Publicado por: miwi | abril 2, 2008

A brincadeira de primeiro de abril da Blizzard: Sacadas geniais ou piada de mal gosto?

OK, a menos que você tenha se escondido em uma caverna ontem (ou simplesmente tenha uma vida e não tenha entrado na internet ontem e boa parte do dia hoje, mas isso é improvável), você viu as brincadeiras de abril da Blizzard. Mesmo que você nem a conhecesse direito ou fosse fã de seus jogos, depois do décimo blog e centésimo post de forum falando a respeito disso, você resolveu ver do que diabos estavam falando.

Mas, caso você não tenha visto:

Classe Bardo, Word of Warcraft + Guitar Hero

Classe Tauren, Starcraft 3

World of Warcraft: Molten Core, para consoles

E Uma Piñata de Diablo

Algumas pessoas (como eu) ADORARAM as brincadeiras, especialmente porque elas foram algumas das mais interessantes do dia de ontem. Mas, como eu acabei descobrindo ao ler este post do BloGeek, algumas pessoas não gostaram muito da idéia, especialmente porque eles gostariam de estar chicoteando o pessoal da Blizzard para que eles lançassem seus jogos favoritos mais rápido e não gostarem da idéia deles perdendo tempo fazendo uma brincadeira tão elaborada.

Mas, eu não vejo isso como tempo perdido em desenvolvimento. Isso é, pelo contrário, uma estratégia muito bem elaborada de marketing.

Quantos eles não gastariam para fazer uma propaganda que se espalhasse para tantas pessoas? Estava no Digg, em fóruns, em blogs… em TODO lugar. Acho que o gasto deles com essas brincadeiras foi pequeno diante da repercussão que eles tiveram.

E eles CERTAMENTE se divertiram bem mais fazendo essas brincadeiras do que se divertiriam fazendo uma propaganda mais “convencional”.

E eu prefiro que eles gastem parte dos recursos de marketing fazendo algo que me faça rir (e, Deus, como eu ri com Molten Core…) do que fazendo uma propaganda bonita cheia de efeitos especiais. Sério.

O dia passou, e olha quanta gente está falando da Blizzard e seus jogos mais famosos.

Para mim, os caras são geniais. É marketing viral que nem parece marketing viral, o que quer dizer que os caras fizeram direito.


Respostas

  1. Nossa, me perdoa.

    Era vc então que tinha comentando no blogeek, eu te chamei de cara u.u

    Sorry ^^”

    E ja falei por la, foi realmente uma ótima publicidade .

  2. Como se a equipe de marketing programasse os jogos. Não que tenha que adorar a história toda mas, o argumento não é válido.

    Eu achei muito bacana também. É como easter eggs. 🙂

  3. marketing viral dos melhores!

    Sem contar que bobeiras assim são ótimas pra melhorar a criatividade e desestressar a galera x]

  4. […] esse anúncio faz parte de todo o plano malígno de 1º de abril da Blizzard, que aliás, detonou nesse ano. A idéia nessa brincadeira era anunciar o lançamento de uma versão de WoW para Atari. Ela se […]

  5. Acho totalmente válidas essas brincadeiras, como você bem apontou no fundo elas não passam de marketing, afinal mesmo sendo pro 1º de abril muitas estão repercutindo até hoje.

  6. […] deveria fazer isso. Pode até citar uma matéria falando das mentiras de alguma empresa (como a Blizzard), mas nunca mandar uma mentira qualquer. Já um blog a situação muda: como são opiniões, ser […]


Deixe um comentário

Categorias