Publicado por: miwi | fevereiro 25, 2009

Músicas Gratuitas Que Você Deveria Ouvir

 

Em um mundo repleto de tentativas de fazer você gastar seus últimos centavos em álbuns que você vai ouvir uma única vez na vida, algumas pessoas acabaram repensando e decidiram optar por uma maneira diferente: alguns resolveram lançar suas músicas (ou algumas delas) sob licenças livres (como Creative Commons), ou simplesmente disponilizaram algumas músicas de seus álbuns para download gratuito em seus sites.

É uma tendência que eu adoraria ver crescer, já que aumenta as chances de você conhecer um trabalho diferente e gostar sem precisar se preocupar em vasculhar alguma rede P2P atrás de músicas daquela banda.

Porém, como em muitos casos essas bandas não são tão famosas (com exceção do Nine Inch Nails, que lançou seu último álbum para download gratuito em seu site e ainda incentiva seus fãs a remixarem, distribuírem, darem de presente para seus amigos, etc), eles dependem também de divulgação de seus fãs para que novas pessoasa ouçam seus trabalhos.

Com esse espiríto, eu resolvi fazer uma seleção de algumas músicas que eu conheci e que gostei e que gostaria que vocês conhecessem também.

Indicação Número 1 – Steampunk Style: Abney Park

VCorsete - HMS Opheliaou começar indicando meu novo "xodó", que eu conheci graças a um conhecido que é fã do movimento "steampunk". Se você nunca ouviu esse termo antes você obviamente não é nerd o suficiente, ele explora um "mundo alternativo" no qual o mundo é movido a vapor (steam) e temos uma fusão de "era vitoriana" com "futuro pós-apocaliptico". Algo com muitas engrenagens, piratas em grandes zepelins, e um misto de roupas vitorianas com tecnologias que parecem do nosso tempo. A banda se chama Abney Park, e tem como tema "piratas aéreos", vestindo-se como tais.

Eles disponibilizam algumas músicas em seu "vault", e você pode comprar os álbuns (cada um por 15 dólares) ou comprar acesso ao vault completo por 45 dólares, dando direito a baixar tudo o que está no vault de graça durante dois meses ( e a renovação por mais dois meses custa 10 dólares). Eles também disponibilizam camisetas e acessórios SteamPunk em seu "market", incluindo um corsete MARAVILHOSO que eu certamente compraria se não fosse tão caro.

Eu recomendo com FERVOR a música Airship Pirate. Assim como Sleep Isabella e The Secret Life of Doctor Calgori. Ou seja, as músicas do CD mais recente. Não que as outras músicas não sejam excelentes também, claro. Baixe-as todas. É de graça mesmo!

O som mistura um som meio "industrial", com ar realmente steampunk, com um vocal masculino maravilhoso, grave, e com a ajuda de backing vocals agudos e ligeiramente… "místicos"?

É o tipo de coisa que você consegue imaginar que piratas aéreos cantariam, com sons de engrenagens e um vocal que parece um comandante de um zepelin pirata.

Indicação Número 2: Metal style: Nanowar

Other Bands Play, Nanowar Gay!Essa banca faz o maior sucesso quando você vai ouvir com seus amigos que entendem inglês e curtem metal. Paródia pura. Você pode conferir o álbum "Other Bands Play, NanowaR Gay!" aqui, no Jamendo. A paródia começa já no nome, já que Nanowar of Steel faz referência tanto a Manowar quanto a Rhapsody of Fire.

A melhor música do álbum, para mim, é a Metal-la-la-la, com sua letra sobre um "tr00 metal" que estava em sua "torre do metal" tomando banho e que de repente começa a cantar "Metal! La-la-la!". Outra clássica é a "King", que narra coisas como uma viagem ao McDonald’s para comprar um McLanche Feliz e que canta sobre o rei das montanhas, do McLanche Feliz, da maionese, do ketchup, dos oceanos…

E não é interessante ouvir a banda apenas por causa das letras, mas as melodias também são excelentes. É um metal de qualidade, que satiriza outras bandas com estilo.

Infelizmente, o único álbum deles que se encontra sob uma licença Creative Commons é esse, ao menos é o único disponível no Jamendo. Mas é mais do que o suficiente para colocar no carro e cantar com seus amigos. E não é exagero quando eu digo que meus amigos estão viciados nessas músicas! Quando vou dar carona para alguns deles, eles mal entram no carro e já pedem "Cindy, coloca a Metal-la-la-la!". E lá vamos nós cantando feito tr00 metals alegres…

Indicação Número 3 – Soundtrack Style: Roger Subirana

Roger Subirana - Point of no ReturnEu fiquei imaginando qual seria o estilo do Roger Subirana, mas acabei colocando o que o álbum dele me lembra: um CD de trilha sonora de um filme nunca feito. São músicas de estilo épico, instrumental, cantadas em uma língua inventada. É o tipo de música que eu imaginaria em um álbum d’O Senhor Dos Anéis, por exemplo.

