Publicado por: miwi | dezembro 31, 2008

Se você tem um projeto, comece agora!

crafty corner || cantinho craftyEu estava querendo mudar a cara do blog há mais de um mês… escrevia em bloquinhos, no Google Docs, estava cheia de idéias. Mas as coisas simplesmente NÃO estavam indo para a frente. Obviamente, isso não acontece apenas com o blog – eu poderia encher um caderno com pequenas e grandes idéias que eu tenho e que, por um motivo ou outro, não levo para a frente.

De repente, eu decidi que ia começar mudando o blog. Mudei o layout, deixei-o mais com cara de ‘site’ para tentar deixá-lo mais organizado. Aliás, organização é justamente um dos meus maiores problemas – tenho uma séria dificuldade em conseguir manter as coisas numa ordem minimamente lógica e embora eu às vezes não me importe com isso (só eu preciso encontrar minhas anotações de aula, então pouco importa que eu seja a única pessoa que consegue encontrar qualquer coisa no meio das minhas anotações. Isto é, eu e o meu namorado, que normalmente acha as minhas coisas quando eu não consigo.), no caso do site isso me incomodava um pouco. Passou a me incomodar muito. Eu imaginava alguém querendo conhecer o blog numa área específica e não conseguindo.

O "re-design" do blog ainda não está pronto, mas pelo menos eu já comecei. Fiz um pouquinho em um dia – coloquei o tema "Options" que, como o nome diz, é repleto de opções – e continuei nos outros dias… coloquei adsense e hotwords na vã esperança de conseguir alguns trocados para pagar meu domínio e, quem sabe, ajudar a investir em alguns outros projetos relacionados a internet que eu tenho. Em outros quinze minutos de folga, achei uma figura mais bonitinha para chamar a atenção para o link de feeds ali do lado. Aos pouquinhos eu fui levando meu projeto para a frente.

Mas isso só começou a acontecer depois que eu comecei a fazer algo. Mesmo há mais de um ano, quando eu comecei o blog, eu queria muitas coisas – queria um blog legal, que me desse dinheiro, que fosse conhecido pelos outros blogs da área… bom, obviamente, o blog não era nada disso. Comecei bem devagar, quase parando. Não achava que teria mais do que dez leitores. E no início, não tinha mesmo.

Não vou dMi primer cheque de Adsenseizer que hoje eu seja um super exemplo de "blogueira super bem sucedida", eu recebo poucas centenas de visitas por dias, não tenho nem 100 leitores no meu feed. Sou alguém morando no trailer da esquina perto de muitos blogueiros do país e vocês dificilmente vão me ver com um cheque do adsense assinado como o cara feliz aí do lado, porque eu provavelmente nunca vou ter um saldo que valha à pena ser mostrado assim na internet. Mas eu considero o meu próprio blog um sucesso. Explico: criei-o para conhecer outras pessoas, para achar outras pessoas, para compartilhar idéias, conhecimento. E acho que consegui isso. Eu fico radiante e feliz  sempre que recebo algum comentário de alguém que curtiu o blog, de quem conseguiu fazer algo por causa de algum tutorial que eu coloquei aqui… eu quero continuar evoluindo o blog, mas eu certamente estou MUITO feliz com ele.

Logo quando eu comecei a mudar o blog eu encontrei esse post no blog do Smart Bear, cujo título é bastante sugestivo: Sua Idéia É Uma Merda, Agora Vá Fazê-la Mesmo Assim. Não importa muito qual é a sua idéia inicial: você provavelmente não tem muita idéia do que quer fazer, e provavelmente quer ter um plano muito bem projetado. As melhores empresas não costumam começar brilhantes, executando tudo de maneira excelente.

Não, nem a Apple, Mac-fanboy.

Os exemplos colocados naquele post são excelentes. Meu favorito? A descrição do início do projeto de uma dupla que queria uma alternativa para pagamentos para pessoas com Palmtops. Consistia no seguinte: Você conectava dois Palmtops e o pagador registrava a conta e, assim que o Palmtop se conectasse à internet, ele mandaria um registro do débito na conta do pagador. em um servidor Algo assim. É o tipo de coisa que você pensa "que idéia de jerico!". A empresa dos dois hoje é conhecida como PayPal. Se eles estivessem esperando ter a idéia perfeita, ela nunca chegaria. Mas como eles se puseram a fazer alguma coisa, eventualmente ação e teoria se encontraram e o conceito do Paypal amadureceu.

