Publicado por: miwi | janeiro 18, 2009

Como Você Lida com Conhecimento?

Você se lembra do último livro que você leu? Quais partes dele mais te marcaram? E o último filme? Foi marcante? Ele tinha bons diálogos? Você ainda se lembra da sua cena favorita?

Você adora jogar RPGs, mas vem o final do semestre, você fica um mês sem jogar e quando liga o videogame e aparece a abertura do jogo, você se pergunta "O que eu tenho de salvar mesmo…?"?

Se você trabalha em uma empresa e resolve ir para outra, o conhecimento que você adquiriu é mantido na antiga empresa? Ou o seu substituto terá de passar pelo mesmo caminho das pedras que você?

Você acordou precisando de um programa. Você não sabe, mas do outro lado do mundo, alguém fez um programa que era exatamente o que você precisava – mas como você irá encontrar esse programa no vasto mundo das informações?

Dizem que conhecimento vale ouro. Isso não é verdade. CONHECIMENTO, SOZINHO, NÃO VALE NADA.

De nada adianta termos livros que nunca serão lidos em nossas prateleiras, de nada adianta sabermos todos os afluentes do rio Amazonas se não formos utilizar esse conhecimento. Conhecimento é potencial, e é por isso que nós guardamos conhecimento, mesmo quando não temos certeza de quando teremos a oportunidade de usá-lo: porque ele pode ser necessário. Pode fazer a diferença.

Nós somos inundCada umados por informações todos os dias, nossos cérebros tem de lidar com um volume de conhecimento das mais diversas áreas muito superior ao que nossos antepassados tiveram de lidar.

Ainda assim, nossas ferramentas para organizar e nos ajudar a lembrar dessas informações ainda são precárias – e as ferramentas mais avançadas ainda não são de conhecimento geral.

Temos tags, categorias, "marcar com estrela", mas ainda empilhamos nossos e-mails como quem tem de separar uma pilha de cartas, jogando contas em um lado, cartas pessoais em outro.

Meu blog é minha gestão de conhecimento, ou ao menos parte dela – aqui eu registro parte dos meus conhecimentos, ao ponto de eu já ter usado meu próprio blog como fonte de pesquisada; meses depois de escrever um post eu voltava a ele, tendo me esquecido de certas coisas.

 Gestão de conhecimento é a minha nova paixão, e eu pretendo escrever alguns artigos sobre o assunto por aqui, mas primeiro eu preciso saber: como vocês lidam com isso? O que é gestão de conhecimento para vocês? Como ela faz parte do seu dia-a-dia?

Você já parou para pensar em como isso é importante? Ou simplesmente vai "levando", sem parar e pensar que existem maneiras melhores de lidar com o conhecimento?

Lidamos com conhecimento o tempo TODO – quando lemos um jornal para sabermos das últimas notícias, quando aprendemos algo importante para nosso emprego, quando temos de decidir sobre uma compra que iremos realizar… sendo assim, não é incrível que pensemos tão pouco sobre o assunto?

Antes de comprar algo, como um eletrodoméstico, um gadget, um livro, um filme, você pesquisa sobre ele? Pergunta para um amigo, pesquisa na internet, lê em revistas/jornais? E antes de comprar em uma loja, você verifica como anda a opinião de seus clientes? Antes de comprar um carro, você pergunta para algum conhecido sobre os problemas mais comuns, o consumo de combustível, etc?

Gestão de conhecimento não é apenas armazenar conhecimento, mas sim saber COMO lidar com esse conhecimento – não é necessário saber tudo, mas é relevante saber QUEM sabe sobre aquilo, ou ONDE se encontra esse tipo de informação.

Quando você faz uma burrada na sua vida, você não deveria ter um registro que lhe servisse como "guia" caso você passasse pela mesma situação novamente?

Quando você resolve um "pepino" no seu trabalho, não seria interessante deixar algo para que seus colegas de trabalho não venham a se debater com o mesmo problema no futuro?

Nós AMAMOS o conhecimento, nós adoramos nos comunicar, então porque tão poucos de nós perdemos algum tempo pensando em como cuidar desse conhecimento e dessa comunicação com um pouco mais de carinho? Não é como se tivessemos poucos problemas devido à falta de cuidados com isso…

…e você, já parou para pensar nisso?