O álbum que eu baixei no Jamendo é este, o Point of No Return. São músicas bastante instrumentais, com vozes masculinas e femininas usadas não para transmitir uma mensagem em palavras, mas para aumentar o efeito melódico das músicas. É fácil fechar os olhos e imaginar cenas de um filme com criaturas mágicas correndo por florestas, batalhas e histórias de amor.

A minha trilha favorita é a Thryst, seguida de perto por Silent Tears. As tags que o artista incluiu no álbum são: instrumental, newage, soundtrack, piano, postrock, classical e ambient.

Em seu site oficial você pode conferir a biografia do Roger Subirana e descobrir que ele é espanhol, auto-didata e que uma grande marca de suas músicas é, justamente, sua língua fonética inventada.

 

 

Bom, por hoje vou deixar essas três indicações. Se vocês gostarem, eu faço mais posts como esse 🙂

Responses

  1. Faz tempo que não ouço nada de novo… Mas meu gosto na música é bastante eclético, eu ouço qualquer coisa que esteja tocando sem problemas hehehe.

    Desses aí que você indicou o que mais gostei foi o último aí^^

  2. Nanowar é muito legal, ouvi pela recomendação do Falcon e realmente as sátiras são muito engraçadas. Gosto bastante do Intrue e Outrue… muito hilário uma música cuja letra são os metais da tabela periódica.

  3. Estou carregando as músicas dos artistas… O único que já conhecia é o Nanowar, que é excelente! Aliás o Flausino até achou que eu tinha errado o nome do Manowar quando postei que estava ouvindo essa banda haha!
    O finalzinho da Metal-la-la é a melhor, o italiano falando 'menino!' e o som das palmadas… até consigo visualizar a cena! Mas os triciclos de ferro (din din the bell rings) ainda são mais legais pra mim hehe! Ótimo post!

  4. preciso ouvir essa música xD metais da tabela periódica são legais xD

  5. Ah! Esqueci, ia te falar de uma banda que eu curto pra caramba de tão engraçada que achei. Los Parraleños, da Argentina (http://parralenos.com.ar). No site oficial deles você pode baixar as músicas em mp3. Depois me fala o que achou!

  6. A lendaria miwi que estou a 3 dias e algumas horas correndo atraz, por favor me responda, eu amei seus tutoriais de compras internacionais *_*, não postei la pq penso q ja faz mto tempo etc >_>

    enfim, queria saber se vc recomenda alguma loja internacional para comprar wii, os preçois no brasil estão absurdos, a maioria das lojas q eu acho não enviam pro brasil 😦

  7. Lendária? Assim eu fico convencida :p
    Rapaz, seguinte,eu acho pouco negócio comprar wii no exterior. O frete é caro, é mta chance de ser taxado, se der problema vc fica a ver navios…
    Para consoles, eu sou mais comprar por aqui mesmo. Você conhece o forum “Ovelha Inflável”? A seção de classificados deles é enorme, tem vendedor com tópicos gigantes por lá. Vê se o preço do Wii lá está mais aceitável.

  8. OBRIGADO mto obrigado *_*, terei meu wii em breve eu espero, so vou esperar me mudar da cidade que estou, antes de fazer o pedido, ou averiguar os preços

    obs: eu nao sabia que você era aquela moça bonita da foto, pensei que eram pessoas diferentes (._.')
    desculpe minha noobice.

    seu blog ta add nos meus favoritos, o/

  9. CARACA! Que corsete ducaralho! O_O

    Steampunk é muito foda! Já to baixando as músicas da banda! 8D~

  10. Olá Cindy (ou é melhor dizer miwi?)

    Whoa, legal “bagaramba”! Arrasou no blog e no post (sim, eu curto coisas alternativas também, incluindo jogos de caras como Derk Yu). Bem, é meu primeiro modesto comment aqui, mas… é, tá de parabéns mesmo. Pena que eu não conheci o seu blog um ano atrás, suas ideias são bastantes inspiradoras para mim, que odeia coisas comuns, normais, prontas e padrões. Bem, não quero entrar muito em detalhes, já que vou ter oportunidade de ir comentando o que for aparecendo. (sim, eu li todos os posts de game design num dia só, e sim também, estou tentando melhorar nisso!)

    Parabéns, acabou de ganhar um leitor fiel! Poste de vez enquando comentando como vão as coisas por aí!!

    Rafael Sol Maker


Deixe um comentário

Categorias