E isso não é exceção: quantas vezes vocês não começaram algo com uma idéia e terminaram com algo BEM diferente? (o que nem sempre é algo bom, claro. A maioria dos meus desenhos é um exemplo disso – são lindos na minha mente, mas há um problema na conexão mente~papel… deve ser culpa do lápis!)

 

Resoluções de Ano Novo

Playing with blue fire É o último dia do ano – é hora de ver como foi o ano e o que você espera para o ano que vem, ver quais são suas resoluções para o ano novo. Como eu não ando com muita vontade de fazer retrospectivas, vamos pular direto para a parte de resoluções: vou começar – e continuar – mais projetos! Eu tenho algumas idéias para o blog, e espero colocá-las em prática, uma por uma. A primeira é fazer uma parte no rodapé para linkar meu Twitter, meu LinkedIn, meu Orkut enfim, deixar vocês fuçarem minha vida e verem como eu sou moderninha e descolada por fazer parte de tantas redes sociais inúteis atuais e relevantes. (Maldade: O LinkedIn é útil de verdade. Já o twitter e o orkut… 8D)(já adianto: nem tentem me adicionar no LinkedIn e no Orkut se eu não conheço vocês. Seriously).

As outras idéias são mais relevantes, mas eu ainda não quero falar sobre elas. Quando eu fizer algo, vocês vão ficar sabendo. 🙂

Mas eu pretendo ser cada vez ativa, e não me deixar levar por milhares de planejamentos. Fazer mais, me preocupar menos.

Eu não sou uma pessoa muito experiente, mas eu observo muito, leio muito – e tenho observado algumas constantes. Que grandes empreedimentos não são feitos de super idéias que surgem em relampejos de inspiração, mas de muito suor, do melhoramento contínuo. Que os "grandeś" não são grandes porque sempre tiveram excelentes idéias, mas porque sabiam que deveriam continuar – quando caiam no chão, se levantavam e diziam "oras, se isso não dá certo, vamos ver o que dá…" e iam tentar de novo. Muitos caem, pensam "eu sabia que ia dar errado mesmo…" e anos depois ficam se perguntando qual o segredo do sucesso dos grandes.

E se aquela dupla lá em cima tivesse parado ao perceber que o programa de PalmTop era uma idéia de jerico? Certamente não teriam aproveitado a boa idéia de criar um servidor para transações monetárias de alta confiabilidade e não seria a empresa grandiosa e que movimenta quantidades assombrosas de dinheiro a todo instante que é agora.

Querer ter o plano perfeito é mais uma maneira de sempre deixar aquele plano "para depois". Aquela firma que você vai abrir quando você tiver oportunidade, aquele livro que você vai escrever quando tiver tempo… tempo e oportunidade são criados, não encontrados por aí.

Eu não estou dizendo que você deveria agir como um "porraloca" e sair fazendo todos os planos mirabolantes que você tem. Não é abandonar seume & my camera, mirror self-portrait emprego seguro (e isso ainda existe?) para ter tempo de viajar o mundo e bater fotos para o seu livro revolucionário sobre o crescimento de mato ao redor do mundo. Você não vai fazer seu super plano mirabolante em um dia, ou em uma noite. Mas se o seu grande plano envolve criar um livro de fotografia, que tal começar comprando uma máquina fotográfica? Comece com uma amadora. Tire muitas fotos nas hortas vagas. Leia – seja na internet, livros, revistas – e pratique mais. De repente você tira as fotos do churrasco do aniversário de um amigo e alguém diz "cara, que fotos legais!" e de repente você consegue um bico para tirar umas fotos em uma festa de fim de ano da empresa, levanta uns trocados, compra uma máquina melhor…

Um passo de cada vez. Um tombo de cada vez. Uma lição de cada vez. Do alto dos meus 21 anos, eu tenho lido a respeito, convivido com profissionais das mais diversas áreas, e acho que aprendi algumas coisas. Não há "segredo" para o sucesso – o que as pessoas provavelmente não querem saber é que isso envolve muito esforço, dedicação. Envolve se levantar depois de um tombo. Envolve fazer um pouquinho a cada dia. Exige uma inconformação, um desatino, uma eterna não-satisfação: não importa onde você já chegou, sempre é possível ir além. Mas ir além é sempre perigoso.