Respostas

  1. Como Você Lida com Conhecimento?…

    Nós somos invadidos por milhares de informações todos os dias, temos de lidar com as mais diversas áreas de conhecimento. Você já parou para pensar em como trabalhar melhor com seu conhecimento? Em como fazer esse oceano de informações trabalha…

  2. Seu blog é muito interessante, parabéns. Descobri faz pouco tempo mas já li vários posts legais.
    Pertinente a este artigo especificamente, uma coisa que me deixa louco é que eu não sei direito como filtrar a informação que chega a mim todo dia. Tem coisa demais, e o pior, é muita coisa boa! Ler é bom e tal, mas é uma atividade essencialmente de consumo (parece que tudo se divide em 'consumir' vs 'produzir'). Eu queria produzir mais na vida, e acho que parte dessa meta poderia ser alcançada filtrando melhor a informação e limitando um pouco o consumo. Perdoe se não fizer sentido, escrevi isso de uma tacada só e não vou revisar, haha

  3. Sou o senhor Vai-Levando. Me incomoda, mas sou indisciplinado ao extremo.

  4. é, eu já pensei sobre o assunto. As vezes até tento dar um organizada em tudo que acontece comigo, mas nunca passa de uma semana e eu já cansei, fico com preguiça, ou o trabalho aumenta e deixo de lado.
    O mundo anda muito agitado e as pessoas acham absurdo perderem tempo para se organizar, mas é tão obvio que fazendo isso, tudo fluirá mais rápido no futuro…
    as vezes tenho vergonha de mim mesmo ahuauha

  5. É complicado organizar informações, meus favoritos tem tanta informação que já criei várias sub da sub categorias pra organiza-los e as mais importantes sempre acabo postando no meu blog pro pessoal também encontrar o caminho das pedras.

    Inclusive o jogo que estou desenvolvendo posto vários dos links de onde e como aprendi.

    Agente tem que difundir o máximo de conhecimento, porém tenho muita vontade de instruir a galera com tutoriais, mas é muito dificil de consilhar o tempo meu que sobra entre o desenvolvimento e lecionamento, acabo dando prioridade para o desenvolvimento.

    Mas é isso, foi bom essa sua chamada para eu pensar melhor sobre o assunto.

    Abraço

    Abraço

  6. Uia por incrível que pareça eu consegui lembrar do filme , do livro e do RPG, omg! Isso é raríssimo… Eu sofro de perda de memória recente xD

    Gostei do modo como você abordou o assunto, bom se tem uma coisa que aprendi no estágio e na faculdade é que, as vezes você pode não ter conhecimento em algo, mas tem que saber quem é que o tem… OU seja, contato é tudo hahaha. É só ver pelos gerentes, os caras não sabem tudo, porém tem que saber quem da equipe ele precisa quando for discutir tal assunto, e é assim que funciona…

    Uma ferramenta que as empresas buscam utilizar para tentar “gerenciar” os conhecimentos de seus funcionários e evitar que erros se repitam são as tais “Lições Aprendidas”, as empresas precisam de alguma forma tentar reter o conhecimento de seus funcionários, lembro de um slide sobre Gestão de Conhecimento e Lições Aprendidas que fiz no meu estágio, que falava que o conhecimento era como a ponta de um icerberg… Era assim:
    – A taxa de retenção de conteúdo e de conhecimento é apenas uma pequena fração do necessário.
    – O volume de conteúdo do conhecimento está crescendo mais de 200% ao ano.
    – 80% de todo o conhecimento das empresas está na cabeça das pessoas.
    – Dos 20 % restantes, 80 % está armazenado de maneira desestruturada.

    E o intuito das Lições Aprendidas é justamente isso, tentar organizar essas informações, fazer registro de experiências para que outras pessoas tenham acesso e não cometam o mesmo erro.
    Eu fazia parte da equipe de suporte na área de Gerenciamento de Projetos e infelizmente percebi que muitas pessoas relutam com este tipo de prática, principalmente os mais antigos… Falam que não passa de besteira, que sempre fizerem o trabalho sem isso, por que fazer agora e vemos que vários projetos erram pelo mesmo motivo…

    Acho a área de gestão de conhecimento bem interessante e que precisa ser mais utlizada nas empresas, muitos projuízos poderiam ser evitados, porém existe um único problema: as pessoas….

    Oxe falei demais já hehehe, é que lendo teu texto me lembrei da época de estágio, desculpa se o comentário ficou grande.

  7. O ser humano é bombardeado por milhões de informaçõe diariamente. Pouca gente percebe, mas noso cérebro é o maior HD já inventado


Deixe um comentário

Categorias