uma ferramenta que atrai muito a atenção dos desenvolvedores é a de descoberta de feeds. Essa função no Google Reader é sensacional, muito boa! Maravilhoso, agora eu tenho MAIS feeds que eu nunca vou conseguir ler!

Dêem-me tags! Mostrem-me quando um post estiver em alta no Digg, e de maneira direta, clara! Alguns feeds até tem algo parecido. No rodapé do post. Em azul claro. Preciso dizer que eu nunca vejo isso?

Existe o Yahoo!Pipes, mas ficar criando "canos" é simplesmente… estático demais. A menos que eu pudesse criar um cano escrito "pegue meu arquivo OPML e me entregue os itens que me interessam hoje, nesse momento". Como o Yahoo! não é vidente, fica difícil imaginar uma funcionalidade como essa.

Quando eu assino centenas de feeds, eu não quero LER tudo aquilo. Eu não quero ter de processar TODA aquela informação. É a minha maneira de tentar concentrar as fontes de informação que eu considero mais interessantes, mais atuais, mais relevantes.

O Google acha que isso significa ter um Google dentro do Google, já que a parte de "pesquisar em feeds" funciona muito bem. Ou caso. Porque não aproveitar e me mostrar o PostRank, a popularidade dos posts encontrados? Não, eu tenho apenas uma lista de resultados em ordem cronológica reversa. Só.

Falta relevância, critério. Claro, são características importantes que o LEITOR (a pessoa, não o programa) deve ter, mas se a tecnologia nos permite acesso a TANTAS informações, porque não classifica-las de maneira mais eficiente? Não é como se já houvessem boas ferramentas para isso: Digg, FeedVis, PostRank… falta integrá-las! Novamente, eu tenho mais o que fazer do que ficar visitando dez sites diferentes para conseguir ver quais são as notícias mais relevantes dentro das minhas áreas de interesse…

Lindos sonhos!!!!!O Meu Leitor de Feeds dos Sonhos…

Seria assim: seria tipo um Google Reader, mas com algumas coisinhas a mais:

  1. Navegação por tags. Tags contextuais, que me dissessem quais são as mais populares naquele período, quais estão menos populares naquele período.
  2. Classificação por relevância. União de Digg e outras ferramentas do gênero. Relevância, relevância, relevância! Chega de perder tempo com textos irrelevantes!
  3. Análise de interesses. Faz semanas que eu não leio sobre jogos, tire esses feeds da minha frente! Deixe-me colocar categorias na geladeira e tirá-las quando for do meu interesse, mostre-me posts de outras categorias antes de me mostrar posts sobre jogos.
  4. Deixe-me ver meus feeds de maneiras diferentes! Deixe-me ver apenas as imagens e ler os posts daquelas imagens que mais me interessarem (imaginem o quanto isso seria útil na minha categoria de Design…), deixe-me ver quais são os vídeos, as músicas que estão sendo compartilhadas!

Será que estou sonhando demais? Será que em breve teremos um "leitor de feeds 2.0" (ah, essa odiosa mania de 2.0! Eu sei, eu sei, faço apenas para irritar…)? Alguém faz alguma aposta? Alguém tem o mesmo sonho? Mais alguém está insatisfeito com o Google Reader (mas o mantém aberto numa aba bem ali do lado)?

 

 

Responses

  1. Esses motivos que você apontou são precisamente os motivos pelos quais eu tenho um reader e não uso. Prefiro entrar nos sites qdo me dá na telha mesmo…

    mas tava faltando um post como esse. Ótimo post.

    Feliz ano novo pra vc…

  2. Eu acabo colaborando com isso. Posto muita coisa diariamente, MAS eu também sofro com isso. Sofro poris os feeds aumentam e é IMPOSSÍVEL dar conta de tudo.

  3. você tinha que dar um jeito de salvaguardar essas idéias, hein? valem ouro!

  4. Bom, eu não leio meus feeds diariamente, então quando vou ler é assim, categorias inteiras vão com o “Marcar tudo como lido”! Também não dou conta de ler tudo.

    Eu gosto bastante do Google Reader, mas suas idéias seriam realmente ótimas para incrementá-lo.

    Por que não manda um currículo pra Google com essas suas idéias? Vai que eles gostam e resolvem te contratar! hehehe

    P.S.: Nuss… esse vídeo faz agente parar pra pensar, heein! ehhehhaea

  5. Quer dizer que agora você tem seu próprio console? O.o

    http://portallos.wordpress.com/2008/12/28/5339/

    E o novo layout do blog ficou bem legal ^^

  6. Ahh eu tento ler tudo, mas a minha lista foi crescendo…. e crescendo… e… enfim…

    Os únicos que não deixo acumular muito são sobre economia/finanças e games mesmo, leio eles primeiro. Umas coisa que não gosto muito nos feeds é que a gente acaba se acostumando a ler por lá e esquece de visitar a página e comentar… por exemplo eu li esse post quando ele foi postado e só hoje vim aqui, e só agora que vi como o site tá bonito!!! xDDD

    Parabéns viu, e tá… eu to atrasada mas Feliz 2009 pra ti^^

  7. Os Feeds do Reader poderia ser interessante. No entanto, acambam sendo um problema muito grande. Não sei se sou tão burro, ou se é bug do google, ou então eu ainda não achei a opção para remover feeds lidos. No começo sumia, mas de um tempo pra ca, não some, então fica um monte de feed lido, alguns que nem interessa. Mas creio que o google ainda vá corrigir esse problema no Reader.

    A solução para leituras de feeds é o thunderbird, pelo menos pra mim ele é excelente. Leio e a apago os feeds lidos, coisa que o Reader tem me dado a maior dor de cabeça. Se o Reader funcionasse do mesmo jeito que o thunderbird funciona, o Reader seria excelente, pois não perdemos nossos feeds caso dê uma pani no computador. Mas tudo tem uma solução, podemos salvar os feeds do thunderbird, fazendo backup dos mesmos.


Deixe um comentário

Categorias