Estou sempre inquieta, com mil coisas na cabeça. Isso me perturba, sempre me deixa um pouco incomodada. Mas eu sei que isso é necessário se eu quiser realizar meus planos, meus projetos – até mesmo meus sonhos. Se você também se sente inquieto, um consolo: isso é necessário para realizar grandes coisas. Fazer, levantar e levar adiante um projeto é algo estafante, cansativo, estressante, e só é possível fazer isso se você tiver a íntrinseca certeza de que precisa melhorar algo, se realmente estiver apaixonado pelo que faz.

Mas, um passo de cada vez.

Se o seu projeto envolve sites, registre um domínio, coloque uma mensagem de "soon". Essa mensagem ficará lá, lhe observando, inspirando-o a continuar e colocar algo depois daquela mensagem.

Se ele envolve fotografia, aprenda sobre fotografia. Importune aquele seu amigo que entende do assunto, tire fotos, faça bicos.

Se você quer ser webdesigner, registre seu domínio, comece um portfolio. Faça alguns para aprender, faça um para alguém da família. Fale com quem você conhece, fale que está começando, que gostaria de pegar algum projeto… numa dessa você descobre o vizinho do cunhado da sua prima que está precisando de um site

Você quer ser um gamedesigner, um desenvolvedor de jogos? Leia. Estude. Escreva o que você sabe. O Rodrigo Flausino é um exemplo de alguém que hoje sabe muito sobre o assunto e provavelmente não começou sendo tão "pop".

E você? Qual sua resolução de ano novo? Qual o projeto que você está sempre adiando? Que tal levá-lo adiante em 2009?

 

 

 

Responses

  1. É… Projetos eu tenho um monte, só falta grana para realizá-los! 😉

    aeuhaeuhauehuaeuhauhau

  2. Valeu pela referência! Ah, o teu post ganhou um um filho no GamedevBR (heheheheh)

  3. Mais um lindo post. Muito inspirador. Obrigado!

    E felicidades em 2009! x)

  4. Vixe eu penso tanta coisa e não faço nada… hehehe.
    Mas eu sei que um dia vai sair alguma coisa xD

  5. Putz, que viagem…. Te achei no twitter… Busquei o blog pela parte de automação… Mas realmente procuro o blog numa área específica e não encontro algo que me atenda direito. O projeto é um blog sobre energia alternativa com foco em eólica. Sou analista de sistemas e a propósito prefiro o Hardware do que o software, acho que por isso peno no linux… Talvez depois possa me ajudar com algo… O domínio e a hospedagem já estão prontos… rsrs

  6. Super inspirado seu post, Cindy!! ^^

    Sabe que eu tinha bem essa mania de ter muitas idéias, várias listas de projetos para serem colocados em prática “um dia”, rascunhos, anotações… mas nunca colocava nada em prática – mestra em procrastinação. Até que um dia, de repente, decidi que aquilo era um atraso de vida, sentia que nada acontecia e percebi que não acontecia justamente porque eu não fazia acontecer… e comecei a trabalhar esses projetos, colocá-los para funcionar… bem como você disse, um passo de cada vez e as coisas começaram a acontecer.

    Agora meu problema é outro: levá-los para frente! Hahahahahah!

    Como eu disse há alguns dias no meu blog, não adianta começar um monte de coisa e deixar tudo pela metade, né? Chato é que é tão boa a sensação de conseguir botar para funcionar aquelas vontades antigas que dá vontade de me dedicar a todas aquelas ideias que ainda estão no papel… infelizmente não há tempo para tudo o que queremos. Eu vou me concentrar primeiro nos meus projetos em andamento!

    Boa sorte para nós e nossos projetos! =D

    Beijos, moça!


Deixe um comentário

Categorias

